A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

INTOLERÂNCIA: O PODER DA ANTECIPAÇÃO

Estar com pessoas semelhantes a nós nos leva a acreditar que temos todos as mesmas informações e compartilhamos pontos de vista idênticos; essa perspectiva inibe o surgimento de novas ideias e nos faz menos cuidadosos

Adicionar olhares variados a um grupo faz com que as pessoas acreditem que pode haver diferenças de perspectivas entre elas – e essa convicção as leva a mudanças de comportamento. Membros de um grupo homogêneo estão relativamente convictos de que concordarão entre si: que entenderão suas perspectivas e convicções mutuamente; e que serão capazes de chegar facilmente a um consenso. Mas quando os integrantes percebem que são socialmente diferentes uns dos outros, mudam suas expectativas, antecipam diferenças de opinião e perspectiva – e presumem que terão de trabalhar mais arduamente para chegar a um acordo. Essa lógica ajuda a explicar tanto as vantagens quanto as desvantagens da diversidade social: as pessoas saem de sua área de conforto e tendem a se empenhar mais cognitiva e socialmente em ambientes diversificados. E esse esforço pode levar a resultados melhores, além de favorecer a autoestima.

Em um estudo sobre o processo de tomada de decisão de júris, o psicólogo social Samuel Sommers, pesquisador da Universidade Tufts, propôs um experimento: reunidos em equipes, voluntários deveriam deliberar sobre um caso de ataque sexual. O pesquisador observou que grupos etnicamente diversos trocaram um leque bem mais amplo de informações durante a discussão do que grupos formados exclusivamente por brancos. Em colaboração com juízes e encarregados de júris em um tribunal de Michigan, Sommers conduziu julgamentos simulados com jurados previamente selecionados. Embora os participantes soubessem que o júri simulado era um experimento patrocinado pelo tribunal, eles não tinham conhecimento de que o verdadeiro objetivo da pesquisa era estudar o impacto da diversidade racial na tomada de decisão dos jurados.

Sommers compôs os júris de seis pessoas somente com jurados brancos, ou com quatro jurados brancos e dois negros. Como seria de esperar, os júris diversificados se saíram melhor na consideração dos fatos do caso, cometeram menos erros ao recordar informações relevantes e exibiram maior abertura para discutir o papel da etnia/raça no caso. Esses avanços não ocorreram necessariamente porque os jurados negros levaram novas informações ao grupo; aconteceram porque os participantes brancos mudaram seu comportamento na presença dos negros. Diante da diversidade, foram mais cuidadosos e menos preconceituosos.

Agora considere o seguinte cenário: você está redigindo um trecho de um artigo que será em breve apresentado em uma conferência e está antecipando algumas divergências e potenciais dificuldades de comunicação porque você é brasileiro e a pessoa com que fará o debate no dia da apresentação é chinesa. Devido a uma distinção social, você talvez se concentre em outras diferenças entre vocês, como a cultura, educação e experiências dele ou dela – aspectos que você não esperaria de um colega do mesmo país. Como você se prepara para o evento? É bem provável que se dedique mais a explicar seu raciocínio e antecipar alternativas do que faria em outras circunstâncias.

Pois bem, é assim que a diversidade funciona: a criatividade estimula a consideração de alternativas antes mesmo que ocorra qualquer interação interpessoal. O desconforto associado ao que é diferente pode ser imaginado como a dor resultante de exercícios físicos. Para desenvolver seus músculos, você tem de se esforçar. Como diz o velho ditado, “sem esforço não há recompensa”. Da mesma maneira, precisamos de diversidade em equipes, organizações e na sociedade em geral se quisermos mudar, evoluir e inovar.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: