GESTÃO E CARREIRA

NEGROS LUTAM PARA OCUPAR POSTOS DE LIDERANÇA

Questão de gênero, com mulheres brancas, avança mais rapidamente em conselhos de administração; 77% das empresas não têm metas para inclusão racial no alto escalão

A inclusão de pessoas negras nos boards das empresas deixa a desejar, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) publicada neste ano. Feita com 86 companhias, mostra que 77%delas não têm metas para ampliar a participação de negros na liderança. E, na interseccionalidade entre raça e gênero, sequer há menção a mulheres negras nesses espaços.

Outro levantamento deste ano, da consultoria Spencer Stuart, mapeou 211 empresas brasileiras listadas na B3, a Bolsa de São Paulo. Na amostra, as mulheres ocupam 14,3% das posições em conselhos, sem especificação de raça. Em 2020, esse porcentual era de 11,5%.

“Estamos tendo um avanço, principalmente em gênero, mas os números não refletem o que se vê no discurso. Na nova onda de IPO (abertura de capital), 40% das empresas não tinham nenhuma mulher no conselho”, observa Jandaraci Araújo, conselheira do CIEE São Paulo e cofundadora do Conselheira 101, programa voltado a ampliar a presença de mulheres negras em conselhos.

Executiva de sustentabilidade e ex- subsecretária de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo, Jandaraci pontua que não olhar para a interseccionalidade é um problema estrutural. “Somos 27% da população, mas nos conselhos de administração, na alta liderança, o número é muito baixo, nem de longe corresponde”, diz ela, que é conselheira emérita do instituto Capitalismo Consciente Brasil.

COMO MUDAR?

Iniciativas como o Conselheira 101, que ainda tem entre as fundadoras a executiva de tecnologia Lisiane Lemos (Google) e a executiva de finanças Elisangela Almeida, têm surtido efeito. O programa leva às lideranças femininas negras conhecimentos sobre o papel de um membro de conselho, responsabilidades, formação, desafios e incentiva o networking. Das 18 participantes da primeira turma, em 2020, sete (38%) já ocupam posições em conselhos de administração, fiscal, consultivo ou comitê.

Apesar de o networking ser importante, a diversidade nos conselhos só será viável quando a indicação deixar de ser o único critério. Processos seletivos nas empresas e busca ativa por profissionais diversos podem ajudar a equilibrar o perfil dos boards. Na Exec, consultoria de RH especializada em alta gestão, a demanda por diversidade tem se intensificado, conta o sócio Sergio Simões, que acredita que a mudança está vindo. “Todas as avaliações que estamos fazendo estão culminando com troca de conselheiros. As empresas que ainda estão nessa história de ser indicado, estão se prejudicando. Aquelas que manejam de verdade o propósito, têm conhecimento, encaram isso bem. As que não querem ter debates mais quentes que vão levar a mudanças não querem que façam diagnóstico”, observa.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: