EU ACHO …

CADA UM NO SEU LUGAR

Dia desses, liguei para uma grande amiga e fizemos um acordo. Estamos ambas com a vida corrida e pactuamos que aquele seria o momento de romper com nossas agendas ocupadas para passarmos momentos juntas botando o papo em dia. Saímos para almoçar ao ar livre. Ainda parece estranho retomar certas atividades presenciais, antes tão corriqueiras. Mas topamos o desafio.

Em parte do tempo que passamos, ela me contou sobre o quanto estava super apaixonada: “Ele é meu amor, meu amigo, meu terapeuta, meu tudo”, disse. Obviamente, fiquei feliz por vê-la amando e se sentindo amada e valorizada, mas achei que cabia compartilhar um conselho que recebi: temos que ter cuidado com o papel de terapeuta que, muitas vezes, atribuímos a namorados, mães, pais e irmãos. Aprendi que este papel não deve ser dado a quem não exerce esta profissão. E passei a reflexão adiante.

Eu mesma já me vi dando a pessoas próximas a função não pedida por eles de terapeutas, compartilhando questões que carregava. Uma terapeuta, felizmente, me avisou que não precisava atribuir aos outros o papel que cabia a ela.

Lembro-me de um amigo também ter me dito recentemente que sentia que seu pai o usava como terapeuta. Ele ainda não havia procurado apoio ou fazia atividades relacionadas à saúde mental. E meu amigo não aguentava roais ouvir tudo que ele tinha passado no casamento com a madrasta. Dizia não estar preparado para ter relatos tão pesados somados às próprias questões existenciais. E foi aí que começou a fazer terapia e retomou a prática de esportes para extravasar. Foi fundamental para não continuar com o ciclo de dar papel de terapeuta para quem não deve exercer essa função.

Ao olhar para eles, entendi que ao longo da vida, acabei guardando comigo diversas questões devido ao aprendizado de que deveria selecionar com quem dividisse meus anseios e angústias, o que muitas vezes me fez deixar de compartilhar coisas. Isso me dava um nó no peito. E fui entendendo um dos papéis da terapia.

Conversando coro terapeutas e profissionais que lidam com saúde mental, ao longo da minha caminhada, percebi que algumas das maiores confusões que cometemos na vida é justamente misturar os papéis de cada um. Mãe é mãe, namorado é namorado e terapeuta é terapeuta. Ou pelo menos deveria ser. A conversa com minha amiga me trouxe este lembrete.

Filho ou namorada não deveriam ser usados como único canal de escuta de problemas e questões. E não deveriam se sobrecarregar com questões que não lhe cabem, além das que eles mesmo carregam. Precisamos achar um equilíbrio que não é nada óbvio.

Para compartilhar coisas boas, avanços, segredos, expectativas, ter confidentes é importante, mas sobrecarregar uma pessoa (ou algumas) com toda esta carga que precisa dividir pode ser demais. E pode ameaçar a sanidade das relações.

O tempo passou e minha amiga está na terapia e fazendo uma série de atividades dedicadas à saúde mental. E por aqui eu dedico esta coluna a essa importante conversa que tivemos. Passar essa história adiante pode ser útil a alguém.

*** LUANA GÉNOT

lgenot@simaigualdaderacial.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

Islamic Dua and Wazifa For Love back and Solve All problems

Love problem Solution in just 2 Days: Lost love back, ex love back, ex husband back, ex boyfriend and other all love problem Solution. Call and Whatsapp +91 9571300113

cuul mag

🍰✨ Demasiado cute & cool para não ver.🦖🍓

jesussocial

All About Christ In The News

%d blogueiros gostam disto: