A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

OBESIDADE INFANTO JUVENIL CRESCE E PREOCUPA MÉDICOS

Problemas graves podem afetar saúde física e mental de crianças e adolescentes acima do peso

Adultos acima do peso sabem bem os riscos de doenças crônicas e graves, como hipertensão arterial e diabetes, que afetam a qualidade de vida e podem ser um fator de alto risco para o agravamento de outras enfermidades. Pouca gente sabe, porém, que esses mesmos problemas podem afetar crianças e adolescentes em função da obesidade, e estão se tornando cada vez mais frequentes.

Além de diabetes e hipertensão, a obesidade entre crianças e adolescentes pode causar esteatose hepática, a gordura no fígado; gerar problemas ortopédicos em membros inferiores; despertar a puberdade precocemente, com o aparecimento de pelos, crescimento de mama e do órgão genital em meninas menores de oito e meninos abaixo dos nove anos; e elevar o risco de trombose.

“A obesidade vem aumentando, mas, entre cinco e oito anos, a prevalência é ainda maior. São crianças com risco de desenvolver comorbidades que antes só aconteciam em adultos”, afirma a endocrinologista Louise Cominato, coordenadora do Ambulatório de Obesidade Infantil da Criança , do Hospital das Clínicas de São Paulo.

À essa preocupante lista de problemas de saúde , cujas consequências a crianças e ou o adolescente vai carregar para o resto da vida, há ainda os fatores psicológicos.

Muitas vezes, jovens com obesidade são alvo de bullying. “São várias questões associadas , entre os problemas psicológicos estão a ansiedade e a depressão”, destaca. Os transtornos alimentares também fazem parte desse conjunto.

“O transtorno mais comum é a compulsão alimentar periódica (ingestão de quantidades grandes de comida), mas vemos agora também, anorexia e bulimia. O paciente vai de um polo a outro.”

A obesidade pode ter várias causas (veja quadro abaixo) e, quanto mais cedo os pais identificarem o problema, menores serão os impactos na vida adulta. A endocrinologista ressalta a importância de os pais manterem a rotina das consultas médicas. “Entre outras coisas, o pediatra pesa e mede as crianças e pode analisar se há obesidade”, diz Louise.

Em casa, a endocrinologista destaca dois fatores  que podem servir de alerta. “Se a criança perde as roupas muito rápido ou usam um número muito maior do que deveria. Por exemplo, se tem cinco anos e usa o tamanho oito é bom se perguntar: será que ela é só grande?”. Há também a acantose: um escurecimento em parte do corpo em que há dobras, como no pescoço, que pode ser um sinal de resistência insulínica.”

A resistência insulínica é um problema que costuma anteceder o diabetes, quando a quantidade de glicose no corpo está muito alta e o pâncreas fica sobrecarregado.

O tempo gasto diante de telas também merece atenção: não deve ultrapassar duas horas diárias. Adotado durante a pandemia, o ensino à distância fez com que essa permanência subisse consideravelmente. “Já há artigos sobre o aumento da obesidade por conta disso. Um estudo realizado na Filadélfia com crianças e adolescentes comparou dados de junho a dezembro de 2010 e de 2020. A prevalência de obesidade subiu de 13,7% para 15,4% em todas as faixas etárias.”

A médica afirma que existem várias formas de prevenir a obesidade entre crianças e adolescentes. “Nos maiores, evitar o sedentarismo e não oferecer bebidas açucaradas, especialmente as artificiais”, diz. Ela alerta ainda que até os sucos naturais devem ser consumidos com moderação pelos pequenos.

Para  enfrentar a obesidade durante a adolescência, foi aprovado no ano passado tratamento medicamentoso seguro, que deve ser acompanhado por mudança de hábitos, como alimentação e exercícios físicos. De qualquer forma, a conversa com um médico é fundamental, sendo o primeiro passo nessa jornada.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: