A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

MUDANÇAS NO CLIMA IMPACTAM SAÚDE MENTAL

Ondas de calor fazem crescer admissões em emergências por quadros psiquiátricos graves, enquanto temperaturas extremamente baixas parecem aumentar risco para o desenvolvimento de depressão

As alterações climáticas e as suas consequências nas nossas vidas ena sociedade voltaram a ser assunto com a 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 27. O principal indicador dessas mudanças é o aumento das temperaturas médias nos últimos tempos, que é medido por eventos extremos que ocorrem ano a ano. Como consequência, a sociedade vivencia momentos de seca prolongadas, tempestades e ciclones, ondas de calor e frio.

Esses indicadores de mudanças climáticas afetam a saúde mental de forma duradoura, se estendendo para além de eventos específicos como os citados acima e podendo, eventualmente, alterar as dinâmicas que pensávamos controladas.

Um exemplo é o impacto do aumento das temperaturas e a frequência das ondas de calor que são constantemente discutidos em relação às colheitas, desempenho econômico, mercados internacionais e escassez de alimentos. Em termos de saúde, a maior preocupação é como as ondas de calor afetam os idosos e os que têm empregos vulneráveis. No entanto, é menos conhecido que as visitas a serviços de emergência por problemas de saúde mental aumentam quando as temperaturas sobem e o mesmo se aplica às admissões hospitalares de pacientes com diagnósticos psiquiátricos graves.

Não é necessário que as temperaturas atinjam limites extremos para que ocorram essas mudanças nas consultas e internações. A relação entre as altas temperaturas e o aumento das consultas de saúde mental é observada quando o calor ultrapassa os limites da região geográfica. Esse é um dado que causa preocupação porque, na lógica do aumento gradual das temperaturas médias em relação às mudanças climáticas, pode-se esperar um aumento progressivo das demandas de saúde mental nos próximos anos, à medida que as cidades se tornarem cada vez mais quentes.

Alguns estudos propõem que os níveis de umidade, e não apenas a temperatura, estão envolvidos na maneira como a saúde mental é afetada, uma vez que altos níveis de umidade parecem aumentar significativamente o impacto que as altas temperaturas têm na percepção de desconforto e estresse. Nos casos de pessoas que já possuem histórico de diagnóstico e tratamento de problemas de saúde mental, esses aumentos implicam em maior vulnerabilidade.

DEPRESSÃO

Um estudo feito em Taiwan examinou dados de registros de diagnóstico de depressão entre 2003 e 2013 em associação com dados meteorológicos, como temperatura, duração do dia e precipitação. O risco de ter um diagnóstico de depressão era menor entre as pessoas que viviam em regiões onde as temperaturas médias giravam em torno de 20-23ºC, enquanto o risco aumentou cerca de 7º à medida que a diferença de temperatura média entre as zonas aumentou 1º C. Esteestudo destaca outra consequência das alterações climáticas associadas às mudanças de temperatura: as pessoas que residem em áreas de frio extremo também apresentam malar risco de depressão. Nesse sentido, não apenas o aumento das temperaturas médias mas também as condições climáticas extremas parecem ser capazes de produzir alterações negativas na saúde mental das populações.

Osresultados de um estudo feito nos Estados Unidos mostraram que um aumento da temperatura de 25ºC para médias acima de 30ºC durante um período de um mês representou quase 2 milhões de pessoas a mais com a percepção de alteração mental.

Uma série de estudos realizados com dados históricos desde 1950 gerou grande polêmica ao apresentar a ideia de que as mudanças do clima em escala planetária estão diretamente relacionadas ao aumento do comportamento violento no mundo todo.

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS”

Os comentários estão encerrados.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: