A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

SAIBA CULTIVAR A RESILIÊNCIA E SER MAIS FELIZ EM 2022

A vida na pandemia não precisa ser apenas uma tarefa de sobrevivência. É possível se tornar mais forte e pronto para o próximo desafio, afirmam especialistas. Dicas de como ter uma rede de apoio e interromper o ciclo de estresse ajudam no processo

Maimuna Majunder sentiu-se tão bem preparada quanto uma pessoa poderia estar quando a pandemia de Covid-19 começou, no início de 2020. Como epidemiologista de doenças infecciosas na Faculdade de Medicina de Harvard e no Hospital Infantil de Boston, ela vinha estudando doenças emergentes há uma década. Mas essa era pessoal.

Ela perdeu colegas para a Covid -19 e o suicídio durante esse período. Seu tio passou um tempo em uma unidade de terapia intensiva em Bangladesh. Durante longos dias de trabalho, ela se esquecia de comer por 14 horas seguidas. Ao mesmo tempo, Majunder. uma mulher muçulmana que fala publicamente sobre a pandemia, enfrentou vários ataques e ameaças nas redes sociais.

Para evitar desmoronar com o estresse, ela se concentrou no trabalho e buscou grupos de apoio, além de dedicar pelo menos 15 minutos por dia ao cuidado de si mesma com atividades criativas, como pintura, e estabelecer laços profundos com os colegas de trabalho. Todas essas etapas, disse ela, ajudaram a preservar seu bem-estar.

“Todos nós passamos por uma experiência realmente traumática em resposta a essa pandemia, mas passar por isso juntos foi uma experiência unificadora”, disse ela. “ Isso é algo pelo qual sou muito grata”.

A saúde mental se tornou uma pandemia dentro  da própria pandemia de  Covid, com taxas crescentes de ansiedade, depressão e esgotamento. Mas alguns estudos mostram que uma parte substancial dos adultos encontrou suas maneiras de contornar o problema. Essa tendência ilustra o potencial humano para o que os psicólogos chamam de resiliência, a capacidade de se recuperar de experiências negativas e suportar as adversidades.

Como acontece em qualquer crise, algumas pessoas se tornaram ainda mais fortes do que eram antes da pandemia – com mudanças positivas na maneira como elas veem a si mesmas, seus sentimentos ou seus relacionamentos. Os psicólogos chamam essa reação de crescimento pós-traumático.

A boa notícia é que tanto a resiliência quanto a capacidade de superar as adversidades podem ser cultivadas, seja nos melhores ou piores momentos. Estudos sugerem que uma série de estratégias – como buscar apoio de amigos, cultivar uma perspectiva positiva e interromper o estresse – podem moldá-lo para permanecer forte, ou até mesmo ficar mais forte, em momentos difíceis.

Resiliência é um conjunto de habilidades que a pessoa desenvolve”, disse Steven Southwick, psiquiatra especializado em estresse pós-traumático na Escola de Medicina de Yale.  “E virtualmente qualquer um pode aprender a ser mais resiliente”.

Aqui vão quatro dicas para ajudar você a cultivar a resiliência em 2022.

CONSTRUA UMA FORTE REDE DE APOIO

Uma semana depois que o Canadá implementou as restrições sanitárias contra a Covid-19, em março do ano passado, Simon Coulombe, um pesquisador de psicologia e relações industriais da Universidade Lavai, em Quebec, e Tyler Pacheco, um estudante de PhD em psicologia da Universidade Wilfrid Laurier , em Waterloo, começaram a pesquisar mais de mil canadenses em idade adulta sobre seu bem-estar.

Eles repetiram o experimento algumas semanas e dois meses depois do início da pandemia. Os participantes relataram muito estresse devido à insegurança no trabalho ou ao medo do vírus e, para muitos, esse estresse estava relacionado à sensação de que a vida havia perdido parte de seu significado. Mas o apoio e a interação sociais acabaram protegendo as pessoas de parte desse estresse, uma tendência que persistiu por meses, disse Coulombe.

Algumas pessoas provavelmente nascem mais resilientes do que outras, acrescentou, mas há muito espaço de manobra para se fortalecer, e construir uma rede de apoio é um dos maiores fatores de proteção, de acordo com décadas de estudos.

ENCONTRE MOMENTOS DE OTIMISMO

Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, segundo pesquisas, até 70% das pessoas disseram que se sentiram deprimidas. Mas 60% também relataram que seus relacionamentos pareciam ter ficado mais fortes, junto com sentimentos de afeto pelos seus entes queridos. Com base em um estudo com várias dezenas de estudantes universitários da época, os pesquisadores concluíram que a gratidão, o amor e outras emoções positivas que surgiram nas semanas posteriores ao evento, e mesmo em meio a problemas para dormir e para se concentrar, forneceram uma proteção crucial contra a depressão.

Para cultivar a positividade, os pesquisadores recomendaram buscar conforto nas crenças espirituais ou religiosas, fazer atividades agradáveis e conversar sobre os melhores momentos – na terapia, se necessário. Humor, relaxamento r pensamento otimista podem ajudar a evocar positividade e facilitar o enfrentamento em meio a tempos difíceis, de acordo com estudos que datam da década de 1990.

Mesmo que o otimismo não seja algo natural para você, é uma habilidade que pode ser cultivada, disse George Everly Jr., psicólogo e especialista em saúde pública da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, que fez pesquisas com pacientes em diálise e veteranos de guerra.

“Há pesquisas da neurociência indicando que, mesmo que você tenha nascido pessimista, pode se tornar um otimista”, disse ele. “Devemos partir daí e dizer: quais são as lições aprendidas?

INTERROMPA O CICLO DE ESTRESSE

Reduzir o estresse que você sente em resposta a eventos traumáticos na sua vida pode ser psicologicamente benéfico, disse Southwick, cujo campo de pesquisa inclui o trabalho com instrutores das Forças Especiais e pessoas que sobreviveram a desastres naturais.

No cérebro, afirma, o estresse crônico pode aumentar o volume de algumas regiões em detrimento de outras, reduzindo potencialmente nossa capacidade de regular as emoções, entre outros efeitos.

Mas técnicas como atenção plena (mindfulness) e exercícios respiratórios (respirações lentas e profundas ou exalações prolongadas) ativam as regiões do cérebro responsáveis pela atenção, as emoções e a autoconsciência. Essas mudanças, por sua vez, são capazes de Interromper a progressão do medo para a ansiedade e ajudar a facilitar a cura.

Vale a pena tomar medidas agora para proteger sua saúde mental para o futuro, dizem os especialistas. Em uma revisão de 2019, pesquisadores relataram que programas desestresse e encontrar significado em suas experiências levaram a uma melhora da saúde mental e maior qualidade de vida.

ABRACE A MUDANÇA

Ninguém deve se sentir mal por estar experimentando um estado deprimido, disse Southwick. O sofrimento extremo é um pré-requisito para o crescimento pós-traumático e pode levar meses ou anos para que esse crescimento aconteça. Estresse e enfrentamento costumam ocorrer ao mesmo tempo. Mas uma mudança dramática em sua vida pode leva-lo a reavaliar o que é importante, e isso pode ser bom.

“Vemos isso acontecer com pessoas que sobreviveram a luto, desastres naturais, acidentes automobilísticos, condições médicas e entre veteranos de guerra e pessoas que trabalham na área médica”, afirmou. “Eles podem se pegar pensando: eu sou mais vulnerável do que pensava, mas sou mais forte do que jamais imaginei.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS”

  1. A lot of interesting points in your article thank you. In the future, as we look back on the pandemic and how people coped or not, this subject of mental health strategies will be discussed in schools throughout the world.
    Stay safe
    Steve

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão encerrados.

bencesizeuyarmi

'' Nature constantly imitates art .''

Tantra Mantra Specialist Astrologer solve your love problems

Tantra Mantra Specialist Astrologer Provide Love back, marriage solution, ex back and other all type of astrology Services

Güz Mavisi

Mesele Biraz Okumak

Monica e lo Scrapbooking

Trovate tutorial e suggerimenti per creare con le vostre mani. Tutto sullo Scrapbooking.

The Paltry Sum

Detroit Richards

VEYSEL ISSI

OKUYUNUZ

Printer Driver App

Download Printer Drivers & Software

ATFK

𝖠𝗇𝗈𝗍𝗁𝖾𝗋 𝖶𝗈𝗋𝖽𝖯𝗋𝖾𝗌𝗌.𝖼𝗈𝗆 𝗌𝗂𝗍𝖾.

Tauty World

Blog Blogging Story Magazine eBook Podcast

Alcançando Metas👉31984915576

Dinheiro ,vendas ,leis universais

Tiny Life

mostly photos

Onde Q tem?

Qual serviço ou produto está procurando?

Speranze Letterarie

Lettura racconti gratis - Free reading of novels

blog viaungarettidue

18-3-2022 ( testi e fotografie dell'autore)

ピロキャンナビ

知りたい事は、何ですか?

%d blogueiros gostam disto: