EU ACHO …

A BOA ONDA DO ESG DEVE SER APERFEIÇOADA

Ações nas áreas ambiental, social e de governança precisam ser seguidas om transparência

O GoogleTrends, ferramenta que mostra os termos mais pesquisados no buscador do Google, exibe de forma incontestável a recente escalada da sigla em inglês ESG, ou ASG em português -Ambiental, Social eGovernança. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o termo foi pouco procurado ao longo de toda a primeira década deste século e da segunda. Até que começou a subir sem parara a partir de 2019. No Brasil, o aumento agudo das buscas aconteceu um ano depois.

O mercado financeiro foi o precursor do fenômeno. Em dezembro de 2018, sustentabilidade/governança da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), que reúne instituições como bancos e corretoras, tinha as siglas ESG ou ASG no nome. Dois anos de outra, a sigla ESG parece estar em tudo quanto élugar. Na rede social LinkedIn, surgiu uma quantidade de profissionais de diferentes áreas, como consultorias e relações públicas.

A mudança é um novo e positivo capítulo da onda de responsabilidade social corporativa do início do século. Seus protagonistas estão cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente, com o combate aos preconceitos de cor, gênero e religião e com a defesa de políticas de governança responsáveis. Seguindo essa toada, empresas vêm tentando mostrar o que já fazem nessas áreas, criam novas metas e tratam de evitar eventuais danos de reputação historicamente associados a elas.

É como se o economista Milton Friedman tivesse errado numa de suas conclusões mais célebres. Ele dizia que a maior responsabilidade social das empresas era gerar lucro, e seus executivos deveriam dar prioridade aos interesses dos acionistas. Na verdade, Friedman não previu o universo corporativo atual, sujeito a boicotes e cancelamentos disparam na velocidade das redes sociais, em que o próprio lucro passa a depender da reputação e das políticas adotadas nas áreas ambiental, social e de governança.

Embora o movimento ESG deva ser incentivado, uma questão merece atenção: quais empresas fazem um trabalho exemplar de fato e quais só estão preocupadas em polir a própria imagem? Chegar à resposta é determinante para ajudar consumidores a escolher de quem querem comprar, trabalhadores a definir onde querem buscar empregos e aplicadores a decidir onde colocar o dinheiro.

O mercado financeiro promove iniciativas para descobrir. Grandes investidores que, juntos, detêm USS17 trilhões em ativos e estão espalhados por 28 países – Brasil, inclusive -, formaram uma coalizão e pediram mais transparência a 1.320 empresas. Organizados sob o guarda-chuva da CDP, uma ONG, eles querem informações sobre os riscos climáticos de cada uma. Os alvos incluem Amazon, Facebook e Tesla. Entre as 16 brasileiras, estão a Even Construtora e a Totvs.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o xerife do mercado de capitais também está atenta ao uso indiscriminado de “ESG” e ”ASG”. É esperada para breve a publicação de normas para definir pré-requisitos aos fundos que queiram colocar a sigla no nome e para exigir informações mais detalhadas nos balanços das companhias abertas. Transparência é o caminho.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “EU ACHO …”

Os comentários estão encerrados.

Chihuz Eats

COOKING AND BAKING.

JaZzArt en València

Faith saved us from the savages that we were, losing faith makes us savages again

erkekler soruyor

umutlar bir vadiye mahkum ...

YOUNGREBEL

Blog about life, positivity, selfcare, food and beauty.

Big Dreams

Quotes, Stories and life tips by Author Ceco

tlcof

True love cast out fear

pflkwy

Blog sobre notícias e política com um viés de esquerda, onde os bravos nunca ousaram percorrer e que não espere deste o obsequioso silêncio dos covardes, amortecendo consciências, desarmando resistências que só no fátuo da retórica da ideia, da moral e da ética é que se venera seu oponente evitando a sedição!

When The Soul Writes

A Place For Readers

Mila Detti

"Antes y después el mundo se ha hecho pedazos y hay que nombrarlo de nuevo, dedo por dedo, labio por labio, sombra por sombra." Julio Cortazar.

Chica de Campo

Your country girl living the country life!

Infinitividades

Alguns Pedaços de Eternidade

Realismo Antimágico

Los propios dioses

Marketing

Bem vindo ao mundo dos negócios.onde você poderá transforma sua vida com alguns click,e o mais importante diretamente do aconchego do seu lar

%d blogueiros gostam disto: