OUTROS OLHARES

A NECESSÁRIA VOLTA ÀS AULAS

A retomada das atividades presenciais nas escolas causa preocupação entre pais e professores, mas os riscos podem ser controlados

Depois de ficarem fechadas por quase oito meses em função da pandemia, as escolas públicas começam a traçar os planos para volta dos alunos às salas de aula neste ano. Pelo menos 15 estados, entre eles São Paulo, Paraná e Goiás, já têm previsão de retomada das atividades presenciais entre janeiro e março de 2021. Outros, como Amapá e Pará, ainda não definiram uma data para o retorno. Alguns governos avaliam se a volta às aulas será totalmente remota ou em formato híbrido. A tendência é que as escolas, a partir de agora, combinem, cada vez mais, atividades presenciais e à distância. De um modo geral, porém, as regras da retomada estão sendo definidas e existe apreensão entre professores, funcionários das escolas e pais de alunos em relação aos riscos de contágio. Ele existe, mas pode ser controlado se os protocolos de segurança forem seguidos, como se verificou em outros países. Educadores consideram o retorno às aulas uma necessidade urgente. O desenvolvimento pleno da sociedade está relacionado com a educação, que foi seriamente comprometida em 2020 pelo avanço do novo coronavírus.

A infectologista Raquel Stucchi, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia reconhece que o Brasil passa por mais um período de recrudescimento da pandemia, mas é necessário que as crianças voltem às aulas o mais cedo possível. Ela entende que os adultos, professores e os outros funcionários das escolas, além das pessoas que convivem com crianças no ambiente doméstico, já foram expostas, nessa altura, à Covid-19. “As crianças carregam o vírus, mas transmitem pouco, por isso é seguro voltar às aulas”, afirma Raquel. Segundo ela, com base na experiência europeia, que apresentou dados consistentes de segurança sanitária, as aulas para o nível infantil e fundamental, com crianças de até onze anos, devem ser retomadas imediatamente, desde que as escolas respeitem os protocolos básicos de defesa contra a doença, o que é esperado. “A saúde mental das crianças também foi afetada e precisamos reconhecer que o convívio escolar é indispensável para o desenvolvimento saudável”, afirma.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: