AMBIÇÃO NA MEDIDA CERTA PODE AJUDAR A TURBINAR A CARREIRA
Especialistas sugerem que é necessário manter objetivos definidos e buscar metas que ultrapassem o ambiente do trabalho para integrar a vida pessoal

Ambição. Provavelmente você já escutou algo sobre essa palavra. Em uma simples pesquisa na internet, a característica é resumida como ”coragem, força e desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias”. A empresária e CEO da Cortes e Companhia, Egnalda Cortes, de 49 anos, vai mais longe. Ela a considera uma “tecnologia de liberdade”, uma espécie de instrumentalização para alcance de objetivos. Afinal, a ambição pode favorecer o crescimento da carreira e de outros aspectos do âmbito pessoal? Especialistas indicam que é possível, sim. O diferencial está em como a direcionamos e em que lugar a colocamos na vida.
Egnalda dedicou 22 anos de sua trajetória atuando em grandes corporações. Durante o percurso, encarou situações que a fizeram enxergar a ambição como uma ferramenta positiva para o clima organizacional. A escolha das metas de forma estratégica foi um dos faróis para alcançar o equilíbrio.
“Eu sabia o que eu queria: prosperidade, pluralidade. Para alcançar o propósito, ela costumava incentivar colegas de trabalho a praticar a colaboração no cotidiano. “Não tem sucesso, não tem ambição, se o coletivo não existe. Quando você cresce, outros vão crescendo junto”, defende a empresária. “Se esse lugar é muito individualizado pode dar certo, a longo prazo pode trazer algumas dores.”
Seguindo essa linha, a ambição para além do trabalho pode até ser mais saudável, afirma a psicóloga e consultora de RH Eymi Rocha. Isso porque investir na competência somente para a carreira tem o potencial de desencadear sinais de frustração, explica.
”A ambição fora do trabalho ajuda a alinhar as demandas e entender qual o momento de acelerar mais ou de puxar o freio”, diz. Por exemplo, uma pessoa que planeja metas ambiciosas apenas em busca de aumento salarial, promoção e outras questões de responsabilidade da empresa, está mais sujeita ao esgotamento. “É preciso entender que o trabalho é um meio para atingir o que precisa, e não o fim”, recomenda.
Depender de um fator único para contemplar o status de felicidade é perigoso. A demissão silenciosa, por exemplo, ganhou visibilidade na pandemia com o trabalho remoto. A ambição funciona como dispositivo motivador, diz Eymi. Por isso, o desempenho mínimo no trabalho pode estar relacionado com a renúncia à competência.
” A total falta de ambição pode ser maléfica porque tende a estagnar. Por outro lado, o excesso oferece danos porque é uma pessoa que vai querer tudo a qualquer custo”, analisa. O caminho é descartar exageros e radicalismos.
MULHERES AMBICIOSAS
Mesmo que o número de mulheres ocupando cargos de liderança tenha aumentado nos últimos anos, essas profissionais encaram mais desafios do que o sexo oposto.
Afalta de ambição explicita é um dos fatores para não se reconhecerem em posição de líder, o que inclui o medo de dizer que almeja determinado cargo e o temor por falhar e não conseguir.
”A ambição feminina existe. Porém, vive em uma espécie de purgatório. Muitas de nós temos, mas poucas admitimos carregá-la conosco”, provoca a CEO e diretora criativa da Obvious, Marcela Cerlbelli durante a abertura do evento “Mulheres e Ambição”, idealizado pela plataforma em 2022.
Uma consideração sobre “GESTÃO E CARREIRA”
Os comentários estão encerrados.