ESTAR BEM

SAIBA COMO DRIBLAR APETITE EXTRA TRAZIDO PELOS DIAS FRIOS

Temperaturas mais baixas fazem corpo lutar para manter seu calor. Pedidas como sopas e fibras trazem conforto

É só a temperatura cair para bater aquela vontade de comer algo quentinho e gostoso – normalmente mais calórico e gorduroso. Isso não é coisa de gente gulosa: é normal sentir mais fome no frio. E a ciência explica esse fenômeno.

Para funcionar bem, nosso corpo deve estar em uma temperatura de aproximadamente 36,5ºC. Nos dia mais frios, o organismo precisa gastar mais energia para se manter aquecido. Como a nossa fonte energética é a alimentação, o cérebro manda o alerta para que aumentemos a ingestão de alimentos. Com esse “recado”, a fome dá as caras.

“É correto dizer que o aumento da fome com as quedas de temperatura é um mecanismo adaptativo fisiológico, para promover fonte energética para produção de calor”, afirma o endocrinologista Antônio Carlos.

Mas sentir mais fome não é sinal de que devemos, necessariamente, comer mais.

“A produção de calor ocorrerá, mesmo que não haja ingestão alimentar, mas este mecanismo de fome será acionado e mantido. Se não houver fonte de alimento, o organismo gastará o que ele tiver de reserva”, explica o médico.

Durante o inverno, que vai de 21 de junho a 22 de setembro, os dias são menores e há menos incidência solar. Esses fatores influenciam diretamente na produção de melatonina – conhecida por ser o hormônio do sono.

Quanto menos luz, mais dessa substância o nosso corpo produz. Isso faz com que o organismo entre em um estágio de repouso, provocando mais sonolência e reduzindo a energia. E, quanto menos vigor temos, mais o organismo entende que é preciso agir, aumentando a fome.

Com o crescimento do apetite, é preciso ter cuidado para não ingerir alimentos demais e acabar ganhando uns quilinhos durante os períodos de frio – o que não égasto pelo corpo é estocado em forma de gordura. Por isso, é interessante incluir na dieta alguns pratos que vão ajudar a se manter aquecido ou a saciar melhor a fome extra gerada pelas temperaturas mais baixas.

ALIADOS DO ORGANISMO NO INVERNO

ALIMENTOS QUENTES:

Chocolate quente, café, mingau e salada de frutas cozidas são algumas opções de comidas quentinhas que já podem entrar (ou serem mantidas) no seu cardápio de café da manhã. Comidas e bebidas quentes ajudam o corpo a manter a temperatura ideal e reduzem as energias gastas para se auto aquecer.

SOPAS E CALDOS:

Outra opção de comida quente para ingerir no almoço ou no jantar. Tomar sopa pode ser uma ótima estratégia para driblar a fome extra enganadora que surge com o frio.

INGREDIENTES TERMOGÊNICOS:

Pimenta vermelha, gengibre, canela, chá verde, óleo de coco e produtos derivados do chocolate (quanto maior concentração de cacau, melhor) são algumas opções de alimentos termogênicos. Eles aumentam a temperatura do corpo e podem ser aliados na luta contra o frio.

FIBRAS:

Uma ótima estratégia para quem quer se alimentar sem excessos no frio é investir em alimentos com alto teor de fibras. Eles geram uma sensação de saciedade mais longa. Aveia, frutas com casca e arroz integral são exemplos de alimentos ricos em fibras que podem ser incluídos na dieta.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “ESTAR BEM”

Os comentários estão encerrados.

M.A

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

Luna en mengua

Poesía, arte, literatura y música.

de tudo um pouco ❗❕❗😉👌

de tudo um pouco 😉👌

Painel do Grupo

Aqui um pouquinho de nossas realizações

Buds of Wisdom

Fall in Love with Grammar !

pretapoesia

Escreviver é isso: viver, escrever, viver novamente. Writing is just like this: live, write, live again.

danielecolleoni

Appunti, spunti e passioni in liberta'

Ode to Beauty

Discovering the World of Fine Art Nude Photography

白川君の独り言β

no sweat no victory

URBN Social

The Social Experience

RENOVADAS

Autoestima para mais de 50

Olivia2010kroth's Blog

Viva la Revolución Bolivariana

%d blogueiros gostam disto: