OUTROS OLHARES

O ”STREAMING DOS CRISTÃOS”

O Lumine, uma plataforma de vídeo com “valores conservadores”, conquista adeptos com catálogo “família” e produções direitistas

Em abril deste ano, a militante extremista Sara Giromini – que se notabilizou já há alguns anos sob o nome de guerra Sara Winter – publicou para seus mais de 250 mil seguidores no Twitter: “!! Atenção!! Você já pode assistir o meu filme! Clique no link abaixo e se cadastre na Lumine, um portal de filmes conservadores”. O anúncio, além da evidente autopropaganda, era mais um lance da ofensiva em favor do que os sites conservadores têm apresentado a seus fiéis como uma “alternativa cristã ao Netflix”.

Primeira plataforma de vídeo on demand direcionado ao público cristão e/ou conservador, o Lumine está desde agosto do ano passado na disputa acirrada do streaming no Brasil com palavras-chaves pouco usuais nesses serviços: “moral”, “espiritual”, “religioso”. “Todo nosso catálogo é voltado para essa temática: bons filmes para serem vistos em família, que falam sobre a história da igreja, sobre o cristianismo, que falam sobre cultura e sobre arte”, disse o fundador da plataforma, Matheus Bazzo, ao canal do blogueiro Allan dos Santos, o Allan Terça Livre, dono do autodenominado “maior canal conservador de notícias e análises da América Latina”, com 1 milhão de seguidores no YouTube. Procurado, Bazzo declinou os pedidos de entrevista.

A plataforma oferece assinatura mensal (RS 28), trimestral (RS 78) e anual (R$ 274). Elas dão acesso a 120 horas de conteúdo, com novos títulos todo mês. Começou apenas com um cardápio de filmes tradicionais, mas logo passou a fazer lançamentos exclusivos, como os documentários Caos e ordem, sobre o psicólogo canadense Jordan Peterson, ídolo do público conservador, e O mistério de Padre Pio, sobre o mistério da canonização do santo de Pietrelcina. O número de assinantes não é conhecido.

Assim como grandes serviços de streaming, a Lumine também aposta em conteúdo próprio, como o documentário A vida de Sara, alardeado por Giromini nas redes sociais. Produzido por Bazzo e dirigido por Julia Sondermann, o filme “retrata uma vida complexa de uma mulher que luta para resgatar a normalidade da vida”, de acordo com a sinopse. A conversão de Winter do feminismo para o catolicismo é vista como uma “retomada de consciência” após o “radicalismo ideológico”. Em entrevistas, a própria ativista disse que o filme funcionava como uma “vacina contra a doença do feminismo”.

Em maio, a extremista protestou em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) usando símbolos que remetiam a grupos como Ku Klux Klan. Em junho, três meses após a estreia do documentário, ela foi presa pela Policia Federal por causa do inquérito que investiga atos antidemocráticos no Brasil. Poucos dias depois, foi liberada ante medidas restritivas.

O nome da plataforma, Lumine, é inspirado num dos termos do latim para “luz”. Ao apresentar seus filmes, o site da plataforma recorre seguidamente a uma oposição um tanto simplória e edificante entre o que considera uma arte “elevada”, “iluminada” ou “pura” e uma outra que define como inconsequente, feita apenas para a diversão. Publicado no site, o relato satisfeito de uma assinante resume essa visão estética: “Não sei como definir, muito obrigada por levarem a arte pura para dentro de nossos lares, que Nosso Senhor Jesus Cristo continue abençoando vocês”, escreveu ela.

Uma olhada rápida no catálogo, porém, mostra que a curadoria vai além do discurso simplório. Um dos destaques do último Natal foi o clássico indiscutível A felicidade não se compra, que há décadas agrada tanto à esquerda quanto à direita (embora, é preciso admitir, faça uma crítica pesada à ganância dos bancos) e costuma integrar listas dos melhores filmes da história. Embora adaptado de um romance considerado por muitos como “reacionário”, O leopardo, dirigido por Luchin o Visconti, é outro cuja contribuição artística para o cinema supera qualquer divergência ideológica. Shakespeare está presente em uma de suas adaptações mais arrojadas, o Othello de Orson Welles. E o que falar da obra de Robert Bresson, presente por sua inspiração católica jansenista, mas que é um dos cineastas preferidos do maoista Jean-Luc Godard?

A comparação dos conservadores com a Netflix, e não com outros grandes serviços de streaming como Globo Play ou Amazon Prime, não é acidental. O ápice da briga entre grupos cristãos e o serviço americano aconteceu em dezembro, quando a Netflix exibiu A primeira tentação de Cristo, o especial de Natal humorístico do Porta dos Fundos envolto em controvérsias. A pedido do Centro Dom Bosco, um desembargador da 6ª Câmara Cível do Rio de Janeiro chegou a censurar a obra com o argumento de que “Jesus é retratado como um homossexual pueril, Maria como uma adúltera desbocada e José como um idiota traído” (a decisão acabou sendo derrubada pelo STF). Dias antes, a sede da produtora havia sido alvo de um ataque terrorista reivindicado pelo grupo Comando de Insurgência Popular Nacionalista.

A Lumine aproveitou o impacto negativo do especial do Porta dos Fundos entre grupos cristãos para tentar se firmar. Divulgou um manifesto em suas redes sociais em que defendeu ser “impossível haver qualquer ganho artístico ou narrativo mediante a ridicularização da imagem de Jesus Cristo”. E acrescentou: “Entendemos que uma obra de arte pode abordar diferentes aspectos a respeito desse período histórico sem fazer nenhum tipo de caricatura ou ofensa à imagem de Jesus”.

Foi a partir daí que a plataforma ganhou grande visibilidade na mídia conservadora. Bazzo, que em 2017 trabalhou como assistente no documentário O jardim das aflições, sobre a vida e a obra do filósofo Olavo de Carvalho, deu entrevistas para canais bolsonaristas como o Terça Livre. Um de seus argumentos, ao promover o Lumine, é que pautas supostamente esquerdistas estariam fazendo mal ao audiovisual.

“A tomada da esquerda não é apenas um problema ideológico político, (ela)causou uma perda de qualidade nas artes. É um problema de qualidade poético”, disse Bazzo ao entrevistador Ricardo Roveran em dezembro. Ele também reclamou da “cosmovisão” das obras produzidas no Brasil e de uma classe acústica que estaria “intoxicada por marxismo”. “Sempre vai haver um conjunto de valores defendido por determinada obra de arte. O que acontece é que, quando você não utiliza os valores das pessoas, dos cristãos, vai haver outros. No Brasil das últimas décadas, a cosmovisão que está sendo transmitida é uma cosmovisão marxista bem tacanha de opressor e oprimido.”

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

Anaklarah's alive words

Onde as palavras ganham vida própria!

Missionário Carlos Terremoto

um vaso nas mãos de Deus

Printer Drivers

Driver Downloads

WILLIAMS WRITINGS

A personal Blog of poetry and all things Scottish.

%d blogueiros gostam disto: