A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

MENTE E MUSICALIDADE

A música está presente em variadas culturas. Não por acaso, a Neurociência tem investigado a relação entre música, emoção e comportamento humano, com o objetivo de compreender os seus benefícios para os seres humanos

A música se faz presente em diversos lugares. É plausível dizer que o canto dos pássaros em um jardim, assim como a queda d’agua de uma cachoeira, configuram cenários repletos de sons musicais. Do mesmo modo que, nos grandes centros urbanos, sirenes, buzinas, ruído de motores, vozes de pessoas que alertam, vendem e orientam também inspiram compositores exercendo influência direta na configuração do cenário musical de uma cidade. Desse modo, tom, melodia, harmonia e ritmo são constantes na vida dos humanos.

Os avanços tecnológicos permitiram descobertas científicas no campo de estudos sobre mente e musicalidade. A Neurociência tem investigado a relação entre música, emoção e comporta­ mento humano, com o objetivo de compreender os benefícios da música para os seres humanos. A música está presente em variadas culturas, sendo produzida por meio de diversos instrumentos que alcançam tonalidades distintas.

Este dossiê apresenta dados sobre mente e musicalidade, musicoterapia, além de relatar o modo pelo qual música e criatividade se conjugam no trabalho realizado por um músico, compositor e psicólogo que se beneficia da música e da criatividade para compor sua identidade enquanto atua profissionalmente em situações de vulnerabilidade social.

EXPERIMENTAÇÕES

O indivíduo entra em contato com a experiência musical na mais tenra idade. Das canções de ninar, entoadas pela mãe, ao ruído da água em ebulição durante o preparo da mamadeira, crianças ouvem uma grande porção de sons logo nos primeiros contatos estabelecidos na relação com adultos. A experiência vivenciada pela criança pode gerar prazer, dentre outras emoções, além de configurar esquemas que englobam regiões do cérebro.

O neurologista britânico Oliver Sacks, autor de diversos livros sobre temas relacionados aos campos da Psiquiatria e Neurologia, reconhecido professor de Neurologia da Columbia University, situada nos Estados Unidos, afirma que a espécie humana é a única a dispor de um cérebro capaz de entender estruturas musicais e ser afetado emocionalmente pelas características impressas nas músicas. Por meio da utilização de avançados recursos tecnológicos, descobriu-se que músicos sofrem significativas mudanças em regiões do córtex cerebral que nunca foram observadas em outros profissionais. Além dessa constatação, observaram-se alterações cerebrais em pessoas expostas a estímulos musicais, ainda que tais pessoas não tivessem habilidades musicais.

Segundo Sacks, a música se apossa de muitas partes do córtex cerebral, o qual se desenvolve quando um ritmo é percebido, aprendido e imaginado. Ele considera a musicalidade peculiar aos seres humanos, quando sustenta que nenhum outro animal é capa de ouvir e distinguir sons complexos, compostos de tons, semitons, ritmos e expressões orais. A percepção musical é, portanto, uma habilidade específica dos humanos e merece atenção da parte de pesquisadores interessados na compreensão da vida humana.

De acordo com Daniel J. Levitin, pesquisador da Universidade McGill, situada em Montreal, Canadá, a música foi e ainda é fundamental ao processo de evolução humana. Trata-se de um recurso indispensável para a vida cotidiana. O referido autor publicou um livro intitulado, A Música no seu Cérebro (2010) (no original, This is your Brain on Music, 2006), para divulgar estudo acerca da interação música, mente, corpo e cérebro. Ele lançou mão de músicas de diferentes estilos, partindo de Johann Sebastian Bach até o rapper norte-americano Eminem, com a finalidade de investigar fatores importantes na definição de gostos musicais. Segundo Levitin, o fato de as atividades musicais mobilizarem quase todas as partes cerebrais corrobora com as críticas ao pensamento dualista que considera a separação entre mente e corpo na compreensão do ser humano. A música é percebida em sua completude a partir de oito parâmetros perceptivos, conforme exposto por Levitin: (1) intensidade, (2) altura, (3) contorno, (4) duração, (5) andamento, (6) timbre, (7) localização espacial e (8) reverberação. Desse modo, as afetações incidem no ouvinte como um todo.

De acordo com Levitin, o ato de ouvir música se inicia nas estruturas subcorticais (núcleos cocleares, tronco cerebral e cerebelo) antes de avançar para o córtex auditivo. Esse modo de compreender a audição é condizente com a crítica que se faz à separação dualista entre razão e emoção, mente e corpo, dentre outras cisões operadas sob a influência do pensamento cartesiano, uma vez que a constatação indica o fato de a audição estar atrelada a diversas partes do córtex cerebral, sem atribuir, portanto, exclusividade ao córtex auditivo. Quando alguém acompanha uma música conhecida, prossegue o referido autor, aciona outras regiões do cérebro, como o hipocampo que está relacionado à memória, além de recorrer às subseções do lobo frontal. Outras regiões são envolvidas quando um músico compõe uma canção, por exemplo. Nesse caso, exigem-se ativações do córtex com o objetivo de se resgatar dados memorizados, mas espera-se que o compositor efetue planejamentos e cálculos que definirão ritmo, velocidade e intensidade musical.

No dedilhar de um violão, ou na digitação dos teclados de um piano, recorre-se ao córtex motor, situado no lobo parietal, bem como ao córtex sensorial que viabiliza percepção tátil. Para se efetuar a leitura de uma partitura, faz-se necessário mobilizar o córtex visual, situado na região do lobo occipital. Além destas regiões, exigem-se capacidades vinculadas à linguagem, o que sugere afetação da área de. Broca, situada nos lobos temporal e frontal. Em suma, a riqueza da música e da musicalidade reside na complexidade de sua natureza.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Key of All Secret

Adding Rythms to Thoughts

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

%d blogueiros gostam disto: