OUTROS OLHARES

EU FIZ, E DAÍ?

Os jovens estão quebrando um antigo tabu: submetem-se a transplante capilar e, em vez de guardar segredo, vão às redes exibir o resultado

Entocados em casa por causa da pandemia, calvos inconformados estão acorrendo às clínicas dermatológicas em busca da única solução definitiva para seu problema: o transplante capilar. A demanda já estava em alta desde que as técnicas se aprimoraram e os preços deram uma caída – no Brasil, custa de 15.000 a 30.000 reais. Mas a regra era manter o procedimento em segredo, como se a súbita cobertura onde antes reinava o deserto fosse obra de um milagre. A novidade agora é a profusão de postagens nas redes sociais de ex-carecas balançando madeixas aos quatro ventos, um movimento de libertação puxado por gente jovem, livre do constrangimento social da relação entre calvície e velhice. O estudante paulista Arthur Malheiros, do alto de seus 20 anos, não esconde que acaba de fazer um transplante. “Sabia que ficaria careca como meu pai e meu avô e resolvi recorrer logo a uma solução definitiva”, diz Malheiros, cliente da clínica que o dermatologista Luciano Lovisi abriu em São Paulo em junho e que, em sua curta existência, já atendeu 270 pacientes. Juventude e Instagram, aliás, são os motores por trás tanto das revelações de transplantes de cabelo quanto da duplicação da demanda nos últimos cinco anos. “Quanto mais as pessoas falam sobre um determinado assunto, mais a sociedade o vê como normal. Inaceitável, agora, é manter uma aparência diferente da desejada”, diz a psicóloga Lídia Aratangy. Entre as técnicas disponíveis, a mais procurada é conhecida como extração de unidades foliculares: no dia da cirurgia, um desenho a caneta delimita a área a ser preenchida, a cabeça é raspada e uma faixa de fios é transplantada da nuca para a região descoberta. Feito o transplante, o paciente precisa ter paciência: a cicatrização leva, em média, seis meses.

Incomodado com as entradas proeminentes, o ator Malvino Salvador, de 45 anos, aderiu ao transplante capilar há um mês. “O cabelo é parte importante da autoestima de qualquer pessoa e comigo não foi diferente”, argumenta Salvador, que recebeu 2.400 folículos em longas nove horas. As redes sociais registram mais de 230.000 fotos acompanhadas da hashtag #transplantecapilar. Tal qual Salvador, os atores Bruno Gagliasso, Sergio Guizé e Paulo Vilhena fizeram e divulgaram –   Vilhena, inclusive, exibiu o antes e depois em 2019. “O procedimento vai além da estética, é uma questão de bem-estar que mudou a forma como eu me relaciono com as pessoas”, afirma ele.

Segundo a Sociedade Internacional de Restauração Capilar, 84% dos pacientes que encaram as espetadelas são homens cada vez mais jovens: 45% dos 735.000 transplantados no ano passado têm entre 26 e 35 anos. O mercado movimenta 25 bilhões de reais e boa parte ficava na Turquia, país que, até se fecharem as fronteiras, era famoso por oferecer um pacote: transplante com estada em hotel e tradutor por 2.000 euros. Sem viagens, os candidatos buscam as clínicas locais. “Faço questão de falar sobrea operação porque temos de fazer o que nos deixa felizes, sem pensar na opinião alheia”, diz o farmacêutico Felipe Ferreira, de 30 anos, que viajou de Curitiba a Porto Alegre para se submeter ao seu transplante. Novos tempos, novo topete, nova atitude.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Chihuz Eats

COOKING AND BAKING.

JaZzArt en València

Faith saved us from the savages that we were, losing faith makes us savages again

erkekler soruyor

umutlar bir vadiye mahkum ...

YOUNGREBEL

Blog about life, positivity, selfcare, food and beauty.

Big Dreams

Quotes, Stories and life tips by Author Ceco

tlcof

True love cast out fear

pflkwy

Blog sobre notícias e política com um viés de esquerda, onde os bravos nunca ousaram percorrer e que não espere deste o obsequioso silêncio dos covardes, amortecendo consciências, desarmando resistências que só no fátuo da retórica da ideia, da moral e da ética é que se venera seu oponente evitando a sedição!

When The Soul Writes

A Place For Readers

Mila Detti

"Antes y después el mundo se ha hecho pedazos y hay que nombrarlo de nuevo, dedo por dedo, labio por labio, sombra por sombra." Julio Cortazar.

Chica de Campo

Your country girl living the country life!

Infinitividades

Alguns Pedaços de Eternidade

Realismo Antimágico

Los propios dioses

Marketing

Bem vindo ao mundo dos negócios.onde você poderá transforma sua vida com alguns click,e o mais importante diretamente do aconchego do seu lar

%d blogueiros gostam disto: