GESTÃO E CARREIRA

CRISE NO MUNDO DO TRABALHO ABRE ESPAÇO PARA STARTUPS DE RH

A parceria com empresas inovadoras é estratégica para a competitividade das corporações num mercado em plena transformação

As startups dedicadas ao desenvolvimento de serviços, produtos e outras soluções tecnológicas em Recursos Humanos ganham cada vez mais visibilidade, em tempos de crise do mundo do trabalho gerada pela Covid-19. Do recrutamento ao desligamento dos trabalhadores, passando pela busca de produtividade e melhoria do ambiente organizacional, a parceria com essas empresas inovadoras tem sido estratégica para as corporações em variados setores da economia, em nome da competitividade num mercado em plena transformação.

Não é por menos que as HR Techs (do inglês Human Resources Technology) despertam interesse crescente dos investidores. Estudo da plataforma de inovação Distrito constatou que o segmento foi o terceiro maior em conceituação de capital investido no ano passado, acumulando aportes de US$ 473 milhões desde 2014, em mais de 90 rodadas de investimento. No documento Distrito HR Tech Report Brasil 2020, foram mapeadas 373 empresas, com 11 mil profissionais e presença majoritária (70%) no Sudeste, que abriga grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Otimizar o potencial da força de trabalho nas empresas é um dos focos de HR Techs como a Novidá, que usa recursos de inteligência artificial, Internet das coisas e rastreamento de precisão para mapear a rotina operacional de um trabalhador ou equipamento a fim de melhorar a produtividade. A startup, criada em 2016, acaba de captar R$ 875 mil na plataforma EqSeed, de financiamento coletivo, para aplicar em tecnologia e marketing, numa demonstração de que o mercado segue interessado em apostar no desenvolvimento de inovações a serviço do aumento da eficiência na economia.

CEO da Novidá, Fabio Rodrigues observa que os desafios de produtividade das empresas brasileiras passam pela dificuldade de alocar e gerenciar da melhor forma os empregados operacionais no ‘chão da fábrica’. Com o uso de sensores espalhados no ambiente de trabalho, a startup disponibiliza informações detalhadas sobre as operações de uma seção da empresa parceira, para que sejam detectadas as oportunidades de melhoria da eficiência operacional.

“Fazemos a digitalização inteligente do processo e fornecemos indicadores da operação em tempo real dando ao gestor mais dinamismo para alocar e realocar pessoas”, assinala Rodrigues.

Ele conta o exemplo de uma indústria alimentícia, na qual a reorganização da rotina de produção reduziu em 80% a atividade das empilhadeiras no terceiro turno, eliminando gastos extras com trabalho noturno.

Com mais de 40 empresas atendidas em cinco anos, a Novidá viu a demanda ser reduzida no início da pandemia e vem recuperando a carteira com a retomada gradual da atividade econômica. A start­up tem pacote básico de RS 1.997mensais, para dez pessoas, e conta com 16 contratos anuais, que totalizam 450 trabalhadores acompanhados na plataforma, em vários estados e ramos econômicos, como automotivo, siderúrgico e alimentício.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

A saúde no mundo corporativo é outro campo das HR Techs. Com a análise de informações sobre os trabalhadores de uma empresa, startups como a BTR Benefícios e Seguros se propõem a detectar doenças e outros problemas recorrentes que podem ser prevenidos ou evitados, graças à tecnologia digital. O trabalho, com técnica de big data analytics, gera informações que subsidiam a promoção de campanhas e outras ações otimizando gastos com planos de saúde e melhorando o ambiente organizacional. com consequentes vantagens para a produtividade.

Para diagnosticar os problemas, a startup submete a recursos de business intelligence (BI) dados dos históricos médicos dos empregados, fornecidos pelo plano de saúde nos limites da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LCPD). Lançada em março, com base na experiência dos sócios no mercado de saúde empresarial, a HR Tech mantém em sua plataforma três mil vidas de dez empresas, com devolução (cashback) de parte da fatura para ações do RH de cada organização.

“Com inteligência artificial e avaliação de um médico, conseguimos dizer o que está acontecendo com a população da empresa e que ações podem ser mais efetivas”, comenta o cofundador e diretor operacional da BTR, Eduardo Braga, explicando que a racionalização do uso dos benefícios dos planos impede aumentos do prêmio mensal pago à operadora, resultantes de índice elevado da sinistralidade.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Chihuz Eats

COOKING AND BAKING.

JaZzArt en València

Faith saved us from the savages that we were, losing faith makes us savages again

erkekler soruyor

umutlar bir vadiye mahkum ...

YOUNGREBEL

Blog about life, positivity, selfcare, food and beauty.

Big Dreams

Quotes, Stories and life tips by Author Ceco

tlcof

True love cast out fear

pflkwy

Blog sobre notícias e política com um viés de esquerda, onde os bravos nunca ousaram percorrer e que não espere deste o obsequioso silêncio dos covardes, amortecendo consciências, desarmando resistências que só no fátuo da retórica da ideia, da moral e da ética é que se venera seu oponente evitando a sedição!

When The Soul Writes

A Place For Readers

Mila Detti

"Antes y después el mundo se ha hecho pedazos y hay que nombrarlo de nuevo, dedo por dedo, labio por labio, sombra por sombra." Julio Cortazar.

Chica de Campo

Your country girl living the country life!

Infinitividades

Alguns Pedaços de Eternidade

Realismo Antimágico

Los propios dioses

Marketing

Bem vindo ao mundo dos negócios.onde você poderá transforma sua vida com alguns click,e o mais importante diretamente do aconchego do seu lar

%d blogueiros gostam disto: