SENTAR-SE POR HORAS AUMENTA NÍVEL DE AÇÚCAR E COLESTEROL
Mas estudo revela que fazer movimentos a cada 30 minutos pode diminuir impactos na saúde

Ficar sentado durante horas pode causar estragos em nossa saúde metabólica, contribuindo com o tempo para elevar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, mesmo em pessoas aparentemente saudáveis. Um novo estudo, embora pequeno, mostra que levantar-se e movimentar-se a cada 30 minutos por três minutos pode diminuir os impactos na saúde em razão de ficar muito tempo sentado. O estudo descobriu que subir vários lances de escada, fazer alguns polichinelos ou agachamentos ou mesmo dar apenas 15 passos durante esses mini- intervalos melhorou aspectos do controle de açúcar no sangue entre funcionários de escritório, sem interromper seu fluxo de trabalho.
A pesquisa, que envolveu 16 trabalhadores de meia-idade, funcionários de escritório com alto risco de diabete tipo2 ,também indica que essas pausas de três minutos duas vezes por hora representam a quantidade mínima de movimento necessária para proteger a saúde metabólica. Embora 15 passos duas vezes por hora possam ser um bom começo, eles não devem ser nossos únicos passos para reduzir o tempo que ficamos sentados.
Para maioria, sentar é uma constante. Segundo estudos epidemiológicos, os adultos nos Estados Unidos ficam sentados por cerca de 6 horas e meia por dia, e a maior parte desse tempo não é interrompida para ficar de pé ou dar uma volta. Essa lassidão postural se acelerou durante a pandemia.
Como escrevem os autores do novo estudo, “cada hora gasta em posturas sedentárias (isto é, sentado ou deitado) aumenta o risco de síndrome metabólica e diabete tipo 2”. Culpe os músculos flácidos. Quando estamos sentados, os músculos de nossas pernas, que são os maiores em nosso corpo e geralmente estão ativos e famintos, quase não se contraem, portanto, requerem o mínimo de combustível e absorvem pouco açúcar de nossa corrente sanguínea. Eles também não liberam substâncias bioquímicas que normalmente ajudariam a quebrar os ácidos graxos no sangue. Quando nos debruçamos sobre as mesas, o açúcar no sangue e o colesterol se acumulam em nossa corrente sanguínea.
PAUSAS QUE AJUDAM.
Felizmente, pausas frequentes para sair da posição sentada melhoram o controle de açúcar no sangue e os níveis de colesterol. Este novo estudo, publicado em agosto no The American Journal of Physiology: Endocrinology, an Metabolism, um consórcio internacional de cientistas, decidiu observar o que aconteceria se funcionários concordassem em interromper seu tempo sentado, ao longo de três semanas. Eles começaram recrutando 16 homens e mulheres de meia-idade em Estocolmo com empregos sedentários em escritórios e um histórico de obesidade, que os colocava em alto risco de problemas metabólicos como diabete. Eles verificaram a saúde metabólica dos voluntários na época e pediram que usassem monitores de atividade por uma semana, para obter números de base.
Em seguida, metade dos voluntários continuou com sua vida normal, como grupo de controle, e o restante baixou um aplicativo para smartphone que os alertava a cada 30 minutos durante o trabalho para que se levantassem e se mantivessem ativos por três minutos. Eles andaram por corredores, escadas, marcharam no mesmo lugar. Eles tinham de dar um mínimo de 15 passos antes que o aplicativo registrasse seu movimento como uma pausa.
O experimento continuou por três semanas. O grupo de controle apresentou problemas contínuos com resistência à insulina, controle de açúcar no sangue e níveis de colesterol. Os outros voluntários, que se levantaram e se movimentaram durante o trabalho, apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue quando em jejum pela manhã, o que significa que seus corpos controlaram melhor o açúcar no sangue durante a noite, um indicador potencialmente importante da saúde metabólica.
Você precisa fazer login para comentar.