ESTAR BEM

AERÓBICO ANTES DA MUSCULAÇÃO TRAZ GANHO DE MASSA MAIOR

Estudo desvendou antiga polêmica sob a ordem dos exercícios cardiovasculares e de resistência com análise molecular

Andar ou correr antes de malhar pode ampliar os efeitos da série anaeróbica, de acordo com um novo estudo sobre os impactos moleculares da combinação de exercícios cardiovasculares e de resistência em um único trino. A pesquisa, que analisou oito homens fisicamente ativos, descobriu que praticar 20 minutos de pedalada intensa pouco antes da malhação de membros superiores altera o funcionamento interno dos músculos, preparando-os para crescer mais do que apenas com levantamento de peso.

O novo artigo, publicado na revista Scientific Reports, oferece orientação prática sobre como estruturar um treino de academia para obter o máximo benefício. É também um lembrete estimulante de quão potentes e abrangentes podem ser os efeitos do exercício.

Por décadas, treinadores e cientistas debateram se e como misturar exercícios cardiovasculares e de resistência. Alguns pequenos estudos sugerem que a combinação dos dois pode aumentar os ganhos prováveis de cada um, especialmente do treinamento de resistência – quase todos esses experimentos foram realizados em homens. Mas, outras pesquisas  indicam que exercícios aeróbicos podem reduzir as melhorias de força decorrentes do levantamento de peso.

Os autores de alguns desses estudos especulam que as mudanças moleculares dentro dos músculos, causadas pela caminhada ou corrida, acabam dificultando alguns dos outros resultados desejáveis do levantamento de peso, um efeito chamado interferência do exercício. A fadiga muscular também pode ter um papel importante, já que, na maioria dos estudos que combinam cardio e resistência, os voluntários exercitam apenas a parte inferior do corpo, usando as pernas tanto para caminhar ou correr, por exemplo, como para o exercício de força. Cansados com o trabalho anterior, imagina-se, os músculos das pernas podem ficar incapazes de responder idealmente ao treinamento anaeróbico.

Mas, e se os dois tipos de exercício visassem grupos de músculos completamente diferentes, como pernas durante a pedalada e braços durante a série de musculação? Esse foi o cenário apresentado por Marcus Moberg, professor da Escola Sueca de Esportes e Ciências da Saúde em Estocolmo, que estuda saúde muscular e metabolismo. Nesse caso,o exercício cardiovascular para a parte inferior do corpo aumentaria os benefícios do treinamento com pesos para a porção superior do corpo? Ou teria impacto nulo ou negativo?

Para saber mais, ele e seus colaboradores recrutaram oito homens adultos ativos em Estocolmo e os convidaram ao laboratório para medir sua aptidão aeróbica e força atuais. Então, depois que os homens se familiarizaram com o equipamento de treino do  laboratório, os pesquisadores pediram a eles, em uma visita separada, que completassem um treino de duas partes.

Os homens começaram com uma pedalada intensa intervalada. Depois de alguns minutos de descanso, eles passaram a usar aparelhos de musculação para a parte superior do corpo. Em outra visita ao laboratório, o grupo completou a mesma série de levantamento  de peso, mas sem pedalar antes.

Os pesquisadores coletaram sangue e colheram amostras de tecido muscular do bíceps dos homens antes, imediatamente depois, 90 minutos depois e três horas após cada treino – o principal motivo pelo qual as mulheres não foram incluídas, disse Moberg, foi que os tríceps menos desenvolvidos delas tornam essas biópsias repetidas difíceis e possivelmente prejudiciais.

NO MICROSCÓPIO

Finalmente, os cientistas examinaram microscopicamente as amostras, procurando substâncias que indicassem como seus músculos respondiam aos exercícios, com ênfase especial nas proteínas e marcadores de atividade genética que se acredita influenciarem a resistência cardiovascular e a produção de massa muscular.

Eles os encontraram. Depois da sessão em que apenas realizaram o treinamento de peso, os músculos dos homens fervilhavam de proteínas e marcadores genéticos conhecidos por ajudar a iniciar o crescimento muscular. Essassubstâncias também abundaram após o treino que incluiu a pedalada, mas foram acompanhadas por outras proteínas e atividades genéticas associadas a uma resistência melhorada.

Com efeito, após o treino duplo, os músculos dos homens pareciam preparados para aumentar tanto em tamanho quanto em resistência, sem nenhuma evidência de que a pedalada havia interferido, em nível molecular, no levantamento de peso. Em vez disso, o exercício aeróbico parecia ter ampliado e intensificado os benefícios.

“A descoberta mais fascinante é que alguns fatores bioquímicos evocados pelo exercício cardiovascular das pernas entraram na corrente sanguínea e foram capazes de Influenciar processos em um grupo de músculos completamente diferente, e de uma forma que parece ser benéfica para a adaptação do treinamento de braços”, disse Moberg. “É quase como se o exercício de resistência realizado pelas pernas estivesse sendo transferido até certo ponto para os braços”.

Questionado sobre o experimento ser limitado a homens, Moberg disse que “não há nenhuma razão para acreditar que os efeitos seriam diferentes nas mulheres”, acrescentando que ele e seus colegas esperam incluí-las nos próximos experimentos com menos biópsias.

O estudo conduzido por Moberg também foi de curto prazo e analisou exercícios de cardio seguidos de treinamento com peso, e não o contrário. Alguns experimentos anteriores sugerem que levantar peso antes tem pouco impacto, para melhor ou pior, no exercício aeróbico posterior. Mas esses estudos se concentraram nas pernas, então ainda não se sabe se trabalhar os braços antes do cardio pode valer a pena ou vice-versa.

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: