A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

HÁ ALGO DE BOM NA DEPRESSÃO?

Enquanto alguns se entregam, outros têm coragem para seguir em frente e buscar por mudanças de vida

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 12 milhões de pessoas têm depressão hoje em dia. A estimativa é de que, entre 2020 e 2030, ela se torne a doença mais comum do mundo.

Clinicamente, a depressão não apresenta nenhum benefício: muitas pessoas se entregam a um estado de sofrimento e de profunda tristeza e paralisam. Com isso, se tornam incapazes de exercer qualquer atividade cotidiana, como sair de casa.

Porém, vocêjá parou para pensar que pode existir um lado positivo nessa situação? Embora seja difícil de acreditar num primeiro momento, a depressão requer um profundo exercício de autoconhecimento e funciona como um importante processo de reflexão e mudança para o indivíduo.

CONHECENDO O MAL

“A depressão é um transtorno da nossa vida emocional”, aponta a psiquiatra Maria Cristina De Stefano. De acordo com a especialista, esse mal pode ser classificado como leve, moderado ou grave, dependendo do nível dos sintomas apresentados. A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária e atingir tanto homens quanto mulheres. A depressão é um entristecimento patológico, que deixa a pessoa em um estado de desestímulo e desesperança frente à vida. Gilda Paoliello conta que a pessoa “perde a capacidade de sentir prazer, de fazer projetos e de acreditar em si mesma”. Segundo a psiquiatra, a depressão pode apresentar sentimentos em diversos graus. “Desde a sensação de tristeza, afeto mais característico da depressão, até o desejo de morrer que pode se concretizar nos casos mais profundos”, explica.

NO CÉREBRO

Embora atinja o córtex pré-frontal, região responsável pela manutenção do humor, a depressão ataca o cérebro como um todo. O distúrbio desregula os neurotransmissores, estruturas responsáveis pela comunicação entre os neurônios do sistema cerebral, sendo que os mais atingidos são serotonina, noradrenalina e dopamina.

Outro aspecto que merece atenção é que a depressão pode estar ligada a várias outras doenças das mais variadas formas, sendo causa ou consequência. “Alterações da tireoide, por exemplo, são causas frequentes da depressão. Algumas medicações, como corticoides, hormônios e anticoncepcionais, podem ter a depressão como efeito colateral. O abuso de álcool e drogas também é causa frequente de quadros depressivos”, aponta Gilda.

O LADO BOM

A psiquiatra Maria Cristina De Stefano afirma que tudo aquilo que nos causa uma crise é uma oportunidade única de definirmos novas perspectivas de vida. “Muitas vezes, doenças como a depressão desencadeiam alterações na ‘zona de conforto’ do existir e provocam reflexões, sentimentos e redecisões de como viver. O fato de ser possível superar dificuldades, doenças graves ou perdas importantes, inclusive da saúde mental, em geral, eleva a pessoa a outro grau de compreensão de sentido da vida e proporciona desapegos necessários”, comenta a profissional.

A depressão cria uma sensação de tristeza extrema que toma conta de todos os aspectos da vida. Em alguns casos, os indivíduos são acometidos por uma sensação tão negativa que acreditam que a única solução dos problemas é a morte. Porém, quando exibem um quadro mais controlado e conseguem se livrar dessas sensações de impotência, o instinto de vida ressurge. Segundo Stella Kill, terapeuta especialista em métodos naturais, ocorre um desejo por mudanças de postura, que podem estar relacionadas a várias esferas da vida. “Pode ser em relação as suas crenças, atitudes, comportamentos em sociedade, alimentação e espiritualidade (que nem sempre está envolvida com religiosidade, mas sim encontrar um caminho de contato com seu interior)”, define.

NOVOS SIGNIFICADOS

Para a psiquiatra Gilda Paoliello, é preciso transformar todas as perdas que a depressão trouxe em ressignificações. De acordo com ela, “uma revisão nos valores e uma nova forma de relação com a vida, com pessoas e consigo próprio”. O surgimento de doenças graves, que colocam a vida em risco, colaboram para esse quadro. “Essa situação é chamada Síndrome do Sobrevivente e se caracteriza por mudanças radicais no modo de vida, frequentemente, para melhor”, explica Maria Cristina.

Mais do que trazer novas percepções e comportamentos habituais, a depressão pode ser vista como mm oportunidade para o indivíduo conhecer melhor a si mesmo. Assim, ele pode entender como seu corpo e cérebro funcionam e a maneira que deve lidar em cada situação. “A busca pelo autoconhecimento é uma, possibilidade de tirar proveito dessa experiência”, afirma o psiquiatra Sérgio Lima.

É PRECISO DESEJAR

O tratamento dia depressão é constituído por vários processos integrados. Além de realizar consultas com um psiquiatra, o indivíduo deve ser capaz de falar sobre seus sentimentos e problemas, além de tomar antidepressivos, que “ajudam a diminuir sintomas mais graves e proporciona conforto mental à pessoa em sofrimento”, esclarece Maria Cristina. É preciso salientar que esses medicamentos “devem ser tomados com o acompanhamento médico, pois podem gerar efeitos colaterais ou precisar de ajustes de doses”, salienta o psiquiatra Sérgio Lima.

Stela Kill aponta que, mais importante do que procurar ajuda profissional, desejar a mudança é fundamental. “Acreditar que é possível sair desse estado é uma excelente ferramenta para que o tratamento siga adiante de maneira eficaz:”, explica a terapeuta·

TRISTEZA X DEPRESSÃO

É muito comum a confusão entre o que é tristeza e depressão. A primeira é um estado emocional e passageiro comum em nossas vidas, ocasionado por algum momento ou situação específicos. Já a segunda é um estado patológico, uma doença que precisa de tratamento. Na depressão, o indivíduo perde o prazer pela vida e se sente desmotivado e fazer qualquer atividade. Uma maneira de diferenciar as duas coisas é verificando o tempo que a pessoa permanece em um estado apático e a intensidade de seu sofrimento, além de se consultar com um médico.

SINTOMAS

A depressão apresenta uma grande complexidade e diversidade de sintomas, uma vez que tem efeitos por todo o cérebro. Confira alguns deles:

• Tristeza profunda;

•Desânimo;

• Pessimismo;

• Sensação excessiva de culpa;

• Perda do prazer de viver;

• Desvalorização;

• Perda ou ganho de peso;

• Alterações na tireoide;

• Insônia hipersônia (excesso de sono);

• Diminuição ou perda do desejo sexual;

• Isolamento social;

• Incapacidade de trabalhar;

• Diminuição da concentração;

• Apatia.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Key of All Secret

Adding Rythms to Thoughts

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

%d blogueiros gostam disto: