OUTROS OLHARES

LIFTING CASEIRO NÃO TEM EFICÁCIA COMPROVADA

Populares nas redes sociais, massagens com aparelhos portáteis de microcorrentes ou rolos de pedra podem melhorar a drenagem linfática, mas não promovem a produção de colágeno, afirmam especialistas

Levante a mão se você já esticou a pele do rosto depois de se olhar no espelho, só para ver como você ficaria. Parabéns: você acabou de fazer um lifting facial em casa. Por alguns segundos, pelo menos.

Segundo um relatório da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, os americanos gastaram USS 16,7  bilhões em procedimentos cosméticos em 2020, quase USS 1, 9 bilhão em plástica facial. Perdendo apenas para a remodelação do nariz e das pálpebras, o lifting foi a terceira intervenção cosmética mais popular, com 234.374 cirurgias no ano passado –  um aumento de 75% em relação aos 20 anos anteriores.

Mas, e se você pudesse esculpir seu rosto sem precisar de cirurgia estética, sentado no sofá de casa? Plataformas de mídia social como Tik Tok e Instagram estão repletas de tutoriais de beleza que oferecem maneiras de “dar um tapa” na sua aparência por meio de massagem facial, aparelhos de microcorrente e até mesmo fita adesiva.

É POSSÍVEL CONSEGUIR RESULTADOS DE LIFTING FACIAL COM MÉTODOS CASEIROS?

Para ser franco, não.

“O “lifting facial caseiro” é um ótimo termo de marketing”, disse Jacob Steiger, um cirurgião plástico facial na Flórida. “Mas o que você vai conseguir em casa é apenas tratar da pele. Você nunca vai chegar a uma profundidade suficiente para consertar os ligamentos do rosto.

Nossos rostos contêm ligamentos que sustentam as estruturas da bochecha, do queixo e do pescoço. Conforme as pessoas envelhecem ­ geralmente por volta dos 40 ou 50 anos – elas podem começar a ceder, provocando bochechas caídas e papadas.

Um lifting facial, ou ritidectomia, é um procedimento “que levanta as estruturas da face” que estavam causando a aparência flácida, disse Steiger. Isso resulta em um rosto mais estreito e com contornos que podem fazer você parecer mais jovem.

Você pode melhorar a textura da pele com resurfacing a laser, ou laserterapia, com um dermatologista, ou criar a ilusão de um lifting com preenchimentos injetáveis. Você pode até mesmo esticar áreas ”problemáticas” com terapia de rádio frequência, um procedimento não cirúrgico de retesamento da pele que aquece camadas mais profundas para estimular a produção de colágeno e elastina.

Mas, mesmo esse procedimento tem limites, disse Debra Jaliman, dermatologista da cidade de Nova York.

Uma prática antiga bastante conhecida é a da fita adesiva, que as atrizes do cinema clássico costumavam usar. Mas a dermatologista Michele Green lembra que isso é apenas um truque:

“Quando você remove a fita, tudo volta ao estado anterior, como um castelo de cartas.

OS APARELHOS PORTÁTEIS DE MICROCORRENTES, FUNCIONAM?

Dispositivos de tonificação facial de microcorrentes, como os da NuFace e Zlip, afirmam levantar e enrijecer a pele usando uma corrente elétrica de baixa voltagem para estimular os músculos faciais na produção de colágeno e elastina. Mas os especialistas são indiferentes quanto à sua eficácia.

“Não há muitos dados substanciais ou estudos bem conduzidos mostrando fortes evidências de que esses dispositivos realmente promovem a tonificação da pele”, disse Rina Allawh, dermatologista na Filadélfia, segundo a qual algumas melhorias notadas por pacientes podem vir do soro utilizado no processo. “Muitos desses aparelhos, com bases em gel que contêm ácido hialurônico, um ingrediente que usamos em preenchimentos para ajudar a aumentar a elasticidade da pele”.

A MASSAGEM FACIAL PODE AJUDAR?

Massagear o rosto com um pedaço de jade ou quartzo rosa pode estar em alta nas redes sociais, mas os rolos gua sha e de jade têm sido usados na medicina chinesa há séculos para mover o fluxo de ”chi” (ou energia) do corpo e aliviar dores musculares e tensão, disse Giselle Wasfie, especialista em medicina chinesa e fundadora da “Remix Acupuntura e Saúde Integrativa, com sede em Chicago.

Sua utilização pode aumentar o fluxo sanguíneo, melhorar a drenagem linfática e reduzir a inflamação e o inchaço, além de ajudar a aliviar a tensão dos músculos do rosto e da mandíbula. Mas o que ele não fará é promover a produção de colágeno ou apagar rugas, alertou Allawh.

O QUE POSSO FAZER EM CASA PARA TER UMA APARÊNCIA MAIS JOVEM?

O melhor é investir em produtos para a pele, aconselha Jaliman. Um retinol, tônico de ácido glicólico, soro de vitamina C e um creme com niacinamida podem “realmente fazer sua pele ficar linda em casa”, disse ela. Você também pode experimentar um produto com ácido hialurônico para hidratação e um creme para os olhos com peptídeos para estimular a produção de colágeno. E, claro, o uso de protetor solar é fundamental.

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: