ESTAR BEM

CONJUGAÇÃO DE FATORES EXPLICA GRAVIDEZ MENSTRUADA

Sangramento mais longo e sobrevida do espermatozoide no corpo feminino podem causar concepção ‘surpresa’ no fim do ciclo

Muitas mulheres acreditam ser impossível engravidar durante a menstruação. A concepção, de fato, não pode ocorrer durante o período menstrual. Porém, havendo uma rara conjugação de fatores, uma relação sexual enquanto se está menstruada é capaz, sim, de gerar gravidez alguns dias depois.

É sabido que a maior chance de ficar grávida ocorre durante o período fértil, que costuma começar uma semana depois que a menstruação acaba. No entanto, a janela da fertilidade pode se iniciar mais cedo para algumas mulheres, inclusive dentro da menstruação.

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias. A ovulação – liberação do óvulo para ser fertilizado por um espermatozoide – costuma ocorrer no meio do ciclo, podendo acontecer dois dias antes. Por exemplo: uma mulher que tem um ciclo de 28 dias vai ovular no 14º dia, podendo isso acontecer também no 12º ou no 13º dia. No entanto, uma mulher com o ciclo de 21 dias pode ovular entre os dias 8, 9 ou 10.

O ciclo é contado a partir do primeiro dia de menstruação e vai até o dia anterior ao próximo período menstrual. Assim como o ciclo menstrual varia, o tempo de menstruação também: ele pode ser de três a sete dias, dependendo da mulher. Essa duração não necessariamente segue o padrão do período menstrual. Portanto, pode acontecer de mulheres com ciclos curtos passarem por vários dias de sangramento.

Além disso, é preciso considerar também o tempo de sobrevivência de um espermatozoide dentro do corpo feminino. Eles são capazes de ficar, em média, três dias à espera do óvulo para fertilizá-lo – mas, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), esse tempo pode mais que dobrar, chegando a sete dias.

O óvulo sobrevive por 12 a 24 horas após a ovulação. Por esse motivo, para que a gravidez ocorra é necessário que haja o encontro com um espermatozoide nesse período. É mais provável que uma pessoa engravide se tiver relações sexuais três dias antes e até o dia da ovulação.

Mas se a relação sexual desprotegida ocorrer durante a menstruação – principalmente no final dela – e a mulher ovular até três dias depois do sexo, há risco de engravidar, mesmo  sendo raro.

“Mulheres com sangramento menstrual de vários dias podem ter a falsa impressão de terem engravidado menstruando”, diz a ginecologista Karina Tafner.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “ESTAR BEM”

Os comentários estão encerrados.

Abre Olho Raposa

A fonte de notícias que vai te manter informado

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Maromba's

Marombas

M.A

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

Luna en mengua

Poesía, arte, literatura y música.

de tudo um pouco ❗❕❗😉👌

de tudo um pouco 😉👌

Painel do Grupo

Aqui um pouquinho de nossas realizações

%d blogueiros gostam disto: