ESTAR BEM

MAIS IMPORTANTE QUE PERDA DE PESO

Entenda por que o exercício é fundamental para a longevidade

Para uma vida longa e saudável, os exercícios são mais importantes do que a perda de peso, especialmente se você estiver com sobrepeso ou obeso, mostrou uma nova revisão das relações entre o condicionamento físico, o peso, a saúde cardíaca e a longevidade.

O estudo, que analisou os resultados de centenas de trabalhos anteriores sobre perda de peso e exercícios em homens e mulheres, descobriu que pessoas obesas geralmente reduzem muito mais os riscos de doenças cardíacas e morte prematura ao ganharem condicionamento do que perdendo peso ou fazendo dieta.

A revisão aumenta as evidências de que a maioria de nós pode ser saudável com qualquer peso se formos ativos o suficiente.

Pesquisas anteriores mostravam, de forma desanimadora, que as pessoas que começavam a se exercitar perdiam pouco, ou nenhum peso, a menos que também reduzissem substancialmente a ingestão de alimentos. O exercício queima poucas calorias, em geral, para ajudar na redução de peso. Também tendemos a compensar alguma parte do parco gasto calórico do exercício comendo mais depois ou nos movendo menos ou inconscientemente diminuindo as operações metabólicas de nossos corpos para reduzir o gasto energético diário geral.

BOA SAÚDE METABÓLICA

Glenn Gaesser, professor de fisiologia do exercício na Arizona State University, nos EUA , é bem versado nas inadequações dos exercícios para perda de gordura. Por décadas, ele tem estudado os efeitos da atividade física nas composições corporais e no metabolismo das pessoas, bem como em sua resistência, com foco particular em pessoas obesas.

Muitas de suas pesquisas anteriores enfatizaram a ineficácia dos exercícios para a perda de peso. Em um experimento de 2015, ele supervisionou, por exemplo, 81 mulheres sedentárias com sobrepeso que haviam começado uma nova rotina de caminhada três vezes por semana durante 30 minutos. Após 12 semanas, algumas delas perderam alguma gordura corporal, mas 55 ganharam peso.

Em outros estudos de Gaesser, no entanto, pessoas com sobrepeso e obesas com problemas de saúde significativos, como pressão alta ou resistência à insulina, um marcador para diabetes tipo 2, mostraram melhorias consideráveis nessas condições depois de começarem a se exercitar, perdendo peso ou não.

Diante desses resultados, Gaesser começou a se perguntar se o condicionamento físico poderia permitir que pessoas com sobrepeso desfrutassem de uma boa saúde metabólica, quaisquer que fossem seus números de massa corporal, podendo viver tanto quanto as pessoas mais magras – ou até mais.

Então, para o novo estudo, que foi publicado este mês na iScience, ele e Siddhartha Angadi, professor de educação e cinesiologia da Universidade da Virgínia, começaram a vasculhar dados de pesquisas em busca de estudos anteriores relacionados a dieta, exercícios, condicionamento físico, saúde metabólica e longevidade. Eles se perguntaram se alguém acima do peso ganharia mais saúde ao perder peso ou se levantar e se mover.

“A magnitude do benefício foi muito maior com a melhoria do condicionamento físico do que com a perda de peso”, disse Gaesser.

Como um todo, os estudos que eles citam mostram que homens e mulheres obesos e sedentários que começam a se exercitar e melhorar sua forma física podem diminuir o risco de morte prematura em até 30% ou mais, mesmo que seu peso não mude. Essa melhora geralmente os coloca em menor risco de morte precoce do que as pessoas que são consideradas com peso normal, mas fora de forma, disse ele.

Por outro lado, se pessoas pesadas perdem peso com metas, o risco estatístico de morrer jovem cai cerca de 16%, mas não em todos os estudos. Algumas das pesquisas citadas na nova revisão descobriram que a perda de peso entre pessoas obesas não diminui em nada os riscos de mortalidade.

A nova revisão não foi projetada para determinar precisamente como o exercício ou a perda de peso afetam a longevidade em pessoas com obesidade, no entanto.

Mas em muitos dos estudos que eles examinaram, as pessoas que perdem quilos com dieta os recuperam, eem seguida, tentam novamente, uma abordagem ioiô que muitas vezes contribui para problemas metabólicos, como diabetes, colesterol alto e redução da expectativa de vida.

Por outro lado, o exercício combate essas mesmas condições, disse Gaesser. E também pode, inesperadamente, refazer os estoques de gordura das pessoas.

“Pessoas com obesidade geralmente perdem alguma gordura visceral quando fazem exercícios”, disse ele. A gordura visceral, que se acumula profundamente em nossos corpos, aumenta os riscos de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras patologias.

Alguns dos estudos que eles citaram descobriram que os exercícios também alteram a sinalização molecular dentro de outras células de gordura de maneiras que podem melhorar a resistência à insulina, não importa o peso da pessoa.

A principal lição da nova revisão, conclui ele, é que você não precisa perder peso para ser saudável:

“Você ficará melhor, em termos de risco de mortalidade, aumentando atividade física e condicionamento.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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