TESTE – VOCÊ ES PREPARADO PARA VENCER TODAS AS ADVERSIDADES QUE SURGIREM NO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL?

Para se destacar em um mundo cada vez mais dinâmico e inovador, um bom líder não deve só tomar boas decisões nos negócios, mas também ser resiliente, antifrágil e, mais importante de tudo, estar pronto para qualquer desafio que aparecer no seu caminho. Muitos profissionais não têm clareza sobre como devem se portar para guiar sua equipe diante de situações inesperadas. Para avaliar se você é um profissional preparado e com um time forte para então passar por quaisquer turbulências, faça o teste a seguir. O resultado lhe mostrará se você realmente tem as principais atitudes necessárias para isso.
1. COMO VOCÊ PROJETA AS SUAS METAS E AS DA EQUIPE?
A. Com base no resultado do último ano e considerando a inflação média prevista.
B. Incluindo todas as dificuldades existentes e entendendo os impactos necessários.
C. Sempre agressivas, com crescimento constante, pois o importante é tirar todos da zona de conforto.
2. COMO CRIAR RELACIONAMENTOS DE NEGÓCIOS FORTES?
A. Deixando claro desde o início os interesses financeiros estabelecidos.
B. Demonstrando como você pode gerar valor ao outro.
C. Criando uma dependência natural do outro por você.
3. SE VOCÊ SE DEPARAR COM UM PROBLEMA GERADO PARA UM CLIENTE, COMO VOCÊ RESOLVE?
A. Definitivamente, e com urgência, vou descobrir como este problema foi gerado e os envolvidos, para entender como melhorar para nunca mais acontecer.
B. Foco a solução para resolver a vida do cliente. Depois, entendo as causas e ajusto o necessário para evitar futuros erros.
C. Aplico uma advertência verbal ao causador e faço ele resolver e me dar a solução.
4. COMO VOCÊ MEDE A SUA EFICIÊNCIA E A DO SEU TIME?
A. Através de indicadores para tomar as melhores decisões em conjunto com o time, entendendo como cada um deve agir.
B. Através de reuniões mensais onde eu apresento apenas os resultados e todos escutam e correm depois para executar.
C. Trimestralmente, quando nos reunimos pessoalmente, e cada um do time apresenta suas dificuldades.
5. COMO LIDAR COM UM TIME FORMADO POR PESSOAS TÃO DIFERENTES?
A. Não se deve criar relações pessoais, e sim somente profissionais. Deixar claro que o que importa é a entrega das metas e ponto.
B. Importante trabalhar 100% o emocional do time. Agir racionalmente é somente para quem cria relações frias.
C. É essencial uma gestão que entenda os anseios de cada um do time. É uma relação ganha-ganha com o objetivo de desenvolver todos profissionalmente e pessoalmente.
6. COMO VOCÊ OLHA O FUTURO DOS SEUS NEGÓCIOS?
A. Procurando sempre crescer no segmento de atuação buscando redução de custos.
B. Entendendo que inovar faz parte para se manter vivo e bem-visto.
C. Alternativas A e B.
RESPOSTAS DO TESTE
1. ITEM C. O verdadeiro líder olha sempre para a frente, AMA DESAFIOS, não enxerga barreiras. Quer se arriscar o tempo inteiro, pois acredita fielmente que “para chegar lá, precisa fazer o que o outro não faz!” É literalmente colocar a cabeça na guilhotina e não ter medo de errar. Sabe que o maior inimigo do desenvolvimento profissional é a zona de conforto. 5.
2. ITEM B. Gerar valor para o outro é ser RELEVANTE, agregar o tempo inteiro. E não está
relacionado somente à geração de resultado financeiro, e sim de conteúdo, exemplo etc. Temos que sempre nos perguntar o que eu posso acrescentar na relação para que valha a pena manter eternamente.
3. ITEM B. Não importa como e quem fez. O importante é solucionar o problema do cliente mostrando a urgência que nós temos nele. Preservar a relação deve estar em primeiro lugar. O cliente á a alma da empresa.
4. ITEM A. A busca de resultados deve ser uma filosofia constante de trabalho e, independentemente de fazer reuniões, presenciais ou não, temos que criar os indicadores de gestão e produtividade para o time. É acreditar que só faz gestão quem mede. Quem não gerencia, não melhora, não coloca a empresa em outros patamares.
5. ITEM C. Entender os anseios é estar mais próximo, fazendo uma gestão humanizada. Não é se envolver emocionalmente, mas sim ajudar para que os problemas pessoais não afetem a produtividade.
6. ITEM C. Inovar virou commodity para quem quer se sustentar no mercado. Tem que fazer parte da cultura da empresa. Entender que inovar não é trazer tecnologia, e sim fazer diferente também. Outro ponto é reduzir custos sempre. Como disse o maior empresário do Brasil, Jorge Paulo Lemann, “custo é que nem unha, pois tem que cortar sempre”.
Você precisa fazer login para comentar.