GESTÃO E CARREIRA

ESPECIALISTAS VEEM MERCADO PARA MULHERES 50+

Potencial de consumo de produtos e serviços por esse público ainda é pouco explorado pelas marcas no País

Só não vê quem não quer: a população brasileira está envelhecendo. Hoje, mais de 54 milhões de pessoas já passaram dos 50 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres representam 13,7%, ultrapassando 29 milhões de pessoas. O mercado, porém, ainda não entendeu o potencial de consumo desse grupo nem está preparado para atendê-lo.

As mulheres 50+ estão longe de querer ficar sentadas na varanda. Elas querem se manter ativas, profissional, social e sexualmente, então precisam de produtos e soluções que as auxiliem nessa jornada e compreendam as mudanças que chegam com o avanço da idade. Enquanto nos Estados Unidos e na Europa os negócios voltados ao bem-estar e à saúde sexual desse público já proliferam, a oferta ainda é tímida no Brasil. Autora de Etarismo – Um novo nome para um velho preconceito, a psicóloga e consultora de diversidade etária em empresas Fran Winandy afirma que o problema está diretamente relacionado à invisibilidade dessa mulher na sociedade.

“Mulheres mais velhas são consideradas assexuadas. A indústria da moda já não se interessa por elas, os homens também não”, afirma. Isso explica a necessidade que muitas sentem de esconder a própria idade, como se tivessem controle sobre o fluxo do tempo. Nadando contra a corrente, a mulher 50+ de hoje está mais empoderada e confiante, sem paciência para estagnação, diz a especialista. “Ela começa a ficar incomodada com o comodismo do parceiro, se separa. Surge uma demanda muito grande por brinquedos sexuais e por serviços e apps mais nichados”, observa.

‘DIÁLOGO’

Trabalhando com economia prateada há oito anos, a empreendedora Bete Marin é especializada em campanhas de marketing digital para empresas que querem falar com esse público. Ela diz que os profissionais de marketing já entenderam a importância da consumidora 50+ para os negócios, mas é necessário fazer uma aproximação maior.

“Precisa aprofundar o diálogo para conhecer, porque a gente parte do princípio de que é um grupo homogêneo, quando, na verdade, é diverso. Tem de entender quais são os porcentuais e perfis dentro da diversidade dessa consumidora”, defende. Ela diz que os setores de moda e de vestuário têm grandes possibilidades de lucrar com as mulheres maduras ao mesmo tempo que é o número um em reclamações. “O corpo sofre transformações com a menopausa. Todas querem acompanhar tendências, mas, em vez de se adaptar às consumidoras, o mercado fica impondo o padrão estético dos 20 anos”, destaca.

No comando da Feel, fusão das femtechs Feel e Lilit, as empreendedoras Marina Ratton e Marília Ponte se surpreenderam com a composição da clientela no início das vendas. A marca desenvolve lubrificantes naturais e um vibrador, e elas acreditavam que o público consumidor seria mais jovem. Porém, as demandas vieram em massa de mulheres com mais de 40 anos.

“São mulheres que estão passando por mudanças profundas, como a retomada do corpo após ter filhos, e há uma demanda latente por bem-estar sexual”, diz Marina. Segundo ela, as soluções naturais para a intimidade feminina ainda são raras, apesar de vivermos o auge desses produtos no mercado. “Tem um viés de gênero que esbarra na indústria, que não está olhando para essas mulheres como nicho. Além disso, o Brasil é um país conservador. Precisamos fomentar e educar para poder vender”, ressalta.

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: