ESTAR BEM

EVITE FICAR MUITO TEMPO SENTADO NO VASO SANITÁRIO

Deixe o celular de lado: especialistas alertam que o hábito pode causar hemorroidas

Atire a primeira pedra quem nunca ficou mais tempo do que deveria sentado no vaso sanitário olhando mensagens no celular, lendo notícias ou se divertindo com vídeos da internet. Pode até ser um momento de relaxamento, mas especialistas alertam que o hábito bastante comum pode ser prejudicial à saúde e causar hemorroidas.

“O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando­ os sintomáticos, e é aí que está o problema”, informa o médico coloproctologista Lucas Bancerli Vinhas.

“Hemorroidas são estruturas anatômicas e que todos temos no ânus. São “coxins vasculares” que, em algumas situações, podem aumentar de tamanho e se tornarem sintomáticos. Assim se forma a doença hemorroidária, que afeta homens e mulheres.

“Apesar de não termos dados tão específicos da população brasileira, a doença hemorroidária certamente é um dos problemas mais comuns no consultório do coloproctologista”, continua o especialista. Segundo ele, os principais sintomas são sangramento, prolapso ou inchaço das hemorroidas, dor ou coceira anal.

As principais causas para o problema são a constipação intestinal, idade avançada e situações que gerem aumento da pressão abdominal, explica Vinhas. “E, consequentemente, torne esses vasos ingurgitados (inchados) e aumentem de tamanho, como: gestação, esforço físico e permanecer sentado por muito tempo, que é o caso de quem fica muitas horas no vaso sanitário, por exemplo”, destaca.

QUAL O TEMPO IDEAL?

 De acordo com Vinhas, não existe um dado na literatura científica que determine o tempo máximo de permanência sentado no vaso sanitário. “Recomendo aos pacientes que se sentem no vaso sanitário no momento em que estiverem com vontade mesmo, não ir antes e ficar se distraindo no celular, por exemplo. E logo depois que terminar, já fazer a higienização com ducha higiênica ou tomar banho, não ficar assentado se distraindo sem necessidade”, ressalta.

PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

A doença hemorroidária tem diversas opções de tratamentos. ”Cirúrgicos ou não, e em caso de sintomas como sangramento, sensação de inchaço, dor ou coceira anal, o paciente deve procurar um coloproctologista para o diagnóstico preciso e a escolha do melhor tipo de tratamento”, alerta o médico.

Se quisermos evitar o surgimento ou mesmo a progressão da doença hemorroidária, devemos manter o nosso intestino saudável com um consumo adequado de fibras e líquidos, destaca o coloproctologista, associado a uma rotina de exercícios físicos.

“Além disso, é preciso evitar condições que ocasionem trauma local como o uso de papel para realizar a higiene local após evacuar (que idealmente deve ser realizada com ducha, bidê ou banho) e, finalmente, evitar permanecer sentado no vaso sanitário por longos períodos”, completa.

A coloproctologista Cristiane Koizimi Mamos Fernandes alerta que a doença hemorroidária tem tratamento, e começa com mudanças de hábitos de vida. Entre eles estão o aumento da ingestão de fibras dietéticas, como verduras, folhas, legumes crus, cercais e frutas; aumento da hidratação oral; atividades físicas regulares; assim como evitar ficar sentado no vaso sanitário por muito tempo.

Ela diz ainda que, se for preciso, é importante tratar com medicamentos ou mesmo com procedimentos realizados no consultório, como a ligadura elástica, ou até cirurgia (hemorroidectomia).

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: