GESTÃO E CARREIRA

NO COMPASSO DO CRESCIMENTO

Quem são as empresas que, com um modelo de negócio inovador e escalável, mais se desenvolvem no País? Será que a sua PME pode ser uma delas?

Você sabe o que é um negócio escalável? Significa ter uma empresa com a capacidade de produzir em larga escala e ter bom retorno financeiro, mas sem que os custos com tempo, dinheiro e mão de obra, por exemplo, aumentem na mesma proporção. Parece impossível, ainda mais para uma PME, não é mesmo? Mas, acredite, é o que acontece com as chamadas scalle-ups.

A gerente de apoio a empreendedores da Endeavor, Maria Fernanda Musa, define scale-up exatamente como uma empresa que possui um modelo de negócio escalável, que lhe permite crescer de forma acelerada. “São empresas com seu modelo de negócio já validado e que já têm tração”, esclarece.

A Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) pontua que esse alto nível de crescimento deva ser no mínimo de 20% ao ano. E a Endeavor soma a isso ainda o crescimento por pelo menos três anos consecutivos.

Segundo a entidade, o Brasil possui cerca de 21 mil empresas de alto crescimento (EACs). Ou seja, 0,5% das empresas do País são EACs – e as scale-ups estão contidas dentro desse grupo. Ao mesmo tempo, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as EACs geram mais de 1,7 milhão, ou 70%, dos novos empregos do País.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, as scale-ups não são novas no mercado. A analista da Unidade de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Débora Mazzei, diz que a nomenclatura teve início em 2007. No Brasil, elas têm, aproximadamente, 14,9 anos.

É preciso deixar claro ainda, de acordo com a Endeavor, que scale-ups não são apenas grandes empresas. Ao contrário, 92% delas são pequenas e médias (PMEs).

DIFERENÇAS

Toda scale-up é uma empresa de alto crescimento, mas nem toda empresa de alto crescimento é uma scale-up. Isso porque, segundo a Endeavor, um dos fatores que mais influenciam na diferenciação de uma scale-up das demais empresas no mercado é o modelo de negócio. Ou seja, como disse a gerente Maria Fernanda, o de um negócio escalável, que consiga ganhar tração ao longo dos anos. Em termos práticos, pode-se dizer que são as empresas que conseguem aumentar a sua margem de lucro mais do que o número de funcionários.

Sem falar ainda no perfil de liderança do seu dono. “Os empresários de scale-ups atuam fortemente na vertente de inovação em seu negócio, o que afeta diretamente o crescimento da empresa”, lembra Débora do Sebrae.

Até o RH de uma scale-up trabalha de forma diferenciada. Elas priorizam o capital humano como mola propulsara de todos os processos, em todos os negócios. “Todo o time deve estar alinhado com os ideais que permeiam o bom funcionamento e evolução da empresa enquanto scale-up”, diz o especialista em negócios, inovação e startups, Fernando Seabra.

Segundo ele, o comprometimento dos líderes com essas empresas também é uma de suas particularidades. Eles se sentem tão gratos e tão ligados à empresa que veem a necessidade de retribuir o que aprenderam e ganharam com elas. E a maneira com que contribuem é passando seus conhecimentos aos demais colaboradores, por meio de mentorias, palestras e cursos.

STARTUP X SCALE-UP

É comum a comparação entre scale-up e startup, mas existem diferenças importantes entre elas. Uma delas é a de que a scale-up envolveu um conhecimento efetivo do negócio e uma forte base de inovação. Além disso, uma scale-up pode fazer parte de outros segmentos, já uma startup deve ter bases tecnológicas”, completa Seabra.

Outra diferença entre elas é número de pessoas, pois enquanto as scale-ups têm, por exemplo, dez funcionários, as startups dificilmente chegam a esse número. ”As startups estão em seu momento inicial de atividade, geralmente sua equipe é composta por sócios que ainda estão buscando a validação do modelo de negócio no mercado”, complementa Débora do Sebrae.

NÃO BASTA SER, TEM QUE SE MANTER

Tornar-se uma scale-up não é uma tarefa tão fácil, um dos pontos básicos é estar atento às demandas do mercado para ofertar produtos e serviços inovadores, que causem impacto no estilo de consumo.

Mas Fernando Seabra explica que as empresas precisam ter em mente que, para se tornar uma scale-up, será necessário trabalhar muito, pois esse modelo de negócio demora para ser escalado.

Para que isso ocorra, é importante olhar o mercado e descobrir quais serviços e produtos podem ser inovadores. É desse modo que a empresa consegue atingir um estágio mais e levado de desenvolvimento. “É possível que empresas que estavam estagnadas possam fazer algum investimento em inovação ou uma mudança no modelo de negócios e passem a ser uma scale-up. Assim, passam a crescer a partir de uma redefinição estratégica de uma nova tecnologia, ou de um novo posicionamento, ou mesmo de um aporte de investimento”, explica o CEO do Movimento 100 Open Startups, Bruno Rondani.

Afinal, a vantagem desse tipo de organização é estar um passo à frente de seus concorrentes, com produtos e serviços em constante crescimento.

Por outro lado, a desvantagem é que se essa rapidez ocorrer sem um planejamento, pode desordenar a gestão do negócio. E, do mesmo jeito que teve um crescimento acelerado, pode ter uma queda tão acelerada quanto.

Por isso, o mais difícil depois que você se torna uma scale-up, é se manter como uma. Portanto, é fundamental não parar de investir no desenvolvimento ou aquisição de tecnologia, conhecimento de novos produtos ou serviços e, assim, agregar cada vez mais valores ao seu cliente.

VOCÊ SABIA?

•  As empresas de alto crescimento estão presentes em todos os setores, do varejo à indústria tecnológica, da construção civil aos transportes!

•  Elas também estão espalhadas por todo o Brasil. Das 5.000 cidades brasileiras, mais da metade – 2.806, exatamente – são sedes dessas empresas que crescem muito.

•  60% das scale-ups do País estão presentes em cidades com menos de 500 mil habitantes, ou seja, as scale-ups não nascem somente em grandes cidades. Na verdade, algumas das maiores densidades de scale-ups encontram-se, por exemplo, em Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Duque de Caxias (RJ), Aparecida de Goiânia (GO), Camaçari (BA), Ananindeua (PA) e Contagem (MG). O que demonstra que por mais que estar perto de grandes metrópoles ajude seu negócio, o alto crescimento é resultado de vários fatores, desde a inovação até a gestão de recursos técnicos e financeiros.

11 DICAS PARA TER UMA EMPRESA SCALE-UP

1. BUSQUE EXPERIÊNCIAS: Não apenas busque novas experiências, como ouça pessoas experientes.

2. EXECUTE PRIMEIRO O QUE LHE É FAMILIAR: Primeiro inicie pelo que lhe parece mais fácil e aos poucos vá aumentando o grau de dificuldade de suas ações. A prática nos leva à perfeição.

3. NÃO FIQUE PRESO AO SEU BUSINESS PLAN: Tenha autonomia para realizar mudanças sempre que necessário.

4. CONSTRUA UMA EQUIPE EM QUE VOCÊ CONFIE: Não adianta você ter colaboradores que não se identificam com as premissas com as quais você alinha seus negócios.

5. CORRA RISCOS CALCULADOS: Arrisque-se sabendo exatamente qual é a imensidão de tal passo.

6. BUSQUE INVESTIDORES: Ninguém consegue ir tão longe em carreira solo. E não devemos simplesmente dar ênfase em investimento que nos tragam ganhos financeiros.

7. SONHE GRANDE MESMO QUE VOCÊ SEJA PEQUENO.

8. TENHA IDEIAS E AS EXECUTE: Apenas ideias não mudam situações nem escalam negócios.

9. CONHEÇA SEU CAIXA: Saiba exatamente seus dados básicos em relação a capital de giro.

10. MESMO QUE VOCÊ CRESÇA NÃO PERCA SUA ESSÊNCIA.

11. SE ERRAR, FAÇA NOVAMENTE COM BASE NO QUE APRENDEU.

Fonte: FERNANDO SEABRA, especialista em negócios, inovação e startups.

COMO UMA PME PODE SE TORNAR UMA SCALE-UP

•  Identificando novas ofertas, serviços e produtos inovadores para o mercado.

•  Alcançando um nível de gestão elevado.

•  Mantendo o crescimento na geração de novos postos de trabalho na ordem de 20% em três anos seguidos.

•  Desenvolvendo um modelo de negócio sustentável.

Fontes: DÉBORA MAZZEI, analista da unidade de inovação do Sebrae, e BRUNO RONDANI, CEO do Movimento 100 open startups.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

Anaklarah's alive words

Onde as palavras ganham vida própria!

Missionário Carlos Terremoto

um vaso nas mãos de Deus

Printer Drivers

Driver Downloads

WILLIAMS WRITINGS

A personal Blog of poetry and all things Scottish.

%d blogueiros gostam disto: