ESTAR BEM

PÃO SEM GLÚTEN É MAIS SAUDÁVEL DO QUE O NORMAL?

Especialistas explicam: produtos que não são à base de trigo deveriam ser destinados a pessoas portadoras da doença celíaca, já que essas opções costumam ter mais gordura, açúcar e sal, além de serem mais caras e mais perecíveis

No mercado que frequento, a seleção de pães se estende por um corredor inteiro. E, em meio a bolos e pãezinhos, algumas opções são sem glúten, que podem custar mais que seus equivalentes à base de trigo. Seriam eles uma escolha mais nutritiva? Como costuma ser o caso com dúvidas sobre nutrição, a resposta é individual, disse a nutricionista Jerlyn Jones, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos. Para a maioria das pessoas, escolher um pão sem glúten em vez do feito à base de trigo não é uma opção necessariamente mais nutritiva, e os pães sem glúten podem pesar mais no bolso, uma vez que costumam ser mais caros e têm uma vida útil mais curta, completou Jones.

O glúten é uma proteína encontrada nos grãos de trigo, cevada e centeio. No pão tradicional feito com farinha de trigo, o glúten forma uma rede de proteínas que torna a massa coesa e elástica e dá ao pão aquela textura extremamente satisfatória e macia.

Mas o glúten ou outros componentes do trigo podem causar problemas de saúde em algumas pessoas. Para cerca de 1% da população mundial portadora da doença celíaca, uma condição autoimune grave desencadeada pela ingestão de glúten, a proteína causa danos intestinais que podem prejudicar a absorção de nutrientes e levar a sintomas como diarreia, perda de peso, fadiga, anemia, bolhas, coceira e irritação na pele. A única maneira eficaz de controlar a doença celíaca é evitar totalmente o glúten por toda a vida.

Para outras pessoas com sensibilidade mais branda relacionada ao trigo, comer o grão não causa os danos intestinais da doença celíaca, mas pode gerar desconforto gastrointestinal e sintomas como a fadiga e dor de cabeça, que geralmente desaparecem quando o trigo é evitado. Não está claro quantas pessoas manifestam essa condição, chamada de sensibilidade não celíaca ao trigo, mas pode ser mais comum do que a doença celíaca.

Uma terceira condição, muito menos relacionada ao trigo comum, é a alergia ao trigo, que pode causar reações como diarreia, vômito, inchaço facial ou dificuldade para respirar de minutos a horas após ingerir o trigo.

CRENÇAS INFUNDADAS

Se você tem doença celíaca, sensibilidade ao trigo ou alergia ao trigo, escolher um pão sem glúten é claramente a melhor escolha. No entanto, em uma pesquisa de 2017 com mil pessoas nos EUA e Canadá que compraram mantimentos sem glúten, 46% disseram que escolheram esses produtos por outros motivos que não uma rendição médica. Entre suas principais motivações: querer reduzir a inflamação ou consumir menos ingredientes artificiais, acreditar que produtos sem glúten são mais saudáveis ou mais naturais e pensar que eles ajudariam na perda de peso.

Mas nenhuma dessas crenças é verdadeira, disse a nutricionista Anne Lee, professora assistente de medicina nutricional da Universidade Columbia em Nova York.

“Normalmente, os produtos sem glúten têm mais gordura, mais açúcar, mais sal e menos fibras, vitaminas B e ferro”, disse ela.

Fazer pão sem glúten é um desafio tecnológico, e as fabricantes tendem a confiar em ingredientes como farinhas feitas com arroz refinado, batata ou tapioca, que contêm muito menos proteínas e fibras do que a farinhas de trigo, disse Lee. A maioria das farinhas de trigo refinadas usadas nos EUA são enriquecidas com ferro e vitaminas B, ácido fólico, niacina, riboflavina e tiamina, enquanto as farinhas usadas em produtos sem glúten geralmente não contêm esses nutrientes adicionados.

As fabricantes de pães sem glúten também costumam adicionar açúcar, gordura e sal a seus produtos para torná-los mais saborosos, disse Lee. E por normalmente comerem mais água, gordura e amido refinado do que os pães à base de trigo, eles estragam e envelhecem mais rapidamente. Por essas razões, ficar sem glúten nem sempre é a melhor escolha.

“Se você acha que tem intolerância ao glúten, antes de retirá-lo de sua dieta, consulte um gastroenterologista e realmente faça o teste apropriado”, aconselha Lee.

Além disso, a doença celíaca é mais difícil de ser diagnosticada em pessoas que já eliminaram o glúten de suas vidas, alerta.

Também há qualidade de vida a ser considerada. Restringir sua dieta pode deixa-lo  mais ansioso em situações sociais ou mais relutante em experimentar alimentos caseiros nas refeições familiares, disse Jones. O alimento “não é apenas combustível   para nossos corpos, mas também nos dá prazer”, acrescentou ela, referindo-se a quem evita o glúten sem motivo médico.

Para seus pacientes que precisam eliminar o glúten, Lee recomenda pensar menos em produtos processados sem glúten e mais em alimentos integrais, como frutas, vegetais, feijão e grãos sem glúten, além de sementes como amaranto, trigo sarraceno, quinoa, teff e painço.

“Se você fizer uma dieta sem glúten usando alimentos naturalmente sem glúten, sua alimentação pode ser incrivelmente saudável”, disse ela.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: