GESTÃO E CARREIRA

TESTE – COMO ANDA SEU NETWORKING?

O networking é uma poderosa ferramenta estratégica de marketing para a sua empresa, independentemente do segmento que você ocupe, pois possibilita melhor visibilidade do seu negócio no mercado, aumentando, assim, as chances de melhorar seus resultados. Por isso, é fundamental fortalecer a sua rede de contatos na vida profissional.

O networking acontece em muitos momentos, desde aquela conversa em um bar até um encontro em uma reunião de negócios. Pode ocorrer também por meio de networking profissional, o que possibilita ainda maior resultado.

Há muito tempo fazer networking está além de trocar cartões de visitas e esperar até que um dia você seja contatado. O networking profissional tem sido utilizado de maneira inteligente, pois ele traz propósito para o relacionamento, por meio da confiança que se estabelece entre as partes, assim, gerar mais negócios e uma consequência.

Vamos verificar como está a sua construção de relacionamento, pelo teste a seguir, e depois validar quais pontos você precisa olhar com mais cuidado e desenvolvê-los de maneira significativa. Isso diz muito sobre pessoas e networking.

O propósito para essa construção é justamente entender e possibilitar amadurecimento, pois há mais significado quando isso acontece “de dentro para fora”, por isso essas perguntas trazem grandes reflexões sobre o perfil comportamental das pessoas.

1. A sua rede de contatos atual está formada por:

A. Parceiros de negócios, fornecedores e empresários de outros segmentos.

B. Ex-colegas de trabalho, empresários do meu setor.

C. Apenas amigos com os quais troco experiências de temas atuais.

2. Como tem sido a construção do seu relacionamento com seus colaboradores?

A. Tenho realizado treinamentos constantes com os meus colaboradores, reafirmando a cultura da empresa, assim como os valores implícitos e explícitos por meio dos meus produtos e serviços.

B. Tenho atuado pontualmente, mediante as demandas que aparecem em dificuldades apontadas pelos meus colaboradores ou pelos clientes.

C. Não tenho dado a devida importância para a questão da cultura organizacional, assim como não treino as pessoas para estarem por dentro dos valores apresentados da empresa.

3. Como tem sido o seu relacionamento com os clientes?

A.  Tenho feito follow-up com meus clientes e validado a boa experiência no meu processo de vendas.

B. Quando acontece alguma situação a gerenciar, tenho me empenhado para resolver os problemas do meu cliente.

C. Não tenho dado a importância devida ao follow-up para os meus clientes.

4. Como você tem se relacionado com os seus concorrentes?

A.  Tenho estudado constantemente o mercado e buscado me relacionar de maneira saudável com os meus concorrentes locais e mais distantes.

B. Tenho observado o que meu concorrente faz como diferencial de mercado e avalio a importância de fazer algo parecido.

C. Não tenho notado quais as estratégias que meus concorrentes têm utilizado para melhorar a comunicação com os clientes do nosso segmento.

5. Como você tem se posicionado em seu mercado?

A. A comunicação da minha empresa está bem alinhada, por meio de site, mídias sociais, interação com clientes e colaboradores, e sempre estou aberto a novas ideias.

B. A comunicação da minha empresa inclui site e mídias sociais, mas essas ferramentas precisam ser atualizadas.

C. Não tenho conseguido dar a importância necessária para a construção e comunicação da identidade da minha empresa.

6. Você tem construído relações significativas e duradoras?

A. Sim, tenho fidelizado boa parte dos meus clientes e mantido relações de longa data com meus parceiros de negócios e fornecedores.

B. Tenho conseguido manter relacionamentos que foram construídos de 3 a 5 anos atrás.

C. Não tenho conseguido manter relacionamentos duradouros e preciso dedicar mais tempo para iniciar processos de relações mais significativas.

7. Como você se sente quando um amigo, parceiro de negócio ou colaborador prospera financeiramente por meio da sua contribuição ou influência?

A. Me sinto feliz e motivado a ajudar ainda mais os meus colegas.

B. Me sinto bem e penso que também poderia estar comemorando.

C. Eu não tenho conseguido ajudar os meus parceiros de maneira assídua, talvez tenha que pensar em melhorar a minha interação em conectar pessoas.

8. Como você tem ampliado a sua rede de relacionamentos?

A. Por meio de reuniões de negócios, contato com clientes e parceiros.

B. Sempre que tenho oportunidade, busco ampliar a minha rede de relacionamentos.

C. Não tenho conseguido me organizar para essa construção de relacionamentos.

9. Com que frequência você tem investido tempo para participar de eventos/reuniões de networking?

A. Tenho feito encontros semanalmente.

B. Tenho me esforçado para fazer sempre que posso.

C. Não tenho participado de nenhum movimento de networking.

10. Antes de participar de algum evento de networking, você:

A. Pesquisa sobre o evento de que participará e busca entender que tipo de pessoas encontrará no evento.

B. Dedica tempo para pesquisar sobre os eventos, mas não consegue saber mais informações.

C. Precisa dedicar mais tempo para saber sobre os eventos, mas não se esquece de levar cartões de visita.

11. Quando conhece um contato em potencial, como você se comporta?

A. Busco me conectar com o contexto no qual aquela pessoa atua e elenco sim ilar idades entre nossa vida e nossas atividades profissionais.

B. Faço uma apresentação profunda e busco destacar três fatores importantes dos quais não gostaria que essa pessoa se esquecesse.

C. Faço uma breve apresentação, falo sobre o meu negócio e entrego meu cartão de visita.

12. Após participar dos eventos, como você mantém contato com essas pessoas?

A. Envio uma mensagem por celular e ligo em momento oportuno.

B. Envio uma apresentação da minha empresa por e-mail.

C. Preciso melhorar a minha interação pós-encontro com as pessoas que tenho conhecido.

13. Em qual ordem você estabelece maior contato/ comunicação com outras pessoas?

A. Encontro pessoal, telefone e contato virtual.

B. Telefone, contato virtual e encontro pessoal.

C. Contato virtual, telefone e encontro pessoal.

14. Você teve crescimento no seu faturamento com a prática do networking?

A. Sim, obtive retornos financeiros significativos.

B. Tive retorno financeiro, mas bem longe do que esperava.

C. Não tive retorno, mas sei que devo melhorar meu relacionamento.

RESULTADOS

MAIORIA DE RESPOSTAS A

EXCELENTE – Você tem investido positivamente para o desenvolvimento do networking em seu negócio e compreende que, por meio de relacionamentos duradouros, você melhora a sua visibilidade no mercado e os resultados da sua empresa. Continue assim e fortaleça ainda mais a relação de confiança com os seus amigos e parceiros de negócios. Ampliar a sua rede de contatos é o que você precisa continuar fazendo.

MAIORIA DE RESPOSTAS B

ATENÇÃO – Você está no caminho certo; compreende a importância do networking para o seu negócio e o significado dele para melhorar o seu relacionamento empresarial, mas não pode perder o foco de que precisa melhorar o seu posicionamento e construir uma relação significativa com as pessoas com quem se relaciona. Networking está muito além de fazer novos contatos, networking significa compreender a importância em fideliza-los e mantê-los sempre perto de você. Busque alguém que faça isso com excelência e melhore o seu posicionamento a fim de continuar investindo tempo para melhorar seu relacionamento.

MAIORIA DE RESPOSTAS C

RISCO – Muitos segmentos do mercado têm mais efetividade quando são indicados por amigos, parceiros e clientes. É importante construir essa relação com as pessoas e melhorar a sua visibilidade e posicionamento de mercado. Busque investir tempo para desenvolver essa potente ferramenta de relacionamentos com significado para o seu negócio, pois ela pode auxiliar você de maneira a encontrar resultados, inclusive financeiros, positivos. Aprender a fazer networking é importante e essa é uma competência que você pode desenvolver.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.