OUTROS OLHARES

CROCÂNCIA MILAGROSA

Air Fryers ganham as cozinhas e as redes sociais em perfis que servem memes e receitas inusitadas, de churrasco a pudim

Rafael Brandão lembra-se bem de quando testemunhou um milagre, cinco anos atrás. Naquele dia, o empresário e a mulher, a hoteleira Náhiman Souza, sequer sabiam onde ficavam os pacotes de batatas congeladas no supermercado. “Não fazíamos fritura em casa”, conta o curitibano, sobre o primeiro produto preparado na “fritadeira sem óleo” arrematada por R$ 100 no bota-fora de um amigo. “Ficamos impressionados e viramos os novos convertidos na religião da air fryer.”

Vieram, então, os salgadinhos de grão-de-bico, os petiscos de macarrão temperados com lemon pepper e o início da pregação. Em pouco tempo, Rafael converteu a mãe e a sogra para a seita e hoje prega a palavra de um dos eletrodomésticos mais desejados do Brasil para mais de 7 mil fiéis pelo perfil @TestemunhaAF, no Twitter. O primeiro versículo? “Pré-aqueça a sua air fryer”.

O maior pecado? “Usar e não lavar.” O milagre mais impressionante? “Fizemos um petit gateau delicioso.”

Projetada em 2005 por um holandês, a máquina caiu no gosto dos brasileiros desde que aportou por aqui em 2011. Virou vedete nas redes, em perfis que ensinam receitas e truques. Basta jogar o nome do eletrodoméstico na busca do Instagram para que os algoritmos comecem a servir um banquete de preparações inusitadas — de churrasco a pudim.

Você também vai encontrar memes, versões em brinquedo e fotos de pessoas como a carioca Elaine Santos que, de tão devota, tatuou uma imagem do produto no antebraço. “Amo fazer pão de queijo e carne temperada sem correr o risco de queimá-los, já que ela desliga sozinha”, diz a moça, que reivindica o lugar de pioneira na tatuagem de air fryer. “Depois que viralizou, apareceram outras.”

Mas essa máquina promissora nem sempre foi acessível. Trazido ao país pela Philips Walita, o eletrodoméstico era vendido pela TV e deixava o público incrédulo com coxinhas e bolinhos suculentos feitos sem imersão no óleo. Para sentir a crocrância daquelas receitas, porém, era preciso desembolsar cerca de R$ 2 mil. Foi só alguns anos depois que outros fabricantes criaram modelos similares e mais gente passou a comprá-lo.

A Shopee, por exemplo, registrou um aumento de 342% nas buscas pelo item em janeiro deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022. Pesquisas mencionadas pela Philips Walita indicam que os brasileiros compram 7 milhões de unidades do aparelho por ano.

Mas, afinal, o que a air fryer tem? Professora e pesquisadora de publicidade e consumo da Universidade Federal do Espírito Santo, Lívia Souza afirma que três elementos ajudam a resolvera equação. O primeiro deles é o fator saúde, que faz da promessa de uma fritura sem óleo naturalmente atraente. Em seguida, vieram a pandemia e a legião de cozinheiros de primeira viagem, fazendo com que produtos facilitadores ganhassem ainda mais atenção.

Por fim, há os likes: “A air fryer permite a preparação de pratos que saem bem na foto, com aparência crocante”.

O chef Pepo Figueiredo, do Clan BBQ, reconhece que, embora o utensílio seja bastante semelhante ao forno, tem vantagens por conta da convecção (ventilação do ar quente em seu interior). “Os principais usos, na minha opinião, são para a caramelização de alguns legumes e, às vezes, carne, principalmente, a suína”, lista, sem considerá-lo, ainda assim, indispensável na cozinha.

Elaine, enquanto isso, segue convicta dos milagres. Ela só lamenta que, mesmo com uma propaganda ambulante sobre a pele, nenhuma marca tenha lhe presenteado com um modelo mais poderoso do que o seu, simplesinho, pago em suadas prestações. “Tem umas gigantes que são o meu sonho de consumo. Faria tantas coisas ali”, planeja. Neste quesito, as marcas não estão para a brincadeira.

A Philips Walita tem uma linha capaz de se conectar à Alexa, o dispositivo de inteligência artificial da Amazon, e pode ser acionada remotamente. Se você está se perguntando qual a utilidade prática disso, o gerente de marketing da marca, Caleb Bordi, afirma que utiliza o recurso com frequência. “Ao sair de casa, deixo uma marmita congelada dentro da air fryer e, no caminho de volta, abro o aplicativo para ligá-la. Caso pegue um trânsito, é só acionar a função ‘manter aquecido’. Quando chego, a comida está pronta.”

Para quem esperava carros voadores para 2023, ainda não foi dessa vez.

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: