O POTENCIAL MERCADO DOS PRATEADOS
Redes de franquias começam a notar quem já passou dos 50 anos. O Brasil tem mais de 54 milhões de pessoas nessa faixa etária e pode ultrapassar 90 milhões em 20 anos

Já se foi o tempo em que pessoas com mais de 50 anos eram !descartadas” pelo comércio e serviços. Ainda que o ritmo de contratações, por exemplo, não seja o mais adequado para a experiência que eles podem oferecer, há outro segmento que está de olho em algo que os cinquentões, sessentões e setentões têm a oferecer: o poder de compra.
Tanto que hoje há um novo mercado, denominado “prateado”. Cabelos brancos ou acinzentados (em teoria, já que nem precisam ser assim exatamente) passaram a dominar as atenções. A valorização dessas pessoas começou a ser defendida com unhas e dentes pelas companhias.
Motivo para isso existe. O Brasil tem, hoje, 54 milhões de pessoas com mais de 50 anos, segundo dados do Instituto Locomotiva. Para 2045, a estimativa é que sejamos 90 milhões. Essa parcela da população movimenta em torno de R$ 1,6 trilhão da economia brasileira, de acordo com o mesmo instituto. Não à toa, o termo “economia prateada” tem ganhado mais destaque.
De olho nessa fatia que se torna cada vez mais importante no mercado, algumas marcas estão mirando nesse novo nicho e oferecendo serviços voltados a essa faixa etária. Movimentos assim não são incomuns e fazem parte do próprio giro dos negócios.
MUITO CONSUMO
O estudo “The truth about online consumers” ( A verdade sobre os consumidores on-line, em tradução livre), conduzido pela KPMG, em 2017, mostrou que pessoas acima de 50 anos fazem tantas compras on-line quanto os “novinhos”. São 15 transações por ano, e 19 da chamada Geração X (nascidos entre os anos 1960 e 1980) e 16 dos Millennials (nascidos nos anos 1990 em diante).
Por outro lado. ainda segundo o mesmo estudo, o valor médio das compras é o maior de todos: US$203 (os “X” gastam US$ 190 e os Millennials, US$ 173).
É claro que essa tendência de mercado iria chegar às franquias. Hoje, é cada vez maior o número de empresas que atendem exclusivamente ou principalmente quem tem mais de 50 anos. Mas não é só. Também começou a aumentar o número de empreendedores que se tornam franqueados.
Para o sócio -fundador da Kick Off Consultores, Renato Claro, também era um movimento esperado. “O empreendedor que busca uma franquia tem muita experiência profissional e de vida acumuladas, e eles tendem a ser muito exigentes em termos de informações sobre o negócio”, afirma.
Em geral, são pessoas que buscam negócios com baixo risco, pois normalmente estão investindo as economias de uma vida, e não terão tempo para recuperá-las em um possível fracasso. Ou seja, já pensou ter mais de 50 e conversar com esse público? Sucesso na certa.
O especialista em gestão empresarial e empreendedorismo Leandro Sobrinho aposta que a grande estratégia das redes é não criar rótulos para o público 50+. Ou seja, mantê-lo atualizado às tendências atuais. “Esse é um perfil de consumidor, sem dúvida, mais fiel e menos modal. Mas conquistar essa fidelidade é algo que demanda tempo e trabalho. Comunicar-se com o cliente de modo a trazer conforto e dar aquela sensação de que a pessoa está atualizada são boas dicas”, analisa.
Trocando em miúdos, a fidelização está ligada a uma experiência de consumo que o conecte com a inovação em uma linguagem clara. Seja ela na loja física, com atendentes que demostrem expertise, ou no on-line, que deve ter acesso fácil e simplificado não deixando dúvidas sobre o produto e em especial sobre a política de compra, pagamento e devolução. “Clareza e objetividade são pontos -chave para fidelizar o público mais maduro. Por exemplo: não há mais espaço para aquele antigo costume de um vendedor insistente, chato, que buscava converter a venda pelo cansaço. Isso definitivamente é algo que não funciona”, lembra Sobrinho.
O sócio -fundador da Kick Off Consultores aponta que esse público também tem muitas razões para ter segurança e autoestima elevada, e que não tem as inseguranças comuns aos jovens. Por já terem uma vida profissional, familiar e até econômica definidas, a principal questão – que Renato Claro chama de “calcanhar de Aquiles”- é a longevidade. “É comum a ideia de que eles não terão mais oportunidades no mercado de trabalho, e outros pensamentos. Assim, entender seus pontos de vista e sua linguagem, entender seus pontos de segurança e insegurança faz toda a diferença ao definir uma oferta para este público”, acredita.
Há ainda uma grande recomendação para os franqueadores: evitar a venda de impacto. “Uma possível insatisfação deste franqueado terá um peso negativo importante para a reputação da franqueadora”, acrescenta Claro.
PASSO IMPORTANTE
É na economia prateada que estão as pessoas mais preparadas para tocar um negócio próprio, mais estáveis, mais perseverantes e com capacidade financeira estabelecida.
No entanto, na avaliação dos especialistas ouvidos, ainda há muitas outras oportunidades que podem ser pensadas para esse público – sempre tendo em mente a não rotulação.
No programa de mentoria oferecido por Renato Claro, por exemplo, 80% do público está na faixa 50+. E a chance de uma franquia aberta por um empreendedor desse grupo não dar certo depende muito do estilo da franqueadora. “Nossa experiência diz que o maior risco é fazer negócio com franqueadores focados em apenas vender as franquias, e não construir uma história de sucesso”, resume.
OPORTUNIDADES PRATEADAS
Abaixo mostraremos alguns exemplos de franquias que entenderam as necessidades do mercado 50 +

HOME ANGELS
A Home Angels, franquia de cuidadores de pessoas, viu no aumento gradual da expectativa de vida dos brasileiros um potencial mercado a ser explorado. Pioneira no segmento, a marca tornou-se referência em cuidados com os idosos, prestando serviços em assistência física e emocional, além de um atendimento supervisionado e especializado aos pacientes e famílias. “A tarefa de um cuidador exige dedicação em momentos que os familiares não conseguem estar presentes e, além disso, quando o idoso é bem assistido, evolui clinicamente e em sua qualidade de vida”, avalia o sócio-diretor da rede, Artur Hipólito.
Para não só atender esse público, mas também chegar a outras cidades, a empresa criou a franquia Home Angels Express, para municípios com 100 mil habitantes. O valor de investimento inicial é de R$41 mil.
Além disso, outro serviço que fez diferença durante a pandemia e que permanece é o Home Angels Help um canal de atendimento médico via telefone que funciona 24 horas, minimizando a exposição do público-alvo à hospitais.
RAIO-X
Investimento: de R$ 41 mil a R$89 mil
Taxa de franquia: de R$25 mil a R$55 mil
Capital de giro: de R$ 7 mil a R$12 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: Express – R$80 mil / Premium – R$130 mil
Lucro médio mensal: não informado
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Duração do contrato: 4 anos

ODONTO COMPANY
Se um bonito sorriso faz diferença na boca de jovens e adultos, não haveria de ser diferente entre os mais experientes. Com a expectativa de vida cada vez mais alta, o público da terceira idade também tem sido uma parcela representativa dos clientes da Odonto Company, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do mundo.
Entre os serviços mais procurados estão colocação de prótese dentária e implantes, “Esse grupo está mais suscetível a alguns problemas odontológicos e precisa ficar atento para evitar dores ou perda dos dentes, o que pode trazer dificuldades para a mastigação”, explica o fundador e presidente da empresa Paulo Zahr.
A rede aposta também na publicidade com artistas que são conhecidos e admirados pelo público, como os apresentadores Ratinho, Eliana (ambos do SBT) Rodrigo Faro, da Record TV e que têm como principal audiência as pessoas com mais de 50 anos, segundo levantamentos feitos pelas próprias redes de televisão.
RAIO-X
Investimento: a partir de R$120 mil
Taxa de franquia: a Partir de R$35 mil
Capital de giro: a partir de R$ 30 mil
Royalties: 7% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: estimativa de R$110 mil a R$600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 27%
Prazo de retorno: de 16 a 20 meses
Duração do contrato: 5 anos

DOCTOR FEET
Não só os clientes entraram no rol dos desejos deste público, os pés também. Com a idade, a pele tende a ficar mais fina e delicada na região das pernas, e inchaços, ressecamento, rachaduras são bem comuns nesta fase. Na Doctor Feet, rede de franquias especializada em serviços de podologia, manicure e venda de produtos ortopédicos, é realizado tratamento completo com o corte técnico. Das unhas e hidratação.
Já a reflexologia, uma massagem relaxante, é indicada para reequilibrar o corpo, reduzir tensões e melhorar a circulação sanguínea.
RAIO-X
Investimento inicial: R$232 mil (2 cabines) e R$355 mil (4 cabines) – sem ponto
Taxa de franquia: R$60 mil (já incluída no investimento)
Capital de giro: de R$15 mil (2 cabines) a R$35 mil ( 4 cabines)
Royalties: 5%sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2,5% sobre o faturamento bruto
Faturamento bruto mensal: R$35 mil (2 cabines) e R$80 mil (4 cabines)
Lucro médio mensal: 20%
Prazo de retorno : de 24 a 36 meses
Duração de contrato: 120 meses

ANJOS COLCHÕES & SOFÁS
Já quando o assunto é dormir, a rede de colchões e estofados Anjos Colchões & Sofás é especialista em proporcionar conforto e bem-estar aos mais velhos. A linha saúde, desenvolvida para 50+, oferece produtos que permitem um sono reparador, alinhado às necessidades desse público. “Devido à experiência de vida, essas pessoas buscam produtos que proporcionam benefícios verdadeiros para sua saúde. Por meio desse público, conseguimos expandir a nossa marca e ainda aumentar a confiabilidade dos clientes sobre ela”, afirma o presidente da rede, Claudinei Anjos.
RAIO-X
Investimento inicial: R$ 30 mil
Taxa de franquia: R$55 mil
Capital de giro: não informado
Royalties:isento
Taxa de publicidade: 2% sobre as compras
Faturamento bruto mensal: R$100 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% sobre o faturamento bruto
Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
Duração do contrato: 5 anos

TERÇA DA SERRA
O envelhecimento da população é uma tendência em todo o globo e, com isso, surge a necessidade de serviços para esse público mais velho não apenas para o cuidado, mas também em áreas como turismo e esporte.
A rede de assistência e cuidados para pessoas idosas Terça da Serra surgiu em Campinas (interior de São Paulo) após a doutora Joyce Duarte Caseiro passar por uma situação: querer ver um tratamento mais humanizado para o avô, que, na época, tinha 83 anos. “O fato de ser uma tendência já é um grande atrativo para se investir nesse mercado, além disso, existe uma escassez de qualidade muito grande nesse tipo de serviço, o que “torna o trabalho da Terça da Serra mais fundamental”, pondera.
Em todos os locais que a rede inaugure uma unidade, já existe uma demanda reprimida onde é possível atender. “O outro motivo da importância do público 50+ para a rede é que os filhos dos idosos que moram nos residenciais têm 50 anos ou mais. Então, o cliente da Terça da Serra é um senhor ou senhora a partir de 50 anos, que tem os pais idosos e necessitam desse tipo de assistência para seus familiares”, complementa Joyce.
RAIO-X
Investimento Inicial: a partir de R$500 mil
Taxa de franquia: a partir de R$95 mil
Capital de giro: R$40 mil
Royalties: 5%
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento bruto mensal: R$100mil
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
DE OLHO NO MERCADO ATÉ CURSOS JÁ FORAM CRIADOS
A economia prateada está tão em alta que um curso vai abordar o crescimento desse mercado. Oferecido pelo lnsper, o “Negócios para a Longevidade” começa no dia 7 de fevereiro de 2022.
A formação terá 33 horas, e a proposta é oferecer aos alunos a oportunidade de entender a relevância e o potencial do segmento sênior, a partir das mudanças demográficas sentidas no Brasil e da importância do foco no curso de vida.
O curso também prioriza a discussão de caminhos para o envelhecimento saudável, a ênfase na diversidade etária nas instituições e o combate ao “idadismo” (o preconceito de idade) para o fortalecimento da economia nacional e mundial, “O foco é preparar os alunos para atenderem com excelência o segmento prateado, que é exigente e sabe o que quer. Urge a necessidade de quebrar a barreira do preconceito etário, mostrando a relevância do ‘novo idoso’ e a heterogeneidade deste grupo. O curso é em essência um aprendizado sobre nosso processo de envelhecimento como país e as decorrentes consequências econômicas e sociais”, afirma o docente-líder da iniciativa, Sérgio Duque Estrada.
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