A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

COMPULSÃO ALIMENTAR

Segundo a OMS, Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) afeta 4,7% da população brasileira

Comer compulsivamente e pensar em comida o tempo todo são sintomas do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAPJ – problema que afeta 4,7% da população brasileira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O distúrbio, que atinge especialmente mulheres jovens, é caracterizado por uma necessidade incontrolável de consumir uma grande quantidade de alimentos em um curto espaço de tempo. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Além disso, o problema pode ser associado ao hábito de comer escondido, mesmo quando há ausência de fome, ou comer excessivamente e sentir culpa após a alimentação.

Sérgio Pistarino, médico especialista em compulsão alimentar, da Clínica High Five Health, em Sorocaba explica que geralmente as pessoas confundem o termo “gula”  com compulsão. “‘Pode acontecer de, em alguns momentos, existirem exageros alimentares de forma descontrolada, mas que por si só não apresentam um diagnóstico. É comum exagerar em ocasiões especiais, como uma noite de churrasco ou de pizza com amigos, porém são situações pontuais”, destaca.

Segundo o médico, geralmente os quadros de transtornos compulsivos estão relacionados à repercussão emocional e acabam tendo a comida como válvula de escape.

“Para ser caracterizado como compulsão, tem que ter uma frequência de três a quatro episódios por mês. Isso pode acontecer em um estado de ansiedade, depressão, ou síndrome de burnout”, diz.

“O diagnóstico é feito por um médico especialista, pois cada paciente tem um perfil e uma rotina diferente.”

As estratégias alimentares são um complemento e os tratamentos devem ser analisados por uma equipe médica multidisciplinar, com a colaboração de psiquiatras, psicólogos e nutricionistas”, explica.

SINTOMAS

QUANTIDADE DE COMIDA

Observe a quantidade de comida que você coloca no prato

DESCONTROLE

Observe o que você está comendo e avalie se tem uma briga interna com o que deve ou não comer.

CULPA

Observe se existe sentimento de culpa por comer de forma exagerada

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: