A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

TENHA FOCO!

Com algumas práticas, você pode estimular o seu cérebro, melhorar a sua concentração e ter mais qualidade de vida

Voltar no capítulo anterior do livro porque se esqueceu do que acabou de ler. Pedir para o amigo repetir a última frase. Prestar mais atenção na conversa que está rolando na cozinha de casa do que nos estudos. Distrair-se facilmente quando está fazendo prova. Caso você tenha se identificado com uma ou mais dessas situações, chegou a hora de trabalhar a sua concentração! Por meio de algumas posturas adotadas no seu dia a dia, é possível manter mais o foco e dar adeus às distrações.

CONCENTRE-SE

Mas, afinal, o que de fato é a concentração? “A concentração mental pode ser definida como o ato de voltar toda a atenção para um objeto, ideia ou situação específica, evitando, assim, que outras situações interfiram com a atividade que se está realizando”, explica Cristianne Vilaça, psicanalista. De acordo com o psicólogo Thiago Sant’Anna, “a habilidade de concentrar-se e sustentar esta concentração é importante porque nos permite realizar tarefas complexas, atingir objetivos mais difíceis e realizar sonhos”.

ROTINA TURBULENTA

Atualmente, vivemos sob uma pressão sem precedentes. É preciso cada vez mais se acostumar a fazer o maior número de atividades com perfeição, e no menor tempo possível, principalmente se isso tudo estiver ligado a uma rotina frenética. Ir à academia, estudar, trabalhar, iniciar uma dieta, sair com os amigos, pagar as contas, se informar. Ufa! São tantos afazeres que é preciso ter muita concentração para dar conta de tudo. Por incrível que pareça, é justamente isso o que falta para muitas pessoas por aí.

Realizar muitas atividades simultaneamente pode ser uma característica muito admirada. Porém, se o indivíduo não tiver o foco necessário para desenvolver cada uma delas, há uma maior probabilidade de os resultados serem insatisfatórios. “Se houver outras tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, não é possível ter o foco direcionado. Tentar dar atenção a várias coisas ao mesmo tempo não favorece a concentração, pois ficamos “fragmentados”, complementa a psicanalista. A exceção fica por conta de atividades que rumam a um mesmo objetivo, como a montagem de um quebra-cabeça, por exemplo. “É uma habilidade treinável, mas que exige grande autocontrole se o objeto ou tarefa que a pessoa deve concentrar-se não desperta interesse relevante”, destaca Thiago.

Cristianne ressalta que conseguimos prestar atenção naquilo que nos provoca afeição, seja pelos aspectos positivos ou negativos, caso contrário, dificilmente manteremos o foco. “Mas, ainda assim, é importante que cada ato seja realizado com atenção única, como se fosse a coisa mais importante naquele momento”, argumenta. Sem foco, dificilmente alcançamos algum objetivo.

CADA UM NO SEU RITMO

A concentração é uma habilidade bastante particular a cada indivíduo. Desse modo, enquanto algumas pessoas são capazes de se concentrar com mais facilidade, mesmo em ambientes cheios de ruídos, outros não têm essa mesma sorte. Para Cristianne, isso acontece porque esses indivíduos “entendem a situação como algo que precisa ser decifrado e compreendido, e o fazem de uma forma lúdica, como uma criança que brinca e sente prazer em descobrir o brinquedo e seu funcionamento”.

Cada pessoa consegue se relacionar melhor com as situações do dia a dia por meio de uma habilidade que é mais desenvolvida por ela: sensações, intuição, sentimentos, pensamento e outras. “Todas elas passam por um processo de reinterpretação pelo cérebro, e é assim que ele entenderá o mundo à sua volta. Quando exercemos o ato da concentração por meio da habilidade que somos mais desenvolvidos, conseguimos executar essa atividade com mais facilidade”, aponta Cristianne.

VOCÊ MAIS FOCADO!

Para o psicólogo Thiago Sant’Anna, “todo comportamento humano é influenciado por estímulos antecedentes e consequentes. Melhorando o controle sobre ambos, é possível treinar e aumentar sua capacidade de concentração”. Aproveite essa, dica e confira algumas maneiras práticas de melhorar a sua atenção.

1. PROCURE UM AMBIENTE TRANQUILO

Procure fazer suas atividades longe de qualquer tipo de distrações e em um lugar calmo. Para isso, “nada de muito barulho, televisão ligada ou WhatsApp. Assim, você ajuda seu cérebro a te ajudar”, indica Thiago. Aliás, tente ficar o mais confortável possível no momento.

2. DEFINA OBJETIVOS

Uma ótima dica é estabelecer quais são as suas metas. Organize um cronograma para realizar suas atividades no dia e comece por aquela que julgar mais importante. Ter prioridades ajuda a manter o foco.

3. DESCANSE

“Se a pessoa sabe que precisará se concentrar em algo importante no dia seguinte, um sono de qualidade na noite anterior é valioso”, avalia Thiago. O cansaço é um dos maiores inimigos da concentração, por isso, ter uma boa noite de sono é fundamental.

4. PRATIQUE ATIVIDADES QUE AGRADEM VOCÊ

“Comece atribuindo-se tarefas que exigem concentração e, que você gosta muito (culinária, marcenaria, meditação, leitura). Você pode aumentar o tempo dedicado a elas, elevar a dificuldade e/ou passar aos poucos para tarefas que, em princípio, lhe agradem menos. Fazendo isso gradual e cotidianamente, sua habilidade de concentração evoluirá”, recomenda o especialista.

5. ACALME-SE

Muitas pessoas ficam tão ansiosas para realizar alguma atividade que acabam não focando no que é preciso. “Nestes casos, exercícios de relaxamento são interessantes, como treinos de respiração”, sugere Thiago. É a hora certa de concretizar aqueles planos de praticar ioga ou meditação, afinal, essas atividades ajudam a desenvolver a concentração e o autocontrole.

6. SAIBA CONVIVER COM AS FRUSTRAÇÕES

Nem sempre temos controle sobre tudo o que acontece. Em função disso, erros e situações frustrantes podem ser corriqueiros. Além de eles serem importantes para aprendermos ainda mais, o pensamento positivo tem papel fundamental em relação ao foco. Para o psicólogo, “desistir e assumir uma postura de que ‘não consegue se concentrar’, de que ‘não tem essa capacidade’ ou outros pensamentos disfuncionais semelhantes é uma fuga. Observe-se com honestidade e procure entender o que pode ser melhorado”.

7. ALIMENTE-SE BEM

Fazer as tarefas que precisa sem nada no estômago pode ser um grande erro. Procure realizar intervalos entre as refeições principais e intercale com pequenos lanches; assim, seu cérebro terá a energia necessária para se concentrar melhor naquilo que precisa. Além disso, sua mente não perde o foco se preocupando com a fome.

8. ORGANIZE SEU ESPAÇO

Trabalhar ou estudar em uma mesa que está um verdadeiro caos é muito ruim. Você pode não encontrar aquilo que precisa, perdendo tempo para procurar, o cérebro se espelha, no ambiente externo: se tudo para além dele estiver bagunçado, já sabe, nada de concentração. Por isso, mantenha sempre o ambiente arrumado e limpo.

9. FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

Não se dedique a realizar muitas atividades ao mesmo tempo. Quando isso acontece, as distrações são mais recorrentes, e você pode não se dedicar totalmente a cada uma delas. Ao final, o resultado não será aquilo que esperava.

10. CONHEÇA O PODER DA MÚSICA

Você sabia que ela pode ser uma grande aliada da concentração? Isso ocorre porque a música estimula várias áreas do cérebro, melhorando não só o foco, mas trazendo vários outros benefícios ao organismo. “Por meio de determinados sons ou músicas, conseguimos aumentar o nível de oxigenação cerebral, resultando numa melhor irrigação sanguínea do cérebro, favorecendo a plasticidade do órgão como um todo”, explica a musicoterapeuta Maria Isabel Sinegaglia.

A música também tem efeitos imediatos, como a sensação de prazer e felicidade, mudando o humor. Atualmente, a musicoterapia virou uma alternativa muito procurada: é um método que utiliza a música para desenvolver habilidades e oferecem tratamento diferenciado aos seus pacientes. De acordo com Maria Isabel, “A medicina sonora atua como tratamento nas áreas física, psíquica, emocional e comportamental, apresentando resultados absolutamente expressivos”.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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