GESTÃO E CARREIRA

MAIS EMPRESAS ENTRAM NO NICHO DO BEM-ESTAR SEXUAL

Com valorização do autocuidado na pandemia, área de ‘sexual wellness’ ganha mercado

Autoconhecimento, naturalidade e autocuidado. Esses são os conceitos atrelados ao mercado de ‘sexual wellness’, ou bem-estar sexual, que está em alta e ganha novos adeptos a cada dia. Após a varejista de moda Amaro ter entrado no nicho, agora a marca de cosméticos Simple Organic também lançou novos produtos.

”Sexual care é o novo skincare” é o slogan utilizado pela Simple Organic, empresa de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero, que aproveitou a época do Dia dos Namorados para lançar o seu segmento de sexual care. A empresa investiu em um lubrificante íntimo natural e orgânico, batizado de Enjoy.

A fundadora e CEO da marca, Patrícia Lima, traça uma comparação entre o sexual care e o skincare (cuidados com a pele). “Cada vez mais as pessoas têm se permitido descobrir a si e o que está relacionado com o seu prazer. Assim como o skincare é algo rotineiro, o prazer e a saúde sexual também deveriam ser. Afinal, são tão importantes quanto o bem-estar físico e emocional.”

O kit da campanha de lançamento da linha de bem-estar sexual inclui velas aromáticas estimulantes e um baralho Kama Sutra inclusivo e a gênero. De acordo com Patrícia, no dia do lançamento, o primeiro lote dos kits esgotou e as vendas representaram 36% do faturamento do mês de maio. Os resultados mostram o vigor do segmento. A consultoria internacional KBV Researth estima que o mercado de bem-estar sexual deve movimentar globalmente US$ 125 bilhões até 2026.

Para Tatyannah King, pós-graduanda em terapia sexual na Universidade de Widener (EUA), há uma relação da alta do setor como aumento do autoconhecimento, com a naturalização do debate coletivo sobre saúde sexual e cuidados. “O bem-estar sexual é uma mistura do bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. É a certeza de estar confortável consigo mesma, com o parceiro e com as decisões que está tomando em relação à sua vida sexual”, destaca King.

LIBERDADE ALÉM DA MODA.

”Tudo é político” é a frase estampada em uma das blusas da marca Fredericas. Roupas com personalidade, que permitam movimentos e promovam a sensação de liberdade, são o mote do empreendimento cearense. Com peças de tamanho 36 ao 50, podendo chegar aos 54, a loja encarou de frente o desafio de levar também a liberdade sexual para as suas clientes.

Desde março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a marca passou a vender produtos que promovem o bem-estar sexual. “A minha ideia é trazer profissionais, psicólogas e sexólogas para discutir essa questão dentro da rede, antes de ampliar os produtos. O que eu percebi é que o nosso público ainda é muito cru nesse sentido. A gente atende mulheres de 25 a 60 anos, e as mulheres mais velhas têm relatado tanto curiosidade como inexperiência com o próprio corpo”, diz a sócia-fundadora da Fredericas, a publicitária Mariana Figueira.

Negócios como a Fredericas, porém, além de enfrentar os tabus da sociedade, precisam ultrapassar outra barreira: o algoritmo das redes sociais. “O Instagram não entrega conteúdos que falam sobre sexualidade. A gente tem dificuldade na divulgação dos produtos, em usar termos como erótico, sexual, vibrador. Nenhuma dessas palavras é bem-vista pelo Instagram e simplesmente a gente entra em um shadowban (banimento temporário)”, diz Mariana.

Segundo ela, com isso o alcance aos clientes cai bastante, mesmo no formato stories. Para driblar esse problema, a marca apostou em comunicar sobre novidades no catálogo por meio de mensagem de WhatsApp para as clientes.

NATIVA

A Lubs, empresa de sexual care que tem como protagonistas os lubrificantes com ingredientes naturais, já nasceu em 2020 com a ideia de normalizar o prazer e também dialogar sobre a sexualidade com as pessoas de forma leve, sem gênero e inclusiva.

Após um período de estudos nos Estados Unidos, Chiara Sandri, presidente da marca, percebeu um mercado em potencial no Brasil. “Não encontrava produtos de qualidade, com ingredientes naturais, embalagens sofisticadas e uma comunicação mais ampla, sem ser apelativa”, destaca.

“Acreditamos que cuidar da sexualidade é também uma forma de autocuidado. Parece óbvio, mas acabamos esquecendo do tanto que fomos reprimidos e que o assunto se tornou um tabu”, diz Chiara. A marca defende a cultura dos corpos livres, se define como uma marca sem gênero, para que todos se sintam representados, busca trazer a diversidade e deixar o tabu de lado, sintetiza a executiva.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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