ESTAR BEM

SUPLEMENTOS DE COLÁGENO REALMENTE IMPACTAM PELE, CABELO, UNHAS E ARTICULAÇÕES?

Benefícios parecem ser limitados, explicam especialistas, que não fazem indicação da suplementação para pacientes com osteoartrite

O colágeno é a principal proteína estrutural em animais, incluindo os seres humanos, desempenha um papel vital em tecidos como ossos, tendões, ligamentos, cartilagem e pele.

Também é cada vez mais popular em suplementos nutricionais, que afirmam repor esses mesmos tecidos.

“Consuma mais colágeno animal na forma desses suplementos, e você terá pele, cabelo e unhas mais saudáveis, além de acalmar as articulações e ajudar a função digestiva’, prometem os rótulos.

Tais suplementos são feitos de tecidos animais ricos em colágeno que poderiam serdescartados pelos processadores de carne, como pele e ossos de bovinos e suínos, bem como escamas e pele de peixe. Asproteínas são primeiro desnaturadas para formar gelatina e depois quebradas em fragmentos menores antes de serem incorporadas em produtos como pós, gomas, cápsulas e barras de proteína.

Suplementos comercializados como “colágeno à base de plantas” não contêm realmente colágeno: eles afirmam ajudar a produção de colágeno com uma mistura de aminoácidos, vitaminas e minerais.

PESQUISAS INCONCLUSIVAS

Qualquer benefício possível de um suplemento como o colágeno depende de como ele é digerido e absorvido no trato gastrointestinal e se os produtos da digestão podem chegar aos tecidos-alvo e ter um efeito terapêutico. Algumas pesquisas analisaram partes dessa sequência e indicaram alguns possíveis benefícios, mas a história está longe de estar completa.

Veja a pele, por exemplo. O colágeno é uma das principais proteínas da derme, contribuindo para sua firmeza e elasticidade, explica Diane Berson, professora associada de dermatologia na Faculdade de Medicina Weill Cornell, em Nova York. A partir dos 20 anos, começamos a perder colágeno da pele, e ele pode ser ainda mais danificado pela exposição a fatores ambientais, como luz sombra, fumaça de cigarro e poluição. Tudo isso leva a flacidez, enrugamento e secura, disse Berson.

Mas ela não está convencida de que ingerir colágeno pode atenuar esses efeitos. Alguns estudos mostram que tomar suplementos de colágeno por vários meses  pode melhorar a elasticidade, a umidade e a densidade do colágeno na pele, mas Berson observa que são estudos pequenos e patrocinados pelas fabricantes dos  produtos, aumentando a chance de vieses na pesquisa.

“Não acho que esteja em posição de ridicularizá-los e dizer que isso definitivamente não funciona. Mas, como médica, gostaria de ver mais ciência baseada em evidências”, disse ela.

Em vez disso, Berson enfatiza a importância de usar proteção solar, manter uma dieta saudável, beber muita água, evitar a fumaça do cigarro e dormir o suficiente – todas formas de cuidar do colágeno que você já tem, em vez de tentar reabastece-lo com suplementos”, concluiu.

Existem poucas pesquisas sobre os efeitos do consumo de colágeno no cabelo e nas unhas. Um pequeno estudo descobriu que diminuiu a quebra da unha, mas faltou um grupo de controle para comparação. Outro produto que inclui colágeno como um dos muitos ingredientes parece melhorar o crescimento do cabelo, mas é impossível dizer que papel ele pode desempenhar nessa mistura.

REGULAMENTAÇÃO

Letícia Deveza, bolsista de reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Sydney, na Austrália, não recomenda de forma rotineira suplementos de colágeno para pacientes com osteoartrite.

“A melhor evidência disponível sugere que eles têm apenas pequenos efeitos sobre a dor nas articulações, que provavelmente não são significativos para os pacientes”,   disse ela, acrescentando: “Minha preocupação é as pessoas confiarem demais em suplementos que não têm benefícios claramente demonstrados e negligenciar outros componentes importantes do tratamento da osteoartrite, como exercícios e controle de peso.

Suplementos de colágeno também são comercializados para atletas, mas “não há evidências que mostrem que tomar proteína de colágeno melhore sua capacidade de reconstruir ou curar”, disse Stuart Phillips, professor de cinesiologia da Universidade Mc Master em Ontário, Canadá, e autor de um recente estudo internacional sobre suplementos dietéticos.

As alegações são “em grande parte lixo”, disse ele, acrescentando que a indústria de suplementos não é bem regulamentada.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

bencesizeuyarmi

'' Nature constantly imitates art .''

Tantra Mantra Specialist Astrologer solve your love problems

Tantra Mantra Specialist Astrologer Provide Love back, marriage solution, ex back and other all type of astrology Services

Güz Mavisi

Mesele Biraz Okumak

Monica e lo Scrapbooking

Trovate tutorial e suggerimenti per creare con le vostre mani. Tutto sullo Scrapbooking.

The Paltry Sum

Detroit Richards

VEYSEL ISSI

OKUYUNUZ

Printer Driver App

Download Printer Drivers & Software

ATFK

𝖠𝗇𝗈𝗍𝗁𝖾𝗋 𝖶𝗈𝗋𝖽𝖯𝗋𝖾𝗌𝗌.𝖼𝗈𝗆 𝗌𝗂𝗍𝖾.

Tauty World

Blog Blogging Story Magazine eBook Podcast

Alcançando Metas👉31984915576

Dinheiro ,vendas ,leis universais

Tiny Life

mostly photos

Onde Q tem?

Qual serviço ou produto está procurando?

Speranze Letterarie

Lettura racconti gratis - Free reading of novels

blog viaungarettidue

18-3-2022 ( testi e fotografie dell'autore)

ピロキャンナビ

知りたい事は、何ですか?

%d blogueiros gostam disto: