A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

ELETRÔNICOS ROUBAM SONO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Noites mal dormidas nas faixas etárias observadas prejudicam o desenvolvimento, a concentração e afetam o rendimento escolar, além de provocarem alterações no comportamento. Quanto mais tempo em frente a telas, pior o desenvolvimento, dizem estudos

As crianças entre seis e 13 anos, na Espanha passam quase cinco horas por dia em frente a alguma tela. Esse dado cresce até alcançar seis horas e meia durante os fins de semana, aponta estudo da Associação para Pesquisa de Meios de Comunicação da Espanha (AIMC). Agora. a Universidade do Sul da Dinamarca fez uma revisão sistemática de 49 pesquisas sobre a relação dos aparelhos eletrônicos com o descanso entre os mais jovens (crianças e adolescentes até 15 anos), e os resultados foram publicados na revista científica BMC Public Health.

A principal conclusão é de que há uma relação direta entre o uso dos meios eletrônicos e menos horas de sono. Porém, além desta conclusão geral, os pesquisadores têm reconhecido resultados para cada faixa etária. Até cinco anos, o uso da televisão e de tablets provoca dificuldades para adormecer, além de uma menor duração do sono. O uso estendido de televisão também é associado a um aumento dos cochilos, o que sugere uma consolidação de um sono mais deficiente e padrões de sono menos maduros.

No grupo seguinte, de seis a 12 anos, o uso de telas, de maneira geral, e especialmente antes de dormir, além da presença destes aparelhos no quarto, está diretamente relacionado com deitar-se mais tarde e uma qualidade do sono inferior. Além disso, se as telas são de televisões ou celulares, há uma associação com distúrbios do sono e o despertar durante a noite.

No último período de ida de observado, formado por adolescentes de até 15 anos, o uso de aparelhos, em especial de celulares e computadores, também implicou uma redução das horas de sono, além de problemas para adormecer. Neste grupo, o uso das redes sociais foi também associado a uma má qualidade do sono.

CONSEQUÊNCIAS

A falta de descanso nesses grupos de idade pode provocar dificuldades na concentração e no rendimento escolar e alterações no comportamento, explica o vice-presidente da Sociedade Espanhola do Sono, Javier Puertas. No entanto, estas não são as únicas consequências que podem ser acarretadas:

“O hormônio do crescimento é secretado especialmente em um momento, durante um tipo de atividade cerebral chamada sonhos de ondas lentas. Se o tempo que passamos nesse período de sono for reduzido porque dormimos menos horas ou porque temos uma alteração na sua qualidade devido a interrupções, menos hormônios de crescimento são produzidos,  e pode haver diminuição do referido crescimento”, diz Puertas.

A revisão incluiu estudos realizados entre 11 de janeiro de 2009 e 31de agosto de 2019 na América do Norte, Europa, Austrália, Nova Zelândia e alguns que são a junção de pesquisas realizadas em diversos países. Os parâmetros que foram analisados são a hora de ir dormir, a qualidade e duração do sono e o cansaço no dia seguinte.

O que  todos eles têm em comum é que cobrem uma variedade de dispositivos eletrônicos: celulares, televisores, tablets, computadores e consoles de  jogos eletrônicos.   Em  relação aos  participantes, foram divididos em três períodos: de O a 3 anos; de 6 a 12 e de 13 a 15. O número de crianças que participaram destas análises foi de 55 no caso dos mais pequenos e 370 mil no caso dos mais velhos, de acordo com a equipe da Universidade do Sul da Dinamarca.

Lisabeth Lund, do Instituto Nacional de Saúde Pública da Dinamarca, e uma das autoras principais da revisão, explica que, no primeiro momento, os dados foram encomendados pelo governo para produzir um guia. No final, eles decidiram torná-lo público porque  acreditam que é um campo importante da saúde pública e pode ser usado por outros países para desenvolver diretrizes.

PREOCUPAÇÃO GLOBAL

Esta não é a primeira revisão sistemática sobre esta questão. A primeira foi publicada em 2015, um total de 20 estudos foram revisados e os resultados são muito semelhantes aos da última pesquisa: há forte evidência de uma ligação entre acesso ou uso de aparelhos eletrônicos e a redução da quantidade e qualidade do sono, bem como aumento da sonolência diurna.

A preocupação com as telas para crianças é tão grande que a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou diretrizes em 2019 para o uso responsável dos aparelhos por crianças pequenas.  As recomendações mais importantes são evitar seu uso por crianças com menos de um ano de idade e, uma vez passada esta etapa, não utilizar estes dispositivos por mais de uma hora até a idade de quatro anos. Em qualquer caso, a OMS recomenda passar o mínimo de tempo possível com essas ferramentas tecnológicas.

As telas e o desenvolvimento das crianças, embora não diretamente relacionadas ao repouso, já foram estudadas em crianças canadenses. A pesquisa mostrou que quanto mais tempo se passava com estes dispositivos entre os dois e os três anos de idade, pior era o desempenho ao fazer testes de desenvolvimento posteriormente.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: