GESTÃO E CARREIRA

GRANDES LÍDERES, GRANDES EDUCADORES

Hoje as empresas buscam muito mais que uma liderança situacional. Com uma liderança educadora, os colaboradores apresentam mais motivação para o desenvolvimento e entrega de resultados

Muito se sabe sobre o papel do líder, aquele indivíduo que precisa mobilizar pessoas na busca de resultados constantes e cada vez maiores. Abraham Lincoln deu uma definição muito sábia para esse papel: ”A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.

Atualmente, as organizações buscam mais do que alguém que saiba exercer a “liderança situacional”, importante modelo de Hersey e Ken Blanchard no qual o líder se adapta ao perfil de cada profissional. Hoje, o estilo mais procurado pelas empresas é a liderança educadora, um plus da liderança situacional que tem por essência acreditar no potencial da equipe e preparar um ambiente corporativo que estimule a aprendizagem, o desenvolvimento e a adaptação às mudanças.

O líder educador não só ensina, mas também aprende com os liderados. Ele não apenas delega, mas também realiza junto à equipe em busca dos melhores resultados. Isto é, ele não se coloca em uma posição de superior idade que o limita de participar da execução de tarefas, mas conquista o respeito da equipe com as lições diárias de ética, companheirismo, paciência e educação.

Estamos vivendo em um mundo muito mais complexo, em que os líderes atuais precisam ser capazes de atuar de forma mais consistente no desenvolvimento das pessoas no trabalho. É um caminho para que as pessoas estejam mais capacitadas para enfrentar os desafios, possivelmente as soluções que tínhamos para resolver problemas e adversidades já não são as mesmas de hoje.

Para que o processo de aprendizagem seja mais fácil é necessário escolher o treinamento eficaz para sua equipe, considerando as experiências e demandas tanto do grupo como as individuais e exercendo com sabedoria o papel do líder. É importante considerar que o ambiente organizacional está em constante transformação e o clima é mutável e as adaptações contínuas. A concorrência é globalizada e o foco está totalmente nos resultados e inovação.

A liderança educadora verifica constantemente se as pessoas estão motivadas para o desenvolvimento e entrega de resultados no trabalho. Ela consiste em dar apoio e desenvolver as pessoas em suas atividades, fornecendo suporte e orientação, além de motivar para novos desafios, objetivos e situações como o aprendizado de novas competências e tarefas e auxílio nos problemas de relacionamento no trabalho ou queda de desempenho.

Os líderes educadores têm forte empatia pelas pessoas e se interessam pelo trabalho de sua equipe. Investir na capacidade dos liderados significa investir nas organizações, e é por isso que devemos sempre construir novos paradigmas de liderança. Dessa forma, o gestor educador passa a ser uma referência, um modelo.

Existem algumas atividades que estão relacionadas ao dia a dia do líder educador como integração, desenvolvimento da comunicação, gestão do tempo e o desenvolvimento do potencial profissional de sua equipe. Já no contexto pessoal, essa liderança tem algumas características peculiares como postura reflexiva, capacidade de observação, inovação e facilidade em aprender com os outros e com suas próprias experiências.

O líder que possui a essência educativa gerencia sua equipe por meio do diálogo. Ele define sua gestão como um espaço de aprendizagem para o desenvolvimento de novas competências e estimula o compromisso com a equipe e demais pessoas, criando um ambiente melhor de trabalho e possibilitando mais qualidade e inovação.

Um líder educador possui algumas habilidades essenciais. Ele descobre e estimula novos talentos, desenvolve a atenção e o foco, estimula a autoconfiança, tem flexibilidade, cria um ambiente de trabalho em que o reconhecimento e o bem-estar estão sempre presentes. Incentiva o relacionamento interpessoal, a motivação, o desenvolvimento da competência emocional e tolerância às diferenças.

O líder educador está envolvido em um mundo em que o trabalho possui alguns fatores como a competitividade, ênfase em qualidade e mudanças rápidas nas áreas tecnológicas, de responsabilidade social e globalização. Ele busca o desenvolvimento de uma organização que aprende, que define objetivos e cria os resultados que deseja.

Independentemente do contexto em que o líder educador esteja inserido, ele é a pessoa – chave para a integração e o desenvolvimento dos recursos humanos. Ele desenvolve novas habilidades para a construção de uma liderança que é eficaz e transformadora.

EDUARDO SHINYASHIKI – é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade CreSer Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros Viva Como Você Quer VM:Y; A Vida é um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida (Editora Gente). Para mais informações: www.edushin.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.