ESTAR BEM

COMO USAR O ELÁSTICO PARA FORTALECER OS MÚSCULOS

Antes restrito a tratamentos de reabilitação, acessório se popularizou nas casas e academias depois da pandemia

Ele chegou para revolucionar o uso de pesos e, sem pedir permissão, se infiltrou em academias e diferentes tipos de treinos. Trata-se do elástico, um acessório simples, mas que promete diversos benefícios.

Nos últimos tempos, passou a ganhar cada vez mais seguidores: de atletas profissionais a pessoas que precisam se reabilitar de uma lesão. É comum ver jogadores, como o atacante argentino Lionel Messi, se exercitarem com um elástico durante os treinos, fazerem agachamentos ou colocá-los na cintura para correr enquanto o treinador o segura por trás.

O produto é simples, mas versátil, sendo empregado em exercícios variados, com o objetivo de se tirar o máximo proveito, independentemente do nível de treinamento que você tenha. Por meio do uso dos elásticos, propõe-se uma prática intensa e eficaz.

“Cada músculo do corpo é trabalhado de forma localizada e em uma única sessão através de um processo de resistência gradual e progressiva a partir do próprio peso corporal”, diz o personal trainer argentino Francisco Piperatta.

Esse elemento elástico possui diferentes intensidades e espessuras: macio, intermediário e forte, o que lhe permite esticar mais ou menos, de acordo com a necessidade de esforço de cada pessoa, mas com a vantagem de que, ao não levantar carga extra, o corpo fica protegido de possíveis lesões.

Apesar dos benefícios, não requer muito conhecimento e não é difícil de usar: é colocado entre as extremidades, seja nas pernas, logo acima dos joelhos ou calcanhares, e nos braços, na altura dos pulsos ou acima dos cotovelos, e abre e fecha para os lados aplicando pressão.

“À medida que as faixas são esticadas, a tensão aumenta na área que está sendo exercitada”, diz a médica esportiva e membro do conselho de administração da Associação Argentina de Médicos do Esporte, Alejandra Hintze.

TODOS PODEM USAR

O item é considerado multidisciplinar, porque os tipos de usos que lhe são dados são os mais diversos. Nesse sentido, Hintze comenta que, por um lado, auxilia e facilita a prática de exercícios que envolvem o peso do corpo. Por outro, é um complemento para os treinos, pois pode aumentar sua dificuldade. Pode-se incluir o elástico em agachamentos, elevações pélvicas, polichinelos e pranchas.

“É gerado um treinamento conhecido como concêntrico e excêntrico, que é muito benéfico para o músculo, pois, ao abrir e fechar os braços ou pernas com o elástico, produzimos um efeito de relaxamento e contração que aumenta a força do músculo”, explica Hintze.

Graças a esses benefícios, o preparador físico Alejandro Mezzarapa reforça que as faixas são uma ótima opção para todas as idades. Além disso são aliadas para pessoas que estão perdendo músculo; para quem não tem tempo para ira uma aula de ginástica e quer treinar em casa, e para todos aqueles que estão deixando para trás o sedentarismo e iniciando atividade física.

Segundo Hintze, o sucesso dos elásticos começou durante a pandemia, como uma opção para todos que queriam continuar a treinar, mas não tinham os elementos necessários para se exercitar em casa. Anteriormente, seu uso era reservado a trabalhos de reabilitação e atletas de elite que precisavam manter e melhorar a força.

OS TRÊS EXERCÍCIOS ESSENCIAIS PARA FAZER COM OS ELÁSTICOS

Mezzarapa compartilha algumas atividades dinâmicas para fazer com os elásticos, na intensidade que cada um considerar adequada. Ele sugere fazer dez repetições por série durante três a cinco ciclos de exercícios, com uma pequena pausa de um a dois minutos.

DESLOCAMENTO LATERAL:

• Coloque a faixa apenas alguns centímetros acima dos joelhos;

• Fique na posição de agachamento e tome cuidado para que o joelho não ultrapasse a linha dos pés;

• Dê passos para a direita e depois para a esquerda.

ESTOCADAS:

• Coloque a faixa alguns centímetros acima dos joelhos;

• Fique em pé com os pés afastados na largura do quadril;

• Dê um passo à frente e dobre as pernas;

• Alterne.

OMBROS:

• Ponha a faixa no meio das mãos;

• Coloque os braços em forma de “V”, contraindo as escapulas;

• Abra o máximo possível e segure;

• Repita o movimento

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Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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