EU ACHO …

CORPOLÍTICA

Na semana passada falei sobre a importância da representatividade na política. Na prática, isso tem a ver com mais intencionalidade na hora de votar em quem representa nossos ideais e ajuda na construção de políticas concretas. Mas representatividade não é 2+ 2, tampouco mero patrulhamento ideológico ou “mimimi”.

O assunto não se restringe ao reforço do discurso que defende mais mulheres na política e ponto. Isso diz respeito, por exemplo, à visão que elas podem acrescentar à política, com suas vivências e olhares na construção de políticas públicas que possibilitem outras pessoas terem mais oportunidades de educação, saúde e emprego. Com projetos de lei e iniciativas que podem contemplar mais mulheres. Afinal, se nós, que somos maioria no país, estivermos bem educadas, empregadas, seguras e com saúde, o Brasil vai bem.

Obra recente que retrata a representatividade na política, o documentário “Corpolítica”, de Pedro Henrique França e Marco Pigossi, conta a trajetória de 4 jovens que iniciavam suas carreiras políticas em 2020: Erika Hilton (mulher trans), Andreá Bak (mulher bissexual), Monica Benício (mulher lésbica) e William de Lucca (homem gay). Eles são de grupos subrepresentados, e há um reforço identitário público para chamar pra perto quem também se identifique com estas narrativas. E mais: há compromisso visível nas pautas em se colocarem numa trajetória política para alavancar oportunidades de melhor educação, emprego, saúde para os grupos que pertencem e para toda a sociedade.

Erika Hilton, eleita deputada federal, já foi expulsa de casa quando se assumiu mulher trans. Hoje, tem na mãe evangélica, uma aderente à postura antitransfóbica, mostrando que é possível o diálogo reconciliatório de um Brasil conservador e cheio de nuances. Também é possível, em certa medida, avançar no discurso que descola identidade de gênero e orientação sexual da demonização.

O filme também conta com entrevistas e trechos de falas de políticos como Fernando Holiday, Clodovil e Thammy Miranda, que considero de suma importância para refletirmos sobre o tema da representatividade. Eles são colocados como políticos que, mesmo se identificando com a comunidade LGBTQIAP+, não pautam estas questões diretamente em seus projetos políticos. E fazem refletir sobre o quanto a associação automática entre pessoas negras, indígenas ou trans em posição de poder a avanços diretos para estas comunidades pode ser equivocada.

Para que estes avanços aconteçam, é preciso que os corpos políticos, para além de visivelmente pertencentes a grupos subrepresentados, tragam pautas que apoiem os avanços coletivos de modo intencional, visível e com cobranças e acompanhamentos nossos. Em um cenário ideal, a responsabilidade de avançar não deve estar ligada somente a grupos minoritários, mas a todos que desejem construir um país sem deixar ninguém pra trás. Que em meio a tantas informações, não percamos o foco. Em suma, vote! Mas vote com cuidado com a embalagem e as caixinhas identitárias.

Analise a caixa, e acima de tudo, o conteúdo. Estejamos atentos, acompanhando e cobrando sempre para aqueles que nos representam, o façam para valer.

*** LUANA GÉNOT

lgenot@simaigualdaderacial.com.br

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: