A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

ANVISA DÁ STATUS DE SUPLEMENTO A SUBSTÂNCIA PARA TRATAR INSÔNIA

Versão sintética de um hormônio, melatonina terá venda sem receita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem o uso da melatonina como suplementação alimentar. Com a mudança, a substância usada para auxiliar o sono poderá ser comercializada sem receita para pessoas a partir de 19 anos, com consumo de até 0,21mg por dia. Antes, a venda só era permitida em farmácias de manipulação, com indicação médica. A decisão da Diretoria Colegiada foi unânime.

Hormônio produzido na glândula pineal, no cérebro, a melatonina ajuda na regulação do  relógio biológico do corpo humano. A produção da substância é desencadeada pela escuridão e interrompida pela luz. O problema é que, na vida moderna, marcada pela iluminação artificial e pelo uso de dispositivos como smartphone, tablet, computador e televisão, esse ciclo é constantemente prejudicado.

Estudos sugerem que a ingestão da versão sintética do hormônio, por meio de suplementos, pode ser útil no tratamento de curto prazo de distúrbios do sono, como o alívio da insônia e do jet lag. Com o aumento de problemas nessa área, seu uso se popularizou como uma forma “natural” de conseguir dormir melhor.

Pela decisão da Anvisa, grávidas, mulheres que amamentam crianças e pessoas em atividades que requerem atenção não devem utilizar a substância.

Segundo a agência, quem tem doenças ou toma medicamentos deve consultar o médico. Classificada como suplemento, a melatonina poderá ser comercializada sem receita médica.

A consulta pública em torno da aprovação da substância como suplemento alimentar começou em abril deste ano. Em 2017, a Anvisa aprovou a venda em farmácias de manipulação. A nova classificação, como a agência explicou em nota, é “destinada à complementação da dieta de pessoas saudáveis com substâncias presentes nos alimentos, incluindo nutrientes e substâncias bioativas, onde se enquadra a melatonina”.

Com a decisão, a substância passa a ter um enquadramento semelhante de países como os Estados Unidos, onde sua autorização pela FDA (responsável pela regulação de medicamentos) permite a venda “over the counter”, ou seja, no comércio comum, sem receita.

“Existe um certo problema (em ser aprovado como suplemento), porque medicamentos têm um controle mais rigoroso de qualidade em termos de pureza do produto, em termos de dosagem, padrão nos lotes”, avalia o endocrinologista Felipe Henning Gaia, membro da Associação Paulista de Medicina (APM).

O Centro Nacional para Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos (NCQH, na sigla em inglês) ressalta que os efeitos colaterais da melatonina podem incluir dor de cabeça, tontura, náusea e sonolência. Também é importante salientar que os suplementos podem interagir com vários medicamentos, incluindo: anticoagulantes e antiplaquetários, anticonvulsivantes, anticoncepcionais, medicamentos para diabetes e imunossupressores. Por isso, embora não seja necessária, é recomendado que seu uso seja feito com orientação médica.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

Anaklarah's alive words

Onde as palavras ganham vida própria!

Missionário Carlos Terremoto

um vaso nas mãos de Deus

Printer Drivers

Driver Downloads

WILLIAMS WRITINGS

A personal Blog of poetry and all things Scottish.

Beneath The Bones

seeking inspiration

%d blogueiros gostam disto: