OUTROS OLHARES

TABAGISMO CRESCE ENTRE ADOLESCENTES NO BRASIL

Pesquisa do IBGE mostra que jovens entre 13e 17 anos, principalmente do sexo feminino, estão fumando mais no país. Preços baixos, facilidade de acesso, novos dispositivos e menos fiscalização estão entre as justificativas

Dados da última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e divulgada neste ano, mostram que a proporção de adolescentes entre 13 a 17 anos que fumam aumentou de 6,6%, em2015, para 6,8%, em 2019. A alta foi relacionada ao crescimento do tabagismo especialmente entre as meninas da faixa etária, que passaram de 6% para 6,5% de fumantes.

Em comunicado, o Ministério da Saúde alerta ainda que pesquisas realizadas pela pasta na última década indicam que o tabaco é a segunda droga mais experimentada no país, e que a primeira tragada geralmente ocorre aos 16 anos.

“Esse é um tema que preocupa bastante, porque o uso de qualquer droga psicoativa, como é o caso da nicotina dos cigarros, é sempre mais alarmante em alguém cujo cérebro ainda está em desenvolvimento, como é o caso dos jovens. Essas drogas quando entram no organismo atingem o sistema nervoso central e produzem diversas modificações que são mais acentuadas nesses casos. Além disso, elevam a probabilidade de ele voltar a usar a substância e eventualmente desenvolver uma dependência química, o que leva a riscos como câncer e problemas cardiovasculares”, diz a pesquisadora Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O pesquisador André Szklo, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, explica que a PeNSE faz parte de um monitoramento ligado ao acompanhamento do tabagismo no Brasil, e por isso representa o padrão-ouro na análise do cenário no país. Para ele, o crescimento é reflexo de uma série de fatores que já vinham sendo percebidos, como os preços baixos, o fácil acesso e o abrandamento da fiscalização.

“A PeNSE mostra que os jovens conseguem comprar esses produtos facilmente, embora sejam proibidos. Além disso, desde 2017 os preços reais do cigarro vêm caindo, o que é um facilitador para o tabagismo. Há ainda outros pontos da legislação que não são cumpridos, como a proibição da adição de sabores e aromas que atraem os adolescentes. Então não há nada no cenário atual que indique que esse crescimento seja interrompido no curto prazo”, diz o especialista.

‘VAPES’ EM ALTA

Um dos pontos mencionados por Szklo em que a legislação não tem sido cumprida é a venda dos cigarros eletrônicos. Segundo o relatório Covitel, da Universidade Federal de Pelotas, realizado neste ano com mais de nove mil jovens, uma cada cinco indivíduos de 18 a 24 anos no Brasil já experimentou os chamados “vapes”. A adesão acontece apesar de a comercialização dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) ser proibida pela Anvisa desde 2009, decisão que foi ratificada neste ano.

Segundo a PeNSE, essa experimentação acontece entre os adolescentes, e é mais dramática entre os alunos de redes privadas. Considerando todos os formatos de cigarro, 24,4% dos alunos do nono ano do ensino fundamental, de em média 15 anos, relataram já ter fumado alguma vez na vida, contra 12,2% na rede pública. O índice também aumentou nas escolas particulares, onde era de 21,2% em 2015, mas caiu nas públicas – o percentual era de 13% há sete anos.

Além do cigarro eletrônico, o Ministério da Saúde destaca os narguilés, outro formato que cresce entre os jovens e oferecem mais riscos que o cigarro comum.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: