GESTÃO E CARREIRA

EMPREENDEDORES VOLTAM AOS ESCRITÓRIO COM REGIME HÍBRIDO E ESPAÇOS MENORES

Empresas adotam sistema de rodízio de funcionários e diminuem gastos com condomínio e aluguel

Com a suspensão das medidas de restrição na maioria dos estados, pequenas e médias empresas testam, ainda que lentamente, o retorno aos escritórios.

A volta ao trabalho presencial acontece gradualmente, com a implementação de modelos híbridos, a adoção de sistemas de rodízio e a continuidade do home office para parte da equipe.

A divisão do quadro de funcionários permitiu escritórios menores. E a redução dos gastos com condomínio e aluguel tem ajudado as empresas a prepararem o terreno para a reintegração do pessoal.

“Temos um ambiente novo, agora sem divisórias. Estamos contratando especialistas para treinar nossos colaboradores para essa nova realidade”, afirma Leonardo Pantaleão, diretor-executivo da Sices Solar, que atua no mercado de energia fotovoltaica.

A empresa colocou a maioria dos 150 funcionários em home office no início da pandemia e trocou o escritório de quase 2.000 metros quadrados por outro com a metade do tamanho. Com o avanço da vacinação, planeja, a partir de outubro, a volta dos funcionários no modelo híbrido.

Segundo Pantaleão, a decisão foi tomada após algumas pessoas manifestarem a preferência pelo trabalho presencial. Ainda assim, no espaço físico menor, a empresa economizará 40% no aluguel. “Diminuindo o custo fixo, consigo reduzir também o preço final do produto. A empresa fica mais competitiva”, diz.

Além da imunização dos funcionários, a marca de vinhos Veroni leva em consideração a variação no fluxo de caixa para planejar o retorno, a partir de novembro.

A empresa tem no catálogo vinhos rosê e branco, mais consumidos no verão. No ano passado, as vendas nessa estação do ano subiram cerca de 200%, de acordo com Mariana Noronha, sócia da Veroni. “No trabalho remoto, a relação com a equipe fica menos humanizada. Alguns funcionários podem ter a sensação de que fazem um trabalho menos importante, o que não é verdade”, afirma Noronha.

Em um primeiro momento os seis funcionários do administrativo da Veroni poderão escolher trabalhar em casa um dia da semana.

Na decisão do modelo mais adequado para o retorno ao escritório, gestores podem comparar os números de produtividade da empresa com dados específicos do setor de atuação, diz Alexandre Slivnki, vice-presidente da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento).

Cifras maiores ou menores que as da concorrência podem indicar que o modelo remoto está dando certo ou que o trabalho presencial ainda é a melhor alternativa.

Antes de voltar ao escritório, as empresas devem se certificar de que tomaram cuidados para minimizar os riscos de contaminação. Ainda não há consenso, mas a Covid-19 pode ser caracterizada pela Justiça como doença ocupacional, alerta Paulo Sérgio João, professor de direito do trabalho da PUC-SP e da FGV.

o distanciamento social entre os funcionários é uma preocupação da empresa de tecnologia BHC Sistemas, que estabeleceu rodízio para os 30 colaboradores no escritório de 180 metros quadrados. A empresa adotou uma plataforma em que os profissionais reservam no máximo 15 postos de trabalho com antecedência, evitando a aglomeração. Após o uso de um ambiente, uma notificação é disparada para a equipe de limpeza fazer a higienização do local.

“Entro na plataforma e sei quem está em cada ambiente. Assim, garantimos a boa execução do protocolo de segurança”, diz Adalberto Bem Haja, fundador da BHC Sistemas. A experiência com a plataforma foi tão bem sucedida internamente que a empresa passou a comercializá-la. No ano passado, registrou faturamento de R$6 milhões, 15% a mais do que em 2019. Pesquisa da consultoria PwC mostra que 79% das empresas devem manter ou implementar o trabalho remoto nos próximos meses, e 68% das companhias planejam adotar o modelo híbrido. A consultoria de qualidade e engenharia de software Yaman já adotava o modelo híbrido antes da pandemia. Com a crise, implementou o que chama de “work anywhere”-“(escritório em qualquer lugar, na tradução livre).

Segundo Andrey Coelho, hoje a Yaman tem funcionários em 11 estados do país. “Ganhamos com a diversidade cultural e criatividade da equipe”.

Com a decisão de ir ou não para o escritório a critério dos próprios funcionários, o retorno ao trabalho presencial acontece a passos lentos, o menor fluxo de pessoas permitiu que a Yaman devolvesse metade do espaço alugado.

“Não queremos nos desfazer do escritório, mas nosso espaço físico mudou de propósito. Se tornou mais um ponto de encontro”, diz Coelho.

Hoje há mais empresas que trabalham de forma totalmente remota, mas se desfazer do ponto físico pode ser um tiro no pé, segundo Fernando Moulin, professor do master em gestão da experiência do consumidor da ESPM e parceiro de negócios da Sponsorb, consultoria de performance. Muitas empresas se precipitaram. Hoje observamos fadiga do Zoom, pessoas com dores lombares e a miopia explodindo, diz Moulin.

Ele lembra que mesmo companhias inovadoras do Vale do Silício (EUA), ainda que mantenham a flexibilidade, descartam o trabalho remoto em tempo integral.

As empresas também precisam ouvir os colaboradores. “Se a companhia implementar uma norma autocrática, pode perder grandes talentos”, diz Slivnik, da ABTD.

A Depender dos trabalhadores, o modelo híbrido prevalecerá. Estudo da WeWork e da WorkPlace Intelligence, empresa de consultoria de RH, feito nos EUA, indicou que 95% dos funcionários desejam combinar as atividades em casa e no escritório.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Key of All Secret

Adding Rythms to Thoughts

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

%d blogueiros gostam disto: