ESTAR BEM

BEBER ÁGUA AO SENTIR SEDE É O SUFICIENTE PARA FICAR HIDRATADO

Pessoas com condições médicas como pedras nos rins e idosos, porém, devem considerar ingerir maior quantidade

Você passou algum tempo nas redes sociais ou visitou um evento esportivo ultimamente, com certeza foi bombardeado com incentivos para beber mais água. Influenciadores e celebridades arrastam garrafas de água como se fosse o novo acessório da moda.

No Twitter, robôs constantemente nos lembram de ter mais tempo para nos hidratar. Os supostos benefícios do amplo consumo de água são aparentemente infinitos, desde melhora da memória e da saúde mental, aumento da energia e pele mais bonita. “Mantenha-se hidratado” tornou-se uma nova versão da velha saudação “fique bem”.

Mas o que significa exatamente “manter-se hidratado”? “Quando leigos discutem desidratação, eles querem dizer a perda de qualquer líquido”, diz Joel Topf, nefrologista e professor clínico assistente de medicina na Universidade de Oakland, em Michigan (Estados Unidos).

Mas essa interpretação “está sendo completamente exagerada”, diz Kelly Anne Hyndman, pesquisadora da função renal na Universidade do Alabama em Birmingham. Manter-se hidratado é definitivamente importante, disse ela, mas a ideia de que o simples ato de beber mais água tornará as pessoas mais não é verdade. Também não é correto que a maioria das pessoas estejam cronicamente desidratada ou que devamos beber água o dia todo.

Do ponto de vista médico, acrescenta Topf, a medida mais importante de hidratação é o equilíbrio entre eletrólitos como sódio e água no corpo. E você não precisa beber copos e copos de água ao longo do dia para mantê-lo.

QUANTA ÁGUA DEVO BEBER?

Todos nós fomos ensinados que oito copos de água por dia é o número mágico para todos, mas essa ideia é um mito, diz Tamara Hew-Butler, cientista de exercícios e esportes na Universidade Estadual Wayne.

Fatores únicos, como o tamanho do corpo, a temperatura externa e o quanto você respira e sua determinarão quanto liquido você precisa ingerir, disse ela. Uma pessoa de 90 kg que acabou de caminhar 16 quilômetros no calor obviamente precisará beber mais água do que uma gerente de escritório de 55kg que passou o dia em um prédio com temperatura controlada.

A quantidade de água de que você precisa em um dia também dependerá da sua saúde. Alguém com uma condição médica como insuficiência cardíaca ou pedras nos rins pode exigir uma quantidade diferente de alguém que toma medicamentos diuréticos, por exemplo. Ou você pode precisar alterar a ingestão se estiver doente, com vômitos ou diarreia.

Para a maioria das pessoas jovens e saudáveis, a melhor maneira de se manter hidratado é simplesmente beber quando sentir sede, disse Topf. As pessoas idosas, na faixa dos 70 e 80 anos, podem precisar prestar mais atenção na ingestão suficiente de líquidos, porque a sensação de sede pode diminuir com a idade.

Apesar da crença popular, não confie na cor da urina para indicar com precisão o seu estado de hidratação, disse Hew-Butler. Sim, é possível que a urina amarelo-escura ou âmbar possa significar que você está desidratado, mas não há ciência sólida que sugira que a cor, por si só, exige uma bebida.

TENHO QUE BEBER ÁGUA PARA ME MANTER HIDRATADO?

Não necessariamente. Do ponto de vista puramente nutricional, a água é uma escolha melhor do que opções menos saudáveis, como refrigerantes açucarados ou sucos de frutas. Mas quando se trata de hidratação qualquer bebida pode adicionar água ao seu sistema, diz Hew-Butler. Uma noção popular é que tomar bebidas com cafeína ou álcool irá desidratá-lo, mas se isso for verdade o efeito é insignificante, disse Topf (Um ensaio controlado randomizado de 2016 com 72 homens, por exemplo, concluiu que os efeitos hidratantes da água, cerveja, café e chá eram quase idênticos.

Você também pode obter água do que você come. Alimentos e refeições ricos em líquidos, como frutas, legumes, sopas e molhos, contribuem para a ingestão de água. Além disso, o processo químico de metabolização dos alimentos produz água como subproduto, o que também aumenta sua ingestão, afirma Topf.

PRECISO ME PREOCUPAR COM OS ELETRÓLITOS?

Alguns anúncios de bebidas esportivas podem fazê-lo pensar que precisa estar constantemente reabastecendo eletrólitos para manter seus níveis de controle, mas não há razão científica para a maioria das pessoas saudáveis tomarem bebidas com eletrólitos adicionados, afirma Hew-Butler.

Eletrólitos como sódio, potássio, cloreto e magnésio são minerais eletricamente carregados que estão presentes nos fluidos do corpo (como sangue e urina) e são importantes para equilibrar a água em seu corpo. Eles também são essenciais para o bom funcionamento dos nervos, músculos, cérebro e coração.

Quando você fica desidratado, a concentração de eletrólitos no sangue aumenta e o corpo sinaliza a liberação do hormônio vasopressina, que reduz a quantidade de água liberada na urina para que você possa reabsorvê-la de volta no corpo e recuperar o equilíbrio.

A menos que você esteja em uma circunstância incomum – fazendo exercícios muito intensos no calor ou perdendo muito líquido por vômito ou diarreia -, não precisa reabastecer os eletrólitos com bebidas esportivas ou outros produtos carregados deles. A maioria das pessoas obtém eletrólitos suficientes nos alimentos.

BEBER MAIS ÁGUA, MESMO SEM SEDE, MELHORA A SAÚDE?

 Não. É claro que pessoas com certas condições, como cálculos renais ou a doença renal policística autossômica dominante, mais rara, podem se beneficiar fazendo um esforço para beber um pouco mais de água do que a sede lhes diria, diz Topf.

Mas, na realidade, a maioria das pessoas saudáveis que culpam o mal-estar por estarem desidratadas podem estar se sentindo mal porque estão bebendo água demais, especula Hyndman. “Talvez elas fiquem com dor de cabeça ou se sintam mal, e pensem: ‘Ah, estou desidratada, preciso beber mais’, e continuam bebendo mais e mais água, e acabam se sentindo cada vez pior.

Se você beber mais do que seus rins podem excretar, os eletrólitos no sangue podem ficar muito diluídos e, no caso mais leve, podem fazê-lo se sentir “desligado No caso mais extremo, beber uma quantidade excessiva de água em um curto período de tempo pode  levar a uma condição chamada hiponatremia ou “intoxicação por água”.

“É muito assustador e ruim”, diz Hyndman. Se os níveis de sódio ficarem muito baixos, isso pode causar inchaço cerebral e problemas neurológicos, como convulsões, coma ou até morte.

Em 2007, uma mulher de 28 anos morreu de hiponatremia após supostamente beber quase 8 litros de água em três horas enquanto participava de um concurso de uma estação de rádio que desafiava os participantes a beber água e depois, passar o maior tempo possível sem urinar.

COMO SABER SE ESTOU BEM HIDRATADO?

Seu corpo lhe dirá. A ideia de que manter-se hidratado requer cálculos complexos e ajustes instantâneos para evitar consequências terríveis para a saúde é simplesmente bobagem, dizem especialistas. E uma das melhores coisas que você pode fazer é parar de pensar demais.

O melhor conselho para se manter hidratado, segundo Topf, é o mais simples: beba água quando sentir sede.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

URBN Social

The Social Experience

RENOVADAS

Autoestima para mais de 50

Olivia2010kroth's Blog

Viva la Revolución Bolivariana

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

%d blogueiros gostam disto: