GESTÃO E CARREIRA

JORNADA DE SUCESSO NÃO IMPEDE DE TER A SÍNDROME DA IMPOSTORA

Jornalista que se recuperou 6 anos de transtornos alimentares e abusos de substâncias compartilha informações e reflexões sobre saúde mental

“E se eu não for capaz?” Começo me fazendo essa pergunta enquanto respiro fundo como se tentasse segurar no lugar o estômago que parece querer subir pela garganta. O convite para escrever em um dos maiores jornais do país me encontrou distraída numa segunda-feira pós-almoço e me catapultou para um estado emocional que, para os mais chegados aos memes internéticos, poderia ser retratado pelo famoso “como eu vim parar aqui, eu só tenho seis anos”.

Na realidade tenho 35, mas a mistura de medo e vulnerabilidade ao topar esse desafio chega mesmo a me remeter à angústia de perceber que havia seguido a pessoa errada e me perdido dos meus pais numa praia cheia ou numa loja em liquidação na antevéspera de natal. Como é que pode a ideia de oportunidade e reconhecimento causar tanto desamparo?

Para além da minha experiência particular, a verdade é que esse não é um sentimento incomum entre mulheres. Principalmente quando o assunto é trabalho, não é difícil encontrar uma amiga ou conhecida que nunca se acha boa o suficiente no que faz mesmo que os fatos indiquem o absoluto contrário.

“Em algum lugar lá no fundo, você não acredita no que eles dizem. Você acha que é uma questão de tempo ali que tropece e ‘eles’ descubram a verdade. Você não deveria estar aqui. Nós sabíamos que não poderia fazer. Nunca deveríamos ter arriscado com você”. Poderia ter sido dito por mim ou por muitas mulheres que conheço, mas são palavras de Joyce Roché, ex vice-presidente de Marketing Global da Avon, apenas uma das inúmeras mulheres cuja competência e sucesso inquestionáveis não foram o suficiente para evitar uma longa batalha interna contra a síndrome da impostora.

Você já deve ter ouvido falar do termo, cujo conceito surgiu em 1978 a partir de uma pesquisa das psicólogas norte-americanas Pauline Rose Clance e Suzanne lmes. Trabalhando na Universidade Estadual da Georgia, elas observaram que muitas alunas que se destacavam academicamente admitiam durante o aconselhamento não se sentirem merecedoras de seu sucesso.

Esse fenômeno poderia ser explicado pela diferença da dinâmica de gênero da época, onde uma vida cercada de preconceitos minava a confiança das mulheres. Apesar de a pesquisa de Clance ter avançado nas décadas seguintes, mostrando que homens também se sentiam impostores, observações atuais seguem apontando diferenças entre os gêneros quando o assunto é autoestima e autoconfiança.

Em 2019, a revista Harvard Business Review publicou o resultado de uma pesquisa que analisou milhares de avaliações sobre líderes executivos e apesar de as mulheres terem sido consideradas mais eficazes em 84% das competências medidas, quando foi pedido que avaliassem a si mesmas os resultados mudavam, com as notas nas classificações de confiança sendo mais baixas do que as dos homens, principalmente quando as participantes eram mais jovens.

De acordo com os dados da pesquisa, o nível de confiança de homens e mulheres em si mesmos só se equipara aos 40 anos de idade.

A maturidade é o peso que equilibra essa balança, mas até lá, falta de oportunidade, dificuldade de encontrar modelos de sucesso que compartilhem nossas experiências de vida, assim como uma trajetória em um contexto de opressão sistêmica são alguns fatores que podem levar um indivíduo a demorar para reconhecer seu próprio valor.

Não sei quantos pontos na tabela da confiança ainda faltam para que eu me sinta merecedora de ocupar espaços que nunca imaginei. Mas se é pra cima que esse gráfico vai e a oportunidade me foi dada ­ por uma mulher competente desenhando sua própria trajetória de sucesso, vale dizer – respiro fundo e me dou a chance de ao menos tentar.

E se você estiver lendo esse texto, quer dizer que fui capaz, independente do que venha depois. Qualquer erro será um aprendizado que só foi possível porque venci a barreira do meu próprio julgamento. Espero que essa ideia possa te ajudar a vencer o seu.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

URBN Social

The Social Experience

RENOVADAS

Autoestima para mais de 50

Olivia2010kroth's Blog

Viva la Revolución Bolivariana

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

%d blogueiros gostam disto: