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CHOCOLATE AMARGO FAZ REALMENTE BEM PARA A SAÚDE?

Estudos sugerem que o cacau pode trazer benefícios, mas não está claro como isso

O chocolate tem uma longa e ilustre reputação. Feito a partir do cacau, que é derivado dos grãos do cacaueiro (cujo nome científico se traduz em “comida dos deuses”), ele foi utilizado por algumas das primeiras culturas mesoamericanas como alimento, remédio, oferenda ritual e talvez até com função de moeda.

O sabor certamente protagoniza a popularidade do chocolate, mas você também deve ter ouvido falar que esse deleite delicioso é bom para sua saúde. Como esse senso comum é explicado pela ciência?

“O cacau é claramente bom para você. Se o chocolate é bom para você ou não depende de quanto cacau está presente e o que mais está nele”, esclarece Dariush Mozaffarian, cardiologista e professor de nutrição da Tufts Friedman Escola de Ciência da Nutrição e Política.

Acredita-se que o cacau contenha cerca de 380 compostos químicos diferentes, dentre eles uma grande classe de flavanóis, que atraem um interesse significativo de pesquisa por seus potenciais benefícios à saúde. Mas está menos claro sobre quantos flavonoides e outros fitonutrientes você precisa para melhorar a saúde, ou se sua barra de chocolate contém o suficiente para fazê-lo. E os especialistas têm opiniões divergentes sobre isso.

“Os grãos de cacau são repletos de fibras e “cargas de fitonutrientes”,” afirma Mozaffarian.

O chocolate ao leite normalmente contém cerca de 20% de cacau, explica o especialista, embora o teor de cacau possa variar. A FDA (agência reguladora americana) exige que esse tipo de produto contenha pelo menos 10% de cacau, mas algumas barras chegam a ter 50% ou mais. O cardiologista também sugere a verificação dos rótulos com cuidado. Para possíveis benefícios à saúde, ele recomendou a escolha de chocolate com pelo menos 70% de cacau.

PESQUISAS

Muitos pequenos estudos descobriram que o chocolate amargo, suplementos ou bebidas de cacau podem reduzir modestamente a pressão arterial, melhorar o colesterol e a saúde dos vasos sanguíneos em adultos.

“E alguns estudos de longo prazo descobriram que aqueles que comem mais cacau podem ter um risco menor de certas doenças cardiovasculares”, destaca.

Em uma revisão publicada em fevereiro na revista científica JAMA Network Open, Mozaffarian e seus colegas examinaram como certos alimentos e nutrientes estavam associados a problemas de saúde do coração. Eles encontraram “evidências prováveis ou convincentes” de que comer chocolate estava associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, estimando que uma ingestão média diária de apenas 10 gramas (dois quadradinhos de uma barra) estava associada a uma redução de 6% no risco.

“Mas esses tipos de estimativas são baseados em estudos observacionais, que têm limitações importantes”, destaca Joann Manson, chefe de medicina preventiva do Hospital de Mulheres Brigham, em Boston.

Segundo a médica, esses estudos só podem identificar correlações entre comer chocolate e saúde; eles não podem provar que o chocolate traz benefícios — os chocólatras podem ser diferentes em outros aspectos que afetam sua saúde.

Resultados de estudos também foram inconsistentes. Alguns não encontraram nenhum benefício, e outros descobriram que aqueles que comem chocolate habitualmente ou com mais frequência são mais propensos a ganhar peso, apontou ela. Esses estudos também não costumam levar em conta os diferentes tipos de chocolate, que podem variar em seu teor de cacau. E a contagem de açúcar, gordura e calorias pode anular quaisquer benefícios.

CÁPSULAS DE CACAU

Para resolver algumas dessas deficiências, Manson e seus colegas conduziram um grande estudo randomizado com mais de 21 mil idosos nos Estados Unidos. Metade dos participantes recebeu um suplemento de extrato de cacau contendo 500 miligramas de flavonoides, e a outra metade recebeu um placebo. Os resultados do estudo, chamado de ensaio COSMOS, foram publicados no Jornal Americano de Nutrição Clínica. Depois de acompanhar os participantes por 3,6 anos, os pesquisadores descobriram que, enquanto o grupo do suplemento de cacau não era estatisticamente menos propenso a eventos, incluindo ataques cardíacos e derrames, eles tiveram, sim, uma redução de 27% nas mortes cardiovasculares. Manson considera os resultados “sinais promissores para proteção do coração”, no entanto afirma que outros estudos ainda são necessários.

O estudo não deu chocolate aos participantes, mas cápsulas concentradas de extrato de cacau – para obter a mesma quantidade uma pessoa teria que comer cerca de 4 mil calorias de chocolate ao leite ou 600 calorias de chocolate amargo por dia.

“Chocolate é um deleite maravilhoso, mas para tratá-lo como um alimento saudável, acho que há limitações”, concluiu a pesquisadora. Mozaffarian completa:

“Comer uma pequena quantidade de chocolate amargo todos os dias provavelmente é muito bom para nós, e vai fazer você feliz, porque tem um gosto bom.

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Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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