GESTÃO E CARREIRA

HOME OFFICE SEM FRONTEIRAS

A pandemia mudou a realidade dos funcionários da TIM: a partir de agora, o callcenter trabalha de forma remota definitivamente e o modelo híbrido se tornou realidade para as outras áreas.

Em 1994, quando celulares ainda eram como Rolexes, coisa para poucos, um grupo de companhias de telecomunicações da Itália resolveu se juntar e formar uma empresa única, a Telecom Italia, maior representante do segmento no país até hoje. E a nova empresa seguiu crescendo. Criou filiais internacionais na Argentina (Telecom Argentina), na Bolívia (Entel), em Cuba (ETECSA) e aqui no Brasil. Você a conhece pelo nome de TIM, sigla para Telecom ltalia Mobile.

A TIM aportou no Brasil em 1998, em meio ao movimento de privatização da telefonia. Os celulares já chegavam às bolsas e bolsos da classe média (se bem que poucos aparelhos de 1998 coubessem mesmo no bolso). Na época, eram 17 milhões de linhas fixas contra 4,6 milhões de celulares. Hoje são 225 milhões de linhas de celular – um pouco mais de uma para cada brasileiro. E a TIM tem 22,8% de marketshare – atrás da Vivo (33,3%) e da Claro (26,1%), mas à frente da Oi (16,1%). Juntas, as quatro dominam 98% do mercado de telefonia móvel.

Com mais de 10 mil funcionários no Brasil, sua operação está dividida em 22 escritórios e 157 lojas, um contingente que trabalha para atender as mais de 50 milhões de pessoas que a empresa possui em sua base de clientes de telefonia móvel (21,6 milhões no pós-pago e31,1 milhões no pré). Além disso, são mais 600 mil usuários em seu serviço de internet fixa, o Tim Live.

Mas vamos à parte que importa nesta seção, a de como a empresa lida com seus funcionários.

Durante os primeiros meses da pandemia, a TIM fechou todas as lojas fixas e escritórios, e instaurou home office integral. O que se viu foi o que tem acontecido com boa parte das empresas do Brasil e do mundo: os funcionários se adaptaram bem e a ideia agora é tornar o trabalho remoto uma realidade. A decisão foi tomada após os resultados da pesquisa interna feita entre abril e maio deste ano. Eles indicaram que 72% dos colaboradores se sentem tão ou mais produtivos trabalhando de casa, e preferem continuar assim.

Dos que não curtem, a grande maioria toparia ficar de home office um ou dois dias por semana. “Isso demonstra que o trabalho remoto é uma aposta importante para o futuro”, diz Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM Brasil. As lojas voltaram a operar em julho, junto com a abertura dos shoppings, mas para o call center o teletrabalho já é lei. Comercial, administrativo, TI e demais áreas da empresa passam a trabalhar no sistema híbrido. Atualmente, 200 pessoas já testam o modelo de rodízio por escala – em que uma equipe trabalha de casa e a outra atua no presencial, depois troca. Para Maria Antonietta, é uma mudança bem-vinda, mesmo que tenha nascido em um cenário caótico. “Os escritórios serão locais para encontros e eventos. A pandemia instaurou uma crise no mundo, mas também trouxe a possibilidade de evolução. E é sobre esse aspecto que temos trabalhado.”

AÇÕES AFIRMATIVAS

Não foi só o sistema de trabalho que mudou por lá nesses últimos tempos. A TIM também atualizou seus regulamentos internos, principalmente no que diz respeito a práticas de diversidade e inclusão.

Em julho, eles criaram cinco “grupos de afinidades” – gênero, raça, LGBTI+, PCDs e gerações.  Trata-se de grupos de funcionários que se reúnem para mapear falhas da empresa em relação ao tratamento de minorias e criar mais oportunidades para a inserção delas (o  “gerações”, vale esclarecer, é sobre pessoas com mais de 45 anos). De acordo com a TIM, a iniciativa conta com 500 voluntários.

GESTÃO DE PESSOAS

1. TRABALHO REMOTO

Na nova política de trabalho remoto, serão entregues pela empresa mobiliário e equipamentos para a atividade, conexão à internet, ajuda de custo mensal de RS 80, além da realização de eventos periódicos para manter a dinâmica de convívio social.

2. APOIO JURÍDICO

Funcionários vítimas de racismo, homofobia ou transfobia durante o serviço podem solicitar apoio judicial a empresa e se ausentar da função por até cinco dias para cuidados psicológicos, caso precisem.

3. FORMAÇÃO EM FOCO

Em conjunto com universidades, é realizado mensalmente o evento “TIM Convida: Mulheres Tech, um bate-papo aberto, focado na valorização da presença feminina em carreiras de tecnologia, ciência, matemática e engenharia.

4. ENSINE O LÍDER

Os executivos da empresa recebem mentoria por meio de uma parceria com a startup carioca Top2You, que trabalha com mais de 80 mentores entre CEOs, diretores e empreendedores, para conversar sobre inovação e desafios de liderança.

5. ENSINE OS FUNCIONÁRIOS

Aos funcionários, foram disponibilizadas durante a quarentena mais de 36 lives etreinamentos sobre temas como inteligência emocional, saúde e produtividade. Ao todo, foram 20 mil visualizações de conteúdo até outubro.

6. MULHERES NO TOPO

Na TIM, 33% dos postos de lideranças são ocupados por mulheres. Mais: trata-se da terceira empresa de capital aberto com maior participação feminina no Conselho de Administração (30%), atrás apenas da Magalu (43%) e do Santander (33%).

7. REDE DE APOIO

As licenças maternidade e paternidade são estendidas (180 e 20 dias, respectivamente) na empresa, que também oferece flexibilização do trabalho em caso de depressão pós-parto, auxílio-creche e auxílio-nutrição para pais com filhos de até 2 anos, no valor de R$ 210.

8. VISIBILIDADE TRANS

Além da permissão para uso do nome  social, a TIM oferece suporte jurídico para a mudança de nome dos funcionários transexuais e permite a ausência em até três dias nos casos de transição de gênero.

9. BENEFÍCIOS

Mais do que os clássicos VR, VT, assistência médica e odontológica, a TIM oferta Gympass, pacote de internet e telefone, day off no aniversário, previdência privada e descontos com empresas parceiras em serviços e produtos.

10. EM OBRAS

A empresa começou a reformar alguns escritórios com foco em espaços abertos para partilha e colaboração entre funcionários. “Nos dias de rodízio, a prioridade é a convivência humana a partir de agora”, diz Maria Antonietta.

COMPETÊNCIAS

Para trabalhar na TIM é necessário ser receptivo e atento. Ouvir as pessoas e a si mesmo, para entender os limites e os desafios de atuar com telecomunicações, é fundamental.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: