MOVIMENTO ‘DESMOTIVACIONAL’ GANHA FORÇA
Durante a pandemia, redes sociais foram tomadas por memes que fazem piada do trabalho dos coachs e alertam para o excesso de positividade tóxica no trabalho

Os brasileiros alcançaram a maior taxa de ansiedade e de depressão entre 11 países analisados na pesquisa ”Mental Health Among Adults During the Covid- 19 Pandemic Lockdown” feita pela OMS. Neste contexto, frases como “Trabalhe enquanto eles dormem” surgiram como antídotos oferecidos por coaches, mas mostraram-se memes, ou melhor, frases desmotivacionais. “Aí vem o questionamento dessa exigência de um funcionamento positivo o tempo inteiro. A vida é feita de altos e baixos”, diz Paula Dione, psiquiatra da Holiste Psiquiatria.
A diretora de marketing da Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching, Magnólia Abramo, acredita que “muitos que se dizem profissionais de coaching, por desinformação, acham que estão prontos para lidar com a natureza humana, e isso não é verdade”.
OS MEMES
A produtora de conteúdo Mila Costa resgatou vivências para produzir cenas satíricas de trabalho. Em um dos vídeos que compartilhou no Instagram, ela simula presentes inusitados de funcionários em uma comemoração ficcional. “Parabéns pelos seus 10 anos de empresa! Lapiseira é para quando você achar que acabou todas as forças você trabalhar mais e lembrar que sempre tem carga para botar”, ela dizia.
Falar de uma forma satírica sobrea romantização do excesso de trabalho não é estimular o pessimismo e a negatividade, defende Mila, é encontrar o equilíbrio. “Tem aquela pessoa que diz: ‘Vai da tudo certo’. Depois de, ‘pode não dar’.”
Outra integrante do movimento “desmotivacional” é Luíza Voll, sócia da plataforma de conteúdo e mídia Contente -, que lançou um desabafo no Instagram sobre o perigo das narrativas únicas ensaiadas por coaches: conquistas acompanhadas de fórmulas ou receitas, que, como efeitos colaterais, afetam a autoestima a longo prazo. ”Nos culpamos, nos sentimos inferiores”, dizia no post. A necessidade de identificação foi repercutida na pandemia, principalmente pela nova noção de tempo, diz ela. “A gente viu uma completa falta de contorno, do início do trabalho, da hora do almoço, de um momento de descanso, das relações. Isso aos poucos nos adoece.”
Como efeito, os memes surgem para gerar uma provocação de que nada é definitivo.
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