DICAS VIRAIS DE HALLOWEEN AMEAÇAM SAÚDE BUCAL
Em vídeos compartilhados pelo TikTok, usuários ensinam a afiar os dentes com lixa e recomendam até cola instantânea para criar caninos de vampiro. Especialistas alertam para possíveis danos do esmalte e infecções

Com o Halloween chegando, uma dica de fantasia tem sido cada vez mais compartilhada no TikTok: os dentes de vampiro. Diversos vídeos publicados na rede social, que é um fenômeno entre os adolescentes, ensinam truques para deixar os caninos com a aparência afiada. Mas especialistas alertam para os perigos que as práticas caseiras pedem oferecer para a saúde dentária, que vão desde a destruição do esmalte à formação de cárie e outras infecções bucais.
Mestre e especialista em endodontia e odontologia humanizada e preventiva em São Paulo, Lilian Fucuda conta que há duas semanas começou a receber mensagens em grupos de dentistas que alertam para a disseminação dessas práticas nas rede, em especial nos vídeos curtos do TikTok:
“Um desses vídeos era de uma menina ensinando como ela usava uma lixa de unha para afiar o dente. Essa prática é considerada simplesmente absurda para nós dentistas”, afirma.
Outro caso compartilhado, com Lilian foi o de um jovem que recortou um pedaço de plástico para fazer a ponta do canino e o colou com cola instantânea no dente. Além de causar um sério risco de grudar o lábio, a dentista diz que a substância e o plástico na boca são corpos estranhos que podem provocar infecção.
As formas ensinadas para criar os dentes de vampiro são muitas, que incluem até procedimentos mais elaborados com resina que alongam os caninos. Porém, todas elas têm algo em comum: são extremamente danosas e devem ser evitadas, dizem os dentistas.
Eles explicam que essas práticas danificam o esmalte do dente, que é a camada exterior mais resistente e que atua como uma barreira protetora das partes internas: a dentina e os nervos, que são mais sensíveis.
Com essa agressão, o grande problema é a exposição da dentina, que passa a entrar em contato com os ácidos da boca, através da saliva, como o açúcar consumido e diversas outras substâncias prejudiciais.
“Além disso, o canino é um dos dentes mais importantes da arcada dentária e é essencial para a mastigação. Então, quando ele é danificado, pode trazer problemas também na hora de se alimentar”, acrescenta a cirurgiã dentista Danielly Moura, especialista em implante e prótese.
Alguns usuários sugerem a aplicação de cola de dentadura, utilizada para fixar próteses dentárias, como uma opção melhor para a criação da fantasia. Lilian Fucuda explica que de fato ela é menos danosa porque é feita para se desgastar com a saliva, mas reforça que o ideal é evitar procedimentos caseiros.
“Outra opção é fazer uma capa com resina acrílica, que fique apenas apoiada no dente, com a aderência criada pela própria saliva. Mas tem que ser feito por um especialista”, diz Danielly.
HÁBITOS DANOSOS
As especialistas ressaltaram ainda outros hábitos que podem comprometer a saúde dos dentes. Um deles é o ato de morder a ponta da caneta de forma repetitiva para aliviar o estresse. Observado pelas dentistas especialmente em jovens estudantes, ele pode empurrar a arcada dentária e deformar a posição dos dentes.
Já a mastigação excessiva de chicletes pode sobrecarregar o músculo chamado masseter, envolvido no movimento do maxilar. Isso pode provocar um quadro de bruxismo, problema de saúde que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
Roer as unhas e abrir embalagem com a boca são outras práticas que destroem o esmalte e deixam os dentes mais expostos a substâncias que são ruins para a dentina.
Você precisa fazer login para comentar.