A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

A AUTOESTIMA DO HOMEM E A GINECOMASTIA

Constrangimento social e possível câncer marcam diagnóstico

Uma súbita queda na autoestima de jovens adultos é observada quando surge um aumento de volume de suas mamas. É a ginecomastia, o alargamento do tecido mamário glandular do homem.

A maioria dos casos é benigna, mas não deve ser afastada a possibilidade de uma causa subjacente grave, como um tumor.

Na revista medico British Journal of General Practice a medica Hannah L. Bromley e colaboradores alertam os colegas para a eventual necessidade de encaminhar esse paciente para cuidados especializados. Os autores explicam que a condição é resultante de um desequilíbrio do hormônio masculino (testosterona) por deficiência ou excesso de estrogênio. No Reino Unido, a prevalência da ginecomastia está situada entre 35% e 65% em homens dos 50 ao 69 anos de idade.

Nos pacientes com ambos os seios com volume aumentado, surge o constrangimento social e preocupação com a possibilidade de um câncer. Afastada a gravidade do tumor, o paciente costuma recorrer à cirurgia plástica.

As causas benignas mais frequentes são as hereditárias e a obesidade. Mas medicamentos podem ser causa frequente da ginecomastia.

Medicamentos anti-hipertensivos – espironolactona e os inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina) – podem contribuir para o problema. Antirretrovirais inibidores da protease estão entre os principais, assim como antifúngicos (cetoconazol), antipsicóticos como o Haloperidol, e várias drogas cardiovasculares como digoxina, amiodarona e clopidrogel. A ginecomastia tem relação com o sistema endócrino (hipertireoidismo) ou urológico (tumor testicular). Doença hepática crônica e cirrose contribuem para o aumento da mama masculina.

*** JÚLIO ABRAMCZYK – É médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de divulgação científica (CNPq).

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS”

  1. Interessado em ler sua postagem, tenho vasta experiência no tratamento da Gynaecomastia, de parentes. Atinge a casa que podemos ter nossos corpos como garantidos. Em caso de dúvida, verifique 🙂

    **Translated by Google so apologies if inaccurate**

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão encerrados.