ACUMULAR OU NÃO ACUMULAR, EIS A QUESTÃO
Todas as coisas em nossas gavetas, armários e cantos são um perigo, mas existem maneiras de mantê-las sob controle. Veja quatro dicas de como organizar os espaços

Muitas pessoas aproveitaram as longas e solitárias horas das quarentenas da Covid-19 para limpar seus armários, gavetas e guarda-roupas, livrando-se de itens que não servem mais ou de produtos vencidos e arquivos não mais relevantes. Eu fui uma delas e entrei de cabeça no “bota-fora”: vestidos e ternos mal ajustados, sapatos nos quais eu não conseguia mais andar, centenas de recipientes de plástico e vidro vazios.
Pessoas como eu, que enchem de coisas os armários ou cômodos vazios desde que os espaços de convivência permaneçam em ordem, não chegam ao limite de acumular, que é considerado um diagnóstico psiquiátrico. Mas a desordem tem seus próprios riscos, como os estresses clínicos e repetidos que podem surgir ao procurar freneticamente em pilhas de bagunça por um papel importante ou correr para limpar uma bagunça antes que as visitas cheguem.
A desordem também distrai, roubando a atenção de pensamentos e tarefas valiosos. Consome tempo e energia e reduz a produtividade. Um estudo de 2015 na Universidade St. Laurence mostrou que quartos bagunçados têm relação com sono ruim.
Você pode se perguntar por que pessoas como eu colecionam tantas coisas que provavelmente nunca irão precisar. O medo de acabar é uma das razões pelas quais muitas vezes compro a granel. Quando me sinto deprimida, também acabo me entregando à terapia do varejo, muitas vezes comprando coisas que não preciso.
Alguns também se sentem compelidos a se apegar ao passado, ou, por culpa do sentimento, acham difícil abrir mão de presentes inúteis de pessoas que amam.
Aqui vão quatro dicas para manter a organização e arejar a cabeça neste final de ano:
ESTABELEÇA UM PLANO
Você pode querer ir de cômodo em cômodo ou focar em uma categoria, como casacos ou sapatos, ou evite mudar de curso no meio do caminho antes de terminar a tarefa já iniciada;
VÁ COM CALMA
Estabeleça metas razoáveis com base no seu tempo disponível e energia. Se um armário inteiro for muito intimidador, mesmo uma tarefa tão pequena como limpar itens de uma única gaveta ou prateleira pode ajudar você a começar a trilhar a direção certa:
Se uma abordagem mais gradual for mais administrável, considere a sugestão da minha amiga Gina: manter um recipiente em cada cômodo para as desistências. Quando ela experimenta algo que não cabe mais ou não parece bom, vai direto para a sacola de doações, não volta para o armário;
Se necessária, peça ajuda de um amigo, parente ou consultor pago que não tenha o mesmo apego pelos seus bens;
SEPARE POR CATEGORIAS
Crie três pilhas: manter; doar e descartar. Não duvide de sua avaliação inicial; imediatamente jogue fora a pilha de descarte e agende uma coleta para as doações ou leve-as para um destino digno;
Se a sua desordem inclui itens que você está armazenando para outras pessoas, considere dar a ele, um prazo para retirá-los ou sugerir que eles aluguem um armário em um depósito;
NÃO VOLTE ATRÁS
Finalmente, evite retroceder. Resistir à tentação de reabastecer os espaços que você liberou com mais coisas.
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