EU ACHO …

O OLFATO NA COVID

O comprometimento costuma surgir de forma repentina, sem relação com a congestão nasal

A perda de olfato costuma ser um dos primeiros sintomas da Covid-19. No último número da Nature, Michael Marshall faz uma revisão da literatura sobre o tema. Um inquérito realizado entre mais de 8 mil pacientes revelou que 41% se queixavam de deficiência olfativa. Na Universidade de Teerã, a aplicação de um teste em cem pacientes com Covid mostrou que 96% apresentavam algum grau de disfunção. Em 18% a perda era total.

O comprometimento do olfato costuma surgir de forma repentina, sem guardar relação com a ocorrência de congestão nasal. Muitos autores consideram o déficit olfativo um marcador importante para o diagnóstico da infecção.

Embora o mecanismo seja mal conhecido, as evidências sugerem que esteja relacionado com o processo inflamatório provocado pelo vírus ao infectar as células sustentaculares, aquelas que dão suporte aos neurônios responsáveis pela captação dos estímulos olfatórios nas mucosas nasais. A ação do vírus nessa população celular deixaria os neurônios mais vulneráveis e com dificuldade de acesso aos nutrientes.

Menos conhecida, a perda do paladar é geralmente associada à do olfato. Como a combinação de odor, gosto e quimiostese (sensações que surgem quando compostos químicos ativam receptores relacionados com a dor, o toque e a percepção térmica) é essencial para a identificação dos sabores, a perda do olfato interfere com o paladar.

Na maioria das vezes, a sensibilidade aos odores retorna em algumas semanas. Um estudo mostrou que em um mês o olfato voltou ao que era antes em 72% dos casos, e o paladar em 84%. O acompanhamento de 202 pacientes durante um mês, no Guy’s Hospital, de Londres, encontrou números menos favoráveis: em apenas 49% houve retorno do olfato à normalidade em 30 dias. Em 41% do total de participantes a recuperação foi parcial, nesse período.

Alguns pacientes evoluem, no entanto, com alterações mais duradouras do olfato e do paladar. Outros, à medida que se recuperam, queixam-se de que os odores ficaram pervertidos, de que tudo tem cheiro de azedo ou de apodrecido. Conhecido como parosmia, esse fenômeno pode persistir por meses. Em alguns casos, a perda completa do olfato (anosmia) também pode durar vários meses. É possível que seja definitiva em casos mais raros, atribuídos à morte dos neurônios olfatórios.

A perda do olfato tem consequências danosas. Publicado em 2014, um estudo mostrou que a anosmia duplica o risco de acidentes, como o de ingerir alimentos deteriorados ou inalar gás do fogão. Além da relação com o paladar, o olfato é importante no relacionamento que a mãe estabelece com o recém-nascido. Perda de olfato aumenta o risco de depressão.

Não existem medicamentos para tratar o déficit olfativo. Há uma experiência limitada com o uso de corticoides para reduzir o processo inflamatório na mucosa nasal. Treinamento realizado com a exposição a diversos odores distintos tem sido empregado para acelerar a recuperação.

*** DRAUZIO VARELLA

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

URBN Social

The Social Experience

RENOVADAS

Autoestima para mais de 50

Olivia2010kroth's Blog

Viva la Revolución Bolivariana

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

%d blogueiros gostam disto: