ESTAR BEM

A GORDURA TÍPICA DAS MULHERES DE MEIA-IDADE

Barriga saliente surgida durante a menopausa pode ser reduzida com atividade física e alimentação correta

Se você é uma mulher de meia-idade e percebe que sua barriga está se expandindo, a primeira coisa que precisa saber é que você não está sozinha.

“Esta é uma mudança fisiológica que, infelizmente, realmente acontece com praticamente todas as mulheres à medida que envelhecemos”, afirmou Victoria Vieira-Potter, professora associada de nutrição e fisiologia do exercício da Universidade de Missouri. “Não é algo que você tenha feito nem se trata de um indicativo de que você não está se cuidando.

PERA E MAÇÃ

Nos anos que antecedem a menopausa, disse Vieir-Potter, os níveis de hormônios, como o estrogênio, mudam. E pesquisas sugerem que essas mudanças provavelmente levam a alterações na forma do corpo, explicou ela, junto com ondas de calor, mudanças de humor, menstruação irregular, problemas para dormir e muito mais.

Essa transição da peri-menopausa, que normalmente começa entre 45 e 55 anos e dura cerca de 7 anos, termina oficialmente um ano após a última menstruação. Nesse ponto, diz-se que as mulheres estão na menopausa.

Antes da transição da menopausa, as mulheres tendem a armazenar mais gordura corporal nas coxas e quadris, resultando em um corpo em forma de pera, explicou Vieira-Potter, enquanto os homens tendem a armazenar mais gordura na região abdominal, tornando-os mais ”em forma de maçã”.

Mas por volta da menopausa, há uma mudança impressionante quando as mulheres armazenam gordura em seus corpos, afirmou Gail Greendale, professora de medicina da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Em um estudo de 2021, por exemplo, Greendale e seus colegas acompanharam como os corpos de 380 mulheres de meia-idade em Boston e Los Angeles mudaram ao longo de 12 anos, incluindo os períodos antes, durante e depois de suas transições para a menopausa. Embora os resultados variassem de acordo com a raça e a etnia, o resultado geral foi que, por volta da menopausa, as mulheres começaram a armazenar gordura mais como os homens – menos nas coxas e quadris e mais na barriga.

Por exemplo, entre as mulheres brancas e negras no estudo, não houve mudança líquida na gordura do quadril e da coxa ao longo dos 12 anos, mas a gordura da barriga aumentou, em média, 24% e 17%, respectivamente. Eles ganharam gordura abdominal mais rapidamente durante os poucos anos antes e um ano após o período final.

Em outras palavras, relatou Vieira-Potter, as mulheres “começam a adotar aquele formato de maçã em vez do formato de pera”.

Também é comum que os homens ganhem mais gordura na barriga à medida que envelhecem, mas é uma mudança em ritmo mais lento e constante.

“Não há nada análogo em homens onde um órgão apenas para de funcionar – disse Greendale, referindo-se aos ovários das mulheres durante a menopausa.

GORDURA PROBLEMÁTICA

De acordo com Greendale, os pesquisadores não sabem exatamente por que essas mudanças no armazenamento de gordura ocorrem. Mas, embora sejam comuns, elas são algo para ficar de olho, acrescentou.

Aumentos na gordura da barriga – e, em particular, o tipo de gordura visceral que fica no fundo do abdômen e envolve os órgãos – têm sido associados a certos riscos aumentados para a saúde, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Essa gordura, que pode se expandir não apenas com a menopausa, mas com estresse, falta de exercício, dieta pobre e outros fatores , é a “gordura problemática”, classificou Greendale. Por outro lado, a gordura armazenada nas coxas e quadris, criando o chamado formato de pera, parece proteger contra o diabetes e as doenças cardíacas.

Apesar dos anúncios onipresentes na internet que afirmam conter o segredo para diminuir a gordura da barriga, os especialistas realmente não sabem como lidar com a expansão da cintura associada à menopausa, disse Greendale. Os pesquisadores estão apenas começando a entender como e porque o corpo muda nesta fase da vida, com o cuidado de não promover uma solução sem evidências de sucesso.

“O que me preocupa é que as mulheres que estão tentando, por conta própria, manter seus hábitos de exercícios e manter uma boa dieta podem se sentir derrotadas se a gordura da barriga não ceder”, disse ela, que concluiu, “Elas podem estar fazendo tudo certo, e sua gordura abdominal ter vontade própria.

Dieta excessiva e exercícios demais também podem ser prejudiciais, ressaltou.

Dito isto, foi demonstrado que fazer pelo menos de 2,5 a 5 horas de atividade física também ajuda a prevenir doenças cardíacas e diabetes, ambas as condições associadas ao aumento da gordura abdominal.

Seguir uma dieta saudável, que inclua muitas frutas, vegetais e grãos integrais e que priorize peixes, legumes, nozes, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras como fontes de proteína, também pode ajudar a proteger contra essas condições.

A atividade física também ajuda a manter massa muscular e óssea saudável e melhora o funcionamento da insulina, afirma Vieira-Potter.

“Mesmo se você estiver se exercitando e não perdendo peso, você está fazendo muito bem metabolicamente”, disse.

O exercício também é bom e pode ajudar a combater algumas das mudanças de humor que podem ocorrer com a menopausa.

Não precisa ser intenso ou extenuante para ser benéfico, explicou Vieira-Potter.

“Apenas encontre algo que você ame”, indicou.

E, se você ainda está se sentindo desencorajada com seu corpo em mudança, apesar de uma boa dieta e um programa de exercícios adequado, Greendale recomendou uma dose de autocompaixão:

“Se meu meio for resistente, vou entender que pode ser parte da fase da vida em que estou.

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Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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