A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

FRIO AMENIZA OS SINTOMAS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Estudo suíço mostrou que o efeito das baixas temperaturas sobre o sistema imunológico pode reduzir inflamação

Um conhecido mecanismo ocorrido no corpo humano serviu de base para uma descoberta importante no tratamento da esclerose múltipla. Já se sabia que, quando exposto a baixas temperaturas, o organismo sofre uma redução natural de suas defesas. Agora, pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, deram uma aplicação inovadora para esse princípio: o combate aos sintomas de doenças autoimunes.

Esse efeito do frio pode ser explicado por sua ação no sistema imunológico, que é mobilizado para manter a temperatura corporal estável. Direcionado pelos pesquisadores para aliviar os sintomas da esclerose múltipla, o tratamento gelado teve um resultado surpreendente.

A pesquisa acompanhou durante duas semanas camundongos infectados por encefalomielite autoimune experimental (EAE), um modelo animal da esclerose múltipla, divididos em dois grupos. O primeiro foi colocado num ambiente com temperatura de cerca de 10 ºC, enquanto o segundo foi mantido em condições ambiente. Já nos primeiros dias de experimento, os cientistas observaram uma melhora significativa no quadro da doença nos espécimes do primeiro grupo.

“Isso mostra que nas baixas temperaturas existiu uma atividade inflamatória auto imune menor que na temperatura habitual. Agora, a partir desses dados, é possível extrapolar para estudos em humanos”, explica o coordenador do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Tarso Adoni.

No experimento, os sintomas ligados à locomoção diminuíram drasticamente no primeiro grupo de cobaias, com casos em que o animal nem conseguia andar e evoluiu para apenas uma paralisia sutil na cauda. Os resultados da pesquisa foram publicados no último dia 22, na revista científica Cell Metabolism.

“Seguramente é uma fronteira que abre para se estudar novos modelos e se desenharem novos trabalhos para reduzir a agressão da doença”, acrescenta Adoni.

ATAQUE AOS NEURÔNIOS

A esclerose múltipla é uma doença autoimune caracterizada pelo ataque do próprio organismo à mielina, uma camada protetora que envolve os neurônios. Esse dano afeta o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo e provoca sintomas como dormência ou formigamento, dificuldade de andar e de coordenação motora e problemas de visão.

O coordenador médico do Centro de Excelência em Esclerose Múltipla do Programa Integrado de Neurologia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Rodrigo Thomaz, detalha a relação entre baixas temperaturas e esclerose múltipla.

“Só de você esfriar um pouco o corpo do paciente, com compressas de água tendemos que nesse caso ocorre uma melhora na transmissão dos impulsos nervosos”, explica.

Segundo o especialista, os médicos sempre observaram que o frio ajuda o paciente com a doença, enquanto o calor tende a piorar. O estudo dos pesquisadores suíços pode abrir mais uma perspectiva sobre como a temperatura interfere na doença.

“Hoje a importância é entender o seu mecanismo, saber se ela tem de fato uma interferência na produção da doença autoimune e como a gente pode usar esse conhecimento para melhorar a neuro inflamação e a qualidade de vida do paciente na prática”, diz Thomaz.

EFEITO CELULAR

Os pesquisadores responsáveis pelo trabalho investigaram como funciona em nível celular a diminuição da atividade do sistema imunológico causada pelo frio, que consequentemente reduz o ataque à mielina.

Eles constataram que o esforço desviado para estabilizar a temperatura corporal provocou uma redução das moléculas do sangue responsáveis por defender o organismo de corpos estranhos, como vírus e bactérias, mas que, no caso de uma doença autoimune, ataca o próprio organismo.

Essa redução as tornou menos ativas e menos capazes de instruir a resposta imune das chamadas células T, que também desempenham um papel fundamental na defesa do corpo.Com isso, a atividade do sistema diminuiu como um todo, o que melhorou a neuro inflamação.

Os especialistas ressaltam, no entanto, que apesar de o enfraquecimento do sistema imunológico reduzir a resposta que ataca o organismo, ele também deixa o corpo humano mais suscetível à infecções por agentes que devem de fato ser combatidos. Além disso, embora o princípio tenha se mostrado eficaz para conter a esclerose múltipla, ele, destacam que as doenças autoimunes não funcionam de uma só maneira e, por isso, não é garantido que o método se aplicaria às demais.

Hoje, não há uma cura para a esclerose múltipla. Por isso, o tratamento é focado nos sintomas e realizado majoritariamente com o uso de anti-inflamatórios, em especial corticoides, além de medicamentos para regular e modular o sistema imunológico.

Há ainda uma opção mais recente e que tem se mostrado promissora: o transplante de células-tronco. Foi o caso da atriz americana Selma Blair, que foi diagnosticada em 2018. Depois do procedimento, a doença entrou em remissão. No entanto, devido à complexidade e aos altos riscos de cirurgia, ainda é uma opção pouco oferecida.

MILHÕES DE CASOS

Cerca de 2,8 milhões de pessoas no mundo vivem com esclerose múltipla. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência média da doença no Brasil é de 8,69 casos para cada 100 mil habitantes.

A doença afeta principalmente o sexo feminino, na proporção de três mulheres para cada homem, e adultos entre os 20 e 40 anos. Entre os sintomas, estão a fadiga e o comprometimento da coordenação motora.

Publicidade

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: